Veículos de uma roda só

Quando pensamos em motos, imediatamente nossa mente surge com uma imagem referente a um veículo motorizado que contém duas rodas, um guidão, escapamento, farol e tanque de combustível. Mas existem alguns modelos realmente interessantes que desafiam a estética tradicional das motos. Embora existam motos com apenas uma roda, nem todos os veículos de uma roda só são motos. A maioria é chamada de “monowheel”.

ImageShackImageShack

Este é o Embrio. Trata-se de uma moto-conceito da Bombardier que usa a tecnologia do giroscópio para manter o equilíbrio andar sobre uma única roda. (embora o equipamento seja equipado com uma rodinha adicional para servir de apoio quando o veículo está estacionado ou andando a uma velocidade extremamente baixa. Ela será abastecida usando células de hidrogênio.

Este é o “McLean V8 Monowheel”.
ImageShack
Um dos mais extremos sistemas de uma única roda. Construído por Kerry Mclean de Michigan, USA.
O bizarro veículo usa o motor de um Buick V8 e anda a 83 km/h, embora consiga facilmente ultrapassar a marca dos 160km/h. Pode não parecer tanto quando comparamos com uma Ferrari, um Porsche ou outros veículos rápidos como motos de corria, porém veículos de uma só roda são muito mais difíceis de controlar e principalmente de parar.

Outro veículo da família é o WheelSurf. Trata-se de um monowheel que consiste de dois frames.Um interno e outro externo.
ImageShack
O piloto fica no frame interno preso a estrutura ligada a um motor de 56 cilindradas que gira o frame externo (a roda) ao redor de todo o conjunto a partir de um intrincado sistema de engrenagens.
A velocidade média é de 50km/h e o design deste monoweel oferece uma experiência única diferente de motos, bicicletas ou mesmo de carros conversíveis. Ele também é extremamente leve, pensando apenas 50kg. Mas não é permitido seu uso em estradas.

A despeito de sua aparência arrojada e moderna, os monowheels são idéias até antigas.

ImageShack
Como podemos ver nesta foto de 1931.
E neste detalhe de 1904.

ImageShack

Procurando referências para este post eu achei na seção de fotos do google umas imagens de uma moto de uma só roda, mas não consegui achar foto do equipamento sendo usado. Apenas fotos do veículo no dia em que foi testado num lago seco da California.
ImageShack

Esta é a GustaMono, uma motinho de visual retrô muito maneirinha. è uma adaptação romena de uma antiga moto Augusta italiana para virar uma monowheel.

ImageShack

Eu não poderia deixar de citar também o monowheel monster que já foi até tema de post aqui no Mundo Gump. Neste veículo ao contrário dos demais, você não fica nem em cima nem dentro da roda. Você fica pendurado, meio que levitando num equilíbrio super estranho na frente do veículo.
ImageShack

Há também esta incrível réplica steampunk de uma bicicleta cujo design remonta ao ano de 1873. Até a uns meses atrás do designer francês que a construiu estava vendendo esta belezinha lá no ebay por u$130.000.
ImageShack

BlogBlogs.Com.Br

12 Comentários

  1. mobiL ave 26 de setembro de 2007
  2. Marcel 26 de setembro de 2007
  3. el_poland 26 de setembro de 2007
  4. DK 28 de setembro de 2007
  5. Carlos Japp 26 de outubro de 2007
    • Bruno 22 de dezembro de 2010
  6. Yako 11 de novembro de 2007
  7. Adriano 3 de abril de 2008
  8. Crimson 17 de julho de 2008
  9. Ítalo 12 de setembro de 2008
  10. victor 13 de outubro de 2008
  11. Anônimo 22 de fevereiro de 2009


Deixe seu comnetário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *