A época da Segunda Guerra mundial é um manancial quase infinito para histórias curiosas e intrigantes, como pintar jipes de cor de rosa para se disfarçar, fabricar tanques infláveis e até mesmo alistar um URSO como soldado.
Aqui está uma delas que descobri recentemente:
Às vezes é necessária uma ideia absurdamente maluca para prolongar sua vida e mantê-lo protegido de inimigos saqueadores. Uma dessas histórias inacreditáveis é a do HNLMS Abraham Crijnssen, um navio holandês que escapou dos bombardeiros japoneses e navegou para a Austrália bem debaixo do nariz da frota aérea japonesa com olhos de falcão, empregando uma ideia ousada e maluca: Virar uma ilha.
O caça-minas da classe Van Amstel, Abraham Crijnssen, estava baseado em Java em 1942, na época da invasão japonesa. Foi ordenado que seguisse para a Austrália após a Batalha do Mar de Java. Naquela época, o poder aéreo japonês era muito superior e as chances de passagem segura de Java para a Austrália eram mínimas. Era praticamente certo que o navio iria parar no fundo do mar.
A tripulação do Abraham Crijnssen planejava originalmente escapar com outros três navios de guerra, mas foi forçada a embarcar em uma viagem solo.
O caça-minas não tinha velocidade a seu favor, eles podiam atingir apenas cerca de 15 nós (velocidade máxima). Suas escassas defesas não os protegeriam dos aviões de guerra japoneses. Tudo o que tinham eram algumas armas e dois canhões Oerlikon de 20 mm, ou seja, tinham praticamente brinquedos para lidar com os ferozes bombardeiros japoneses que circulavam pelos céus em busca de alvos para atingir.
Os 45 tripulantes trabalharam freneticamente para disfarçar seu navio. A tripulação desembarcou e cortou muitas árvores que puderam arrastar de volta para o convés. As árvores cortadas foram dispostas para parecerem uma copa de selva. As partes visíveis do navio foram pintadas como rochas, pedregulhos e penhascos.
Embora o navio estivesse profundamente camuflado, mover-se durante o dia seria perigoso, pois um piloto do Eixo perspicaz poderia bombardear o navio até fazê-lo desaparecer. A tripulação decidiu se mover apenas à noite.
A tripulação decidiu ancorar o navio perto das outras ilhas durante o dia. Eles esperavam misturar-se e fundir-se com a paisagem e evitar a detecção. À noite, eles percorreriam a maior distância possível – rezando para que os japoneses não percebessem a ilha portátil aparecendo e desaparecendo entre as 18 mil ilhas existentes na Indonésia.
O navio conseguiu escapar dos olhos de águia dos aviões japoneses e evitar o destróier que afundou os demais navios de guerra holandeses. Demorou oito dias para o navio chegar com segurança à Austrália.