Ultra macro – mais algumas fotos

Ontem enquanto esperava o Davi sair da escola eu achei um pedaço de fungo no chão. Tinha caído de um brinquedo de madeira que fica na sombra. Com as chuvas dos últimos dias e a umidade comendo solta no patio, os fungos fizeram a festa.
Peguei o pedaço de fungo e trouxe para casa. Fiquei viajando nos microscópicos detalhes daquele troço e acabei compelido a remontar meu giant-macro-rig, uma trapizomba gigante feita de diversos tubos extensores montados em linha, com um teleconverter que eu mesmo fabriquei com pedaços velhos de lentes antigas compradas no ebay e na ponta, uma lente 18-55 do kit montada invertida. O bagulho fica feio pra caramba, é verdade, mas com isso minha câmera vira um microscópio.

A maior dificuldade de todas, obviamente, é que com uma lente tão longa, ela opera como uma lente zoom. Assim qualquer movimento, por mais mínimo que ele seja, como eu RESPIRAR PERTO da câmera, já faz ela balançar loucamente, tornando a obtenção das fotos um cu dos infernos algo bem difícil.
Outra grande dificuldade é que nesse modo, há uma perda absurda de luz, e eu preciso fotografar com o ISO 6400. Isso dá como resultado imagens lotadas de ruído. Pra piorar, a batida do espelho da lente já faz ela tremer ao ponto de cada foto ficar borrada quase que imprestavelmente. No live view eu consigo ver bem melhor que nas fotos resultantes.
Mas aqui esta o fungo, para a galera que me pediu fotos dele no Facebook.
Nesta configuração da minha lente macro power, vemos a vilosidades do fungo, num zoom que mostraria um grão de pólen como bolas de boliche.

fungo1

fungo2

Afastando um pouco, podemos ver que ele forma algumas pontas, que lembram uma estranha paisagem alienígena.

fungo10

fungo9

fungo4

 

 

fungo 6

 

Segura a tripofobia aí!

fungo5

 

fungo3

 

 

É bem difícil fotografar quando a câmera vira microscópio. Talvez haja um jeito de pegar a foto do live view ligando a câmera no PC, mas o Davi e seu problema de jantar, banho, colocar pra dormir, contar historia e etc, não me deixou pesquisar isso.

Aqui em baixo podemos ver uma imagem do macro com mais detalhes, quando eu reduzi o numero de tubos extensores.

fungo7

fungo8

Parece um Cânion alien!

Vou fazer mais algumas fotos macro e colocarei aqui em breve. Tipo esse detalhe da minha impressão digital (no zoom curto. No zoom maximo nem sei como é ainda):

digital

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. Seria interessante fazer um sorteio para passar o dia com vc, conhecer sua mágica rotina do dia a dia já que tem horas que acho que vc é um produto feito em computador e que não existe. Por favor entenda como elogio. Que tal os admiradores(as) contribuirem com determinado valor x para custear um passeio tipo sorteio? Apesar que em vez de passeio preferir escutar sua história pessoal, detalhes, técnicas e quem sabe ser tão humano quanto o mestre. Sr Phillipe, apesar de raramente comentar todo o santo dia tiro um tempinho para entrar em seu site. Abraços a vc, esposa e pequeno prodígio.

    • Pô, seria da hora mesmo! Mas quando quiser aparecer, podemos combinar, cara. NA verdade, vc meio que previu o futuro pois eu estou agitando exatamente isso aí que vc sugeriu. Vem novidade maneira por aí. Só que ainda não posso contar pelo contrato de sigilo.

  2. Aquela interessante resposta que deu a um mau-educado em relação a luta que foi em seu começo de casamento, horas de sono perdidas, madrugadas fazendo trabalhos, correrias nas barcas mexeu comigo e tenho certeza com muitos que vêem vc como ferramenta de motivação, quantas redações com boas notas tiveram seu universo gump como inspiração? Indiretamente forma o caráter salutar de muitos jovens grande carioquês, já pensou na enorme responsabilidade que carrega, as pessoas que pelo resto da vida vão ser gratas como o aluno formado que a muito não vê o querido e velhinho professor? Vivemos dias que as pessoas não dão valor a escrita mas eu dou, seus argumentos me ajudaram na empresa e até ja me livraram de perigos nas estradas. Torço que faça textos cada vez mais longos. Se um dia passar por Leopoldina minha casa os acolhe e algumas duzias de ovo de galinha caipira vão viajar no Hyundai vermelho. Grato pelo retorno e a gratidão por melhorar minhas redações.

  3. Olá! Você já postou algo relacionado a sugestões de microscópios com bom custo-benéfico? E puxando este assunto da postagem, andei pesquisando sobre o reino fungi e seria legal ler mais sobre isto por aqui. Abraço!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos

Gripado

O dia da minha quase-morte

Palavras têm poder?