segunda-feira, janeiro 13, 2025

Você conhece os pontos focais no design de interiores? Aproveite-os ao máximo!

Nossos espaços são sagrados e devem fazer justiça ao nosso gosto, às nossas necessidades e à nossa rotina. Especialmente se for a nossa casa, pois é um lugar muito importante onde fazemos tarefas importantes, como descansar, compartilhar com as nossas famílias, trabalhar ou até mesmo desfrutar de 20Bet. É por isso que queremos ajudar você a tornar seus espaços ideais para você.

Você já ouviu o ditado “o amor nasce da vista”? Bem, há muita verdade nisso. O nosso senso de vista nos ajuda a nos conectarmos rapidamente com as nossas emoções, portanto acrescentar alguns truques visuais, como pontos focais na nossa casa, será sempre uma excelente opção.

pexels max vakhtbovych 6585598 scaled | Dicas | arquitetura, dcas, decoração

Dentro do mundo do design de interiores existem várias regras básicas para alcançar efeitos positivos dentro dos nossos espaços. A aplicação de regras como ritmo, equilíbrio, proporção entre outros aspectos ajuda a que as nossas excursões não sejam monótonas e tenham um efeito “WOW” na nossa casa. É assim que uma das melhores ferramentas para melhorar nossa decoração é através de pontos focais.

Como o seu nome sugere, um ponto focal é um elemento ou área onde nossa atenção está focalizada dentro de um espaço e a partir deste ponto podemos fazer uma melhor distribuição dos nossos espaços.

Pontos focais podem ser encontrados dentro das nossas casas sem a necessidade de criá-los, por exemplo, uma grande janela com vegetação marcante no fundo ou uma parede com um grande revestimento como tijolos expostos poderia funcionar como pontos focais. Quando este ponto focal “natural” não existe, podemos criá-lo com uma peça de mobiliário importante, uma obra de arte ou um elemento decorativo que podemos complementar com outros acessórios para alcançar o efeito desejado.

pexels charlotte may 5825409 scaled | Dicas | arquitetura, dcas, decoração
Uma peça de mobiliário importante, uma obra de arte ou um elemento decorativo que podemos complementar com outros acessórios ajuda a alcançar o efeito desejado.

Onde são colocados os pontos focais?

Os pontos focais serão geralmente nas paredes, que serão decoradas no estilo que representa todo o conceito de sua casa e com decoração que fará com que o espaço se destaque de tudo o mais. A partir de uma grande obra de arte, de um tom de tinta na parede ou mesmo de um móvel antigo, qualquer elemento pode funcionar como um ponto focal.

Como criar um ponto focal?

A primeira coisa que você deve saber é que os pontos focais devem manter o seu próprio espaço, ou seja, não podemos transformar sua casa inteira em pontos focais, porque assim nossos olhos estariam “cansados” e conseguiríamos um efeito negativo. Os pontos focais devem ter seu próprio ar, seu próprio espaço e, desta forma, poderão parecer como tal.

Dito isto, podemos lhe dar algumas dicas sobre como criar um ponto focal na sua casa:

  1. Comece com uma sala ou uma área, escolha onde você quer aplicar esta técnica.
  2. Escolha para qual parede você gostaria de chamar sua atenção quando entrar naquele espaço e aproveite-o ao máximo. Normalmente, tende a ser a primeira parede que você vê quando entra na sua casa ou na área que você escolhe para seu ponto focal.
  3. Escolha o que você deseja criar como destaque visual de acordo com o seu estilo decorativo, por exemplo, pode ser um papel de parede, uma cor de tinta diferente, um móvel muito especial ou um conjunto de acessórios decorativos que combinam com todo o conceito de estilo de sua casa.
  4. Opte por coisas que você já tem em sua casa, por exemplo, uma mesa de console ou buffet, acrescente alguns espelhos, decorações e pronto! Você tem o seu primeiro toque visual de acabamento sem ter que investir tanto.
  5. Vamos ao trabalho! Um pouco de criatividade que você pode encontrar nas redes sociais, lhe dará a oportunidade de alcançar pontos focais em diferentes partes da sua casa.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80

Eu fui uma criança dos anos 80. Juntamente comigo, milhares de pessoas se lembram com saudades dos filmes que passavam nessa época. Pensando nisso, eu resolvi elaborar uma nova lista dos melhores filmes dos...

Os melhores filmes de lobisomens

Descubra os melhores cem filmes de lobisomem que eu descobri pra você. Quantos você já viu? Descubra o ano do primeiro filme de lobisomem.

Como correr na superfície da água

Enquanto caminhar sobre as águas é uma prerrogativa apenas de santos e mágicos, correr sobre a superfície da água é algo aparentemente surreal, mas que está ao alcance de certos animais. O animal que melhor...

Como encontrar bons bônus para livros de esporte

Quer saber como os operadores de apostas esportivas on-line atraem clientes?