O carro roubado no Canadá que apareceu na África

Como um carro roubado no Canadá pode aparecer lá na África?

A notícia de encontrar um item há muito perdido não é sempre emocionante? Mas essa excitação se transformou em perplexidade para um rapaz canadense chamado Len Green.

Len soube que seu carro, roubado há mais de um ano, havia sido encontrado. Olha que legal, ele até foi encontrado com todos os seus documentos ainda dentro! Mas… do outro lado do mundo, na África Ocidental!

Curiosamente, o que parecia ser um roubo de carro acabou por ser um caso de contrabando intercontinental de automóveis. Mas como foi foi parar esse carro roubado do Canadá na África Ocidental?

Um estranho mistério

Em setembro de 2022, Len Green estacionou o carro na garagem de sua casa em Toronto, Canadá. Mal sabia ele que seria a última vez que veria seu amado possante.

Na manhã seguinte, quando a esposa de Green decidiu sair com o carro, ele não estava mais na garagem. O casal verificou a câmera da campainha e descobriu que seu carro foi roubado na garagem nas primeiras horas da manhã em menos de cinco minutos!

Acontece que os ladrões que roubaram o carro de Green não eram ladrões comuns. Eles eram criminosos experientes em tecnologia que usaram ferramentas e técnicas modernas para roubar o carro. As técnicas envolvem ataque de retransmissão, reprogramação da ferramenta de diagnóstico de bordo (OBD), manipulação da rede de área do controlador (CAN) do carro e outros métodos avançados que exigem conhecimento de nível especializado.

Como o carro roubado foi rastreado até Gana?

David ligou para Len Green, o proprietário do carro, e mostrou-lhe seu carro roubado.


Uma agência de notícias canadense, CBC, com a ajuda de um detetive da polícia, conseguiu rastrear o carro roubado de um casal de Ontário, Greg e Lynn Gannett, até Gana. Assim como Len Green, de Toronto, o carro de Greg e Lynn também foi roubado em sua garagem em Ontário. Então, David, um repórter da CBC, visitou Greg e Lynn e disse-lhes que haviam encontrado o carro. David também disse ao casal que planejava voar para Gana para reaver o carro deles.

Mas David teve uma surpresa quando chegou ao Gana. Ele não apenas encontrou o carro de Greg e Lynn, mas também se deparou com muitos carros canadenses. Não apenas isso, esses carros ainda tinham suas placas canadenses. David até encontrou seguros e outros documentos ainda guardados em segurança no porta-luvas de um dos carros.

A maioria dos carros canadenses roubados ainda tem placas canadenses. David Common/CBC

Então, David passou a verificar os documentos, que o levaram ao dono do carro, ou seja, Len Green. Sem perder tempo, David decidiu ligar para Green para lhe dar a notícia. David fez uma chamada de video e mostrou-lhe seu carro roubado.

Green, ainda incapaz de imaginar como seu carro chegou a Gana, disse a David que aquele era o segundo carro roubado de sua garagem nos últimos seis anos.

O roubo de automóveis agora é considerado uma “crise nacional” no Canadá

O caso do veículo de Len Green ter sido encontrado em Gana com vários outros carros canadenses roubados torna evidente que não é obra de nenhum ladrão comum. Na verdade, as autoridades canadianas consideraram o roubo de automóveis uma “crise nacional” no país. As investigações policiais sugerem que os grupos criminosos organizados de Montreal são principalmente os responsáveis ​​pela maioria dos roubos de automóveis no Canadá.

Em 2022, as taxas de roubo de automóveis em Quebec aumentaram 50% ano a ano. Enquanto o mesmo para Ontário aumentou 48% ano após ano. A investigação policial revelou ainda que depois de roubarem os carros no Canadá, eles são rapidamente carregados em trens e caminhões que os levam ao porto de Montreal.

 

Um carro é roubado a cada 17 minutos por lá.

Larápio em ação: Em 2022, mais de 27.000 carros foram roubados em Toronto.

O carro roubado do Canadá encontrado na África Ocidental é apenas um dos milhares de carros roubados no Canadá todos os anos. Estima-se que o prejuízo de carros roubados no Canadá só em 2022 ultrapasse um bilhão de dólares!

Não apenas isso, em 2022, mais de 27.000 carros foram roubados somente na área de Toronto e Hamilton. Isso significa que um carro era roubado a cada 17 minutos nessas regiões!

De todos os carros roubados no Canadá, 80% são rapidamente transferidos para contêineres e depois transferidos para os portos. Enquanto isso, os ladrões também desativam o rastreamento GPS dos carros roubados e depois os enviam para um porto em Montreal. De lá, eles são enviados para refúgios seguros como Malta, Emirados Árabes Unidos, Gana e Nigéria e depois vendidos em garagens locais de carros usados ​​e anúncios classificados online.

Em consequência do aumento dos roubos, a indústria de seguros no Canadá planeja aumentar os prémios de seguro devido ao aumento dos roubos de automóveis. Embora as autoridades locais estejam a fazer o seu melhor para evitar esses grandes roubos de automóveis, os seus esforços não têm dado resultado.

Não sei porque não colocam um caboco no porto abrindo todo contêiner que vai sair e olhando o número de chassi dos veículos para ver num sistema se dá como furtado/roubado. É a coisa mais simples, fácil e idiota do mundo.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertisment

Últimos artigos