Uma casa de frente para o mar na Grécia

O projeto Villa Apollon do escritório de arquitetura Block722 foi concluído em 2021 na cidade de Vasiliki, município de Apollonia, Grécia. É uma casa de veraneio privada construída no extremo sul de Lefkada, conhecida pelo seu charme cosmopolita, aldeias tradicionais e paisagens marítimas deslumbrantes. O local está localizado na costa rochosa do Mar Jônico. Mesclando organicamente a arquitetura com a natureza, o projeto aproveita ao máximo o contexto cênico preservando a singularidade da paisagem e da flora local. Pega seu babador! 

A villa de 284 metros quadrados é composta por dois edifícios separados: a casa principal com luxuoso espaço público e três quartos e a casa de hóspedes com quatro quartos. Conectados por terraços externos e a piscina principal, são um conjunto arquitetônico chique que transmite perfeitamente a essência da ilha e enfatiza sua beleza natural. A entrada principal da vila está localizada no topo do terreno, de onde uma ampla rampa leva à entrada principal da casa principal. Uma série de terraços pavimentados e um caminho estreito levam a uma pequena praia rochosa isolada.

O principal desafio no projeto foi uma seção bastante íngreme. Era necessário não só enquadrar a moradia num terreno difícil, mas também obter as vistas paisagísticas mais favoráveis ​​para o interior e, sobretudo, para o mar. Como resultado, foi proposta uma arquitetura que segue as linhas topográficas naturais e está parcialmente imersa na encosta. Isso permitiu que o projeto ficasse quase invisível da rua, bem como realizasse a orientação do interior em direção à costa.

Batizada em homenagem ao antigo deus grego da luz, a Villa Apollo foi projetada para aproveitar ao máximo a luz natural tanto dentro quanto fora. O interior virado a poente, virado para o passeio bem iluminado, oferece magníficas vistas sobre o mar e o horizonte distante, permitindo admirar espetaculares pores-do-sol.

Todos os materiais e texturas para o projeto foram cuidadosamente escolhidos para transmitir a essência romântica do local, bem como para mesclar perfeitamente o passado com o moderno. Materiais naturais que complementam a estrutura de concreto rebocado sugerem vegetação mediterrânea selvagem ao redor do local. Todas as molduras da casa são feitas de madeira iroko, os pisos são cobertos com pedra natural ou azulejos feitos por artesãos locais. O elemento central da área social é um teto de madeira feito de ripas de teca. A conexão do projeto com o contexto é reforçada por portas feitas sob encomenda em madeira maciça. O interior resultante é ricamente texturizado e tátil.

A parte central da casa principal é ocupada por uma área social em plano aberto que combina a sala de estar, sala de jantar e cozinha. Em ambos os lados estão os quartos, por um lado – o quarto principal com banheiro, por outro – dois quartos adicionais. Cada quarto está orientado para o mar e tem uma saída para a rua: para o jardim ou para o terraço, típico da arquitetura mediterrânica.

Muitos espaços abertos oferecem recreação ao ar livre. Adjacente à piscina é uma cozinha ao ar livre que leva a uma área de jantar e várias áreas de estar. A pousada tem quatro quartos independentes, cada um com seu próprio terraço ao ar livre.

Um projeto sensacional, boa ideia para uma casa de praia em Búzios.

fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertismentspot_img

Últimos artigos