Conheça a iguaria bizarra chamada de “caviar mexicano”

Tudo que neguinho mete um “Caviar isso”, “caviar aquilo”,  já me dá uma vontade prévia de chamar o Raul.  Agora vem o tal do Caviar mexicano… Eu Confesso que aqui não é diferente. Um povo para comer coisa estranha é o mexicano, que come aquele negocio tipo um mofo do milho que é uma das coisas mais gorfantes que já testemunhei na vida. Mas tudo pode piorar e aqui está o famoso…

CAVIAR MEXICANO

Basicamente são ovos de inseto. Sim nego lá come o ovo de inseto. Eu acho que é meio tipo como comer bunda de tanajura.

Por milhares de anos, os ovos de uma espécie de inseto aquático foram consumidos como um ‘alimento dos deuses’ que passou a ser conhecido como caviar mexicano.

O Lago Texcoco, um corpo de água raso nos arredores da Cidade do México, abriga um inseto aquático da família corixidae, que é tecnicamente uma mosca aquática xexelenta, que a maioria dos moradores chama de “mosquito”.

O inseto por trás do caviar mexicano

Essa confusão é menos importante, porém, pois são os ovos do inseto que as pessoas estão interessadas. Conhecidas como ahuautle – livremente traduzida como “sementes da alegria” – as pequenas iguarias são do tamanho de sementes de quinoa e têm uma cor dourada pálida. Eles são consumidos desde os tempos do Império Asteca, mas hoje apenas um punhado de pescadores é conhecido por ainda estar colhendo os ovos, e poucos jovens sequer sabem da existência desse ‘caviar’ incomum.

O Caviar Mexicano ganhará o mundo?

Os agricultores colhem o ahuautle colocando redes de junco tecidas à mão logo abaixo da superfície da água por até três semanas. Durante esse período, as moscas da água depositam milhares de seus ovos no junco, que são então extraídos e deixados para secar ao sol até que toda a umidade desapareça.

Ahuautle é geralmente servido como croquete, misturado com farinha e ovos e frito em óleo quente. Eles são supostamente deliciosos, mas poucos restaurantes na Cidade do México ainda os têm no cardápio, por vários motivos. Em primeiro lugar, os ovos de insetos não são tão populares entre as gerações mais jovens, e a maioria dos jovens nem sabe que existe uma mosca aquática comestível. Depois, há os problemas crescentes na obtenção de ingredientes crus com os quais os restaurantes estão lutando.

A colheita do caviar mexicano feito com o ahuautle é uma tradição moribunda no México, com apenas alguns agricultores ainda praticando no Lago Texcoco, que seca rapidamente. Essa escassez fez com que o preço do ahuautle disparasse nos últimos anos, embora a demanda por ovos de insetos não tenha aumentado exatamente. Em 2019, a BBC informou que o preço de um pequeno pote de caviar mexicano de ahuautle começava em 400 pesos mexicanos (US$ 20), enquanto um quilo de carne bovina custava quatro vezes menos. Isso só tornou o apelido “caviar mexicano” ainda mais popular.

Então, qual é o sabor dessa comida incomum? Bem, eu certamente não vou saber,  mas segundo quem já experimentou, é um gosto adquirido. Diz-se que o ahuautle tem um forte sabor de “peixe que lembra o minúsculo camarão seco” usado na culinária baiana.

Curiosamente, o ahuautle não é o único prato conhecido como “o caviar do México”. Ele compartilha esse apelido com ‘escamol’ uma mistura de larvas e pupas de duas espécies diferentes de formigas. Que dilíça hein?!

Se você curte esse tipo de comida boa de lagoa, não deixe de dar um confere também no inesquecível mosca-burguer africano.

fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. Por que fui pesquisar esse assunto? Minha sogra assiste todos os domingos a um programa de perguntas e respostas do SBT. Fui pesquisar e te encontrei aqui. Êta iguaria nojenta essa! Ovos de mosca que treco cursed.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos