fbpx

Curiosidades

WD40: Um dos segredos comerciais mais bem guardados do mundo

Descubra qual é o segredo comercial mais bem escondido do mundo

Escrito por Philipe Kling David · 1 Minutos de leitura >

Essa é uma curiosidade interessante:

O maior segredo comercial do mundo não está trancado atrás de nenhum cofre subterrâneo nem guardado por uma dúzia de guardas armados. Provavelmente, nem sequer está escrito no papel. Eu estou falando sobre WD-40.

Em 1953, em San Diego, Califórnia, um grupo de engenheiros de uma pequena empresa chamada Rocket Chemical Company criou um produto destinado a ser usado como anticorrosivo na indústria aeroespacial.

O nome do produto refere-se a”Water Displacement” (Deslocamento da água) e o número 40 refere-se à quantidade de tentativas feitas até a fórmula funcionar. Eles devem ter sido muito bons no que estavam fazendo, porque quase 70 anos depois a fórmula ainda está em uso e não foi superada.

Atlas: O míssil que trouxe ao mundo o Wd40

O primeiro uso comercial do WD-40 foi proteger o exterior do míssil americano Atlas, da corrosão. (Este foguete foi construído para ser uma peça chave na guerra nuclear e em alvos intercontinentais, mais tarde foi usado para lançar o veículo-alvo Agena, para os astronautas na cápsula de Gêmeos se encontrarem e atracarem.).

O produto funcionou tão bem que alguns funcionários logo começaram a levar para casa algumas latas para uso pessoal. Apenas alguns anos depois, o CEO da empresa teve a brilhante ideia de engarrafar o líquido em latas de aerossol e vendê-lo ao público.

A partir de então, a empresa cresceu exponencialmente, e os usos dados ao seu produto aumentaram também. Os consumidores descobriram rapidamente centenas de novos usos, alguns deles muito distantes da intenção original.

Acredite se puder, WD-40 é usado ate como isca em pescaria, pq alguém muito doido descobriu que o cheiro do troço é incrivelmente irresistível para alguns peixes.

O segredo está na decisão que a empresa tomou. Ao contrário do habitual, eles decidiram simplesmente não patentear seu produto. Fazer isso exigiria que eles enviassem a receita para o dpt de patentes que faria com que Mr Ling imediatamente lançasse um concorrente baratim. Fora que a patente incorre num outro porém: Ela cai.

A patente dura apenas alguns anos e após a data de vencimento, qualquer um poderia fabricar o WD40 e vender por aí sem problemas.

Claro que uma vez que vc não registra, se por algum acaso do destino você descobrir a formula, e der um jeito de vender, vc estará milionário! Imagina quantas empresas químicas já não tentaram?

O fato é que ninguém conseguiu e esse segredo foi tão bem guardado que sete décadas depois, ninguém foi capaz de descobrir.

fonte: Learn the Stories Behind the WD-40 Brand

Escrito por Philipe Kling David
Designer, blogueiro, escritor e escultor. Seu passatempo preferido é procurar coisas interessantes e curiosas para colocar neste espaço aqui. Tem uma grande atração por assuntos que envolvam mistérios, desconhecido e tecnologia. Gosta de conversar sobre qualquer coisa e sempre tem um caso bizarro e engraçado para contar. Saiba mais... Profile

Foto Gump do dia: A Cauda da baleia

em Curiosidades, foto gump do dia, incrível
  ·   16 segundos de leitura

Novas reações nucleares estão ocorrendo em Chernobyl

em Curiosidades
  ·   2 Minutos de leitura

3 respostas para “WD40: Um dos segredos comerciais mais bem guardados do mundo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.