Você conhece os pontos focais no design de interiores? Aproveite-os ao máximo!

Nossos espaços são sagrados e devem fazer justiça ao nosso gosto, às nossas necessidades e à nossa rotina. Especialmente se for a nossa casa, pois é um lugar muito importante onde fazemos tarefas importantes, como descansar, compartilhar com as nossas famílias, trabalhar ou até mesmo desfrutar de 20Bet. É por isso que queremos ajudar você a tornar seus espaços ideais para você.

Você já ouviu o ditado “o amor nasce da vista”? Bem, há muita verdade nisso. O nosso senso de vista nos ajuda a nos conectarmos rapidamente com as nossas emoções, portanto acrescentar alguns truques visuais, como pontos focais na nossa casa, será sempre uma excelente opção.

Dentro do mundo do design de interiores existem várias regras básicas para alcançar efeitos positivos dentro dos nossos espaços. A aplicação de regras como ritmo, equilíbrio, proporção entre outros aspectos ajuda a que as nossas excursões não sejam monótonas e tenham um efeito “WOW” na nossa casa. É assim que uma das melhores ferramentas para melhorar nossa decoração é através de pontos focais.

Como o seu nome sugere, um ponto focal é um elemento ou área onde nossa atenção está focalizada dentro de um espaço e a partir deste ponto podemos fazer uma melhor distribuição dos nossos espaços.

Pontos focais podem ser encontrados dentro das nossas casas sem a necessidade de criá-los, por exemplo, uma grande janela com vegetação marcante no fundo ou uma parede com um grande revestimento como tijolos expostos poderia funcionar como pontos focais. Quando este ponto focal “natural” não existe, podemos criá-lo com uma peça de mobiliário importante, uma obra de arte ou um elemento decorativo que podemos complementar com outros acessórios para alcançar o efeito desejado.

Uma peça de mobiliário importante, uma obra de arte ou um elemento decorativo que podemos complementar com outros acessórios ajuda a alcançar o efeito desejado.

Onde são colocados os pontos focais?

Os pontos focais serão geralmente nas paredes, que serão decoradas no estilo que representa todo o conceito de sua casa e com decoração que fará com que o espaço se destaque de tudo o mais. A partir de uma grande obra de arte, de um tom de tinta na parede ou mesmo de um móvel antigo, qualquer elemento pode funcionar como um ponto focal.

Como criar um ponto focal?

A primeira coisa que você deve saber é que os pontos focais devem manter o seu próprio espaço, ou seja, não podemos transformar sua casa inteira em pontos focais, porque assim nossos olhos estariam “cansados” e conseguiríamos um efeito negativo. Os pontos focais devem ter seu próprio ar, seu próprio espaço e, desta forma, poderão parecer como tal.

Dito isto, podemos lhe dar algumas dicas sobre como criar um ponto focal na sua casa:

  1. Comece com uma sala ou uma área, escolha onde você quer aplicar esta técnica.
  2. Escolha para qual parede você gostaria de chamar sua atenção quando entrar naquele espaço e aproveite-o ao máximo. Normalmente, tende a ser a primeira parede que você vê quando entra na sua casa ou na área que você escolhe para seu ponto focal.
  3. Escolha o que você deseja criar como destaque visual de acordo com o seu estilo decorativo, por exemplo, pode ser um papel de parede, uma cor de tinta diferente, um móvel muito especial ou um conjunto de acessórios decorativos que combinam com todo o conceito de estilo de sua casa.
  4. Opte por coisas que você já tem em sua casa, por exemplo, uma mesa de console ou buffet, acrescente alguns espelhos, decorações e pronto! Você tem o seu primeiro toque visual de acabamento sem ter que investir tanto.
  5. Vamos ao trabalho! Um pouco de criatividade que você pode encontrar nas redes sociais, lhe dará a oportunidade de alcançar pontos focais em diferentes partes da sua casa.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertismentspot_img

Últimos artigos