WD40: Um dos segredos comerciais mais bem guardados do mundo

Essa é uma curiosidade interessante:

O maior segredo comercial do mundo não está trancado atrás de nenhum cofre subterrâneo nem guardado por uma dúzia de guardas armados. Provavelmente, nem sequer está escrito no papel. Eu estou falando sobre WD-40.

Em 1953, em San Diego, Califórnia, um grupo de engenheiros de uma pequena empresa chamada Rocket Chemical Company criou um produto destinado a ser usado como anticorrosivo na indústria aeroespacial.

O nome do produto refere-se a”Water Displacement” (Deslocamento da água) e o número 40 refere-se à quantidade de tentativas feitas até a fórmula funcionar. Eles devem ter sido muito bons no que estavam fazendo, porque quase 70 anos depois a fórmula ainda está em uso e não foi superada.

Atlas: O míssil que trouxe ao mundo o Wd40

O primeiro uso comercial do WD-40 foi proteger o exterior do míssil americano Atlas, da corrosão. (Este foguete foi construído para ser uma peça chave na guerra nuclear e em alvos intercontinentais, mais tarde foi usado para lançar o veículo-alvo Agena, para os astronautas na cápsula de Gêmeos se encontrarem e atracarem.).

O produto funcionou tão bem que alguns funcionários logo começaram a levar para casa algumas latas para uso pessoal. Apenas alguns anos depois, o CEO da empresa teve a brilhante ideia de engarrafar o líquido em latas de aerossol e vendê-lo ao público.

A partir de então, a empresa cresceu exponencialmente, e os usos dados ao seu produto aumentaram também. Os consumidores descobriram rapidamente centenas de novos usos, alguns deles muito distantes da intenção original.

Acredite se puder, WD-40 é usado ate como isca em pescaria, pq alguém muito doido descobriu que o cheiro do troço é incrivelmente irresistível para alguns peixes.

O segredo está na decisão que a empresa tomou. Ao contrário do habitual, eles decidiram simplesmente não patentear seu produto. Fazer isso exigiria que eles enviassem a receita para o dpt de patentes que faria com que Mr Ling imediatamente lançasse um concorrente baratim. Fora que a patente incorre num outro porém: Ela cai.

A patente dura apenas alguns anos e após a data de vencimento, qualquer um poderia fabricar o WD40 e vender por aí sem problemas.

Claro que uma vez que vc não registra, se por algum acaso do destino você descobrir a formula, e der um jeito de vender, vc estará milionário! Imagina quantas empresas químicas já não tentaram?

O fato é que ninguém conseguiu e esse segredo foi tão bem guardado que sete décadas depois, ninguém foi capaz de descobrir.

fonte: Learn the Stories Behind the WD-40 Brand

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos