Retrospectiva do Mundo Gump 2011

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Essa época do ano é fogo. Todo canal que a gente coloca, não demora aparece uma retrospectiva, mostrando os “fatos que marcaram o mundo no ano que termina”. Aqui também não é muito diferente, uma vez que 2011 foi um ano que me deu muito trabalho por aqui, tive tristezas, sustos, alegrias e alguma (embora pouca) diversão.

Não acho que dê pra dizer que 2011 foi um ano sensacional, mas não foi de todo ruim.

O PIOR DE 2011

Sem duvida, a pior coisa de 2011 foi ter perdido o meu avô para o câncer.  Outra coisa bem ruim (ruim pra caralho, diga-se)  foi uma zica monstra que deu aqui no blog. Se eu tivesse que elencar todos os problemas e apertos que já passei com o Mundo Gump desde 2006, esta ganha disparado, porque eu não conseguia resolver o problema uma vez que não sabia onde ele estava sendo produzido.

O problema que deu é que de uma hora para outra, o Mundo Gump sumiu dos mecanismos de busca. As visitas despencaram, e cada um que tentava me ajudar dizia que era uma coisa. O que eu mais ouvi foi: “É punição do Google”. De fato, tudo levava a crer que era punição.

Entrei no forum do google e não consegui avançar muito além de pessoas supondo que era “punição do Google”. Perdi mais de um mês nessa desgraça, com o blog tendo cada vez menos visitas. Praticamente só entrava aqui quem ja sabia o endereço ou tinha feito bookmark.  Continuei postando, na esperança que fosse algum erro, algum problema que se resolveria sozinho. Mas tava cada dia pior.
Foi graças ao meu amigo Náiron que eu consegui solucionar o problema, porque ele ja tinha passado por uma coisa muito parecida certa vez. O que ocorreu foi que o robô do Google que entra direto aqui para indexar os posts, realizou alguma coisa fora do que fazia sempre, e o firewall do meu site achou suspeito e bloqueou o maldito ip do robô num lugar que eu nem mesmo sabia que existia até aquele dia. Com este bloqueio, o blog parou de aparecer para o robô, e ele, com a inteligência peculiar aos robôs, concluiu que o blog tinha acabado.

Eu achava que os probemas com o google tinham terminado nesse simples problema de bloqueio de IP, mas eu ainda estava longe de imaginar o perrengue supremo com o Google que ainda viria neste ano.

Um belo dia, recebi um email ameaçador dizendo que o google achou conteúdo impróprio aqui e que eu tinha três dias para remover.  O problema, é que o link de conteúdo suspeito não era conteúdo. Ocorre que alguém pesquisou na caixa de busca aqui do site os termos “mulheres n uas”.  Pelo codigo do sistema de busca do tema, ele pega o que o cara escreveu e elenca todos os posts contendo o que o taradinho queria ver.Ficava assim:

Sua busca por “mul heres n uas” não retornou nenhum resultado válido.

O robô indexou esta página, e como ele leu o tal termo na pagina dinamicamente gerada, concluiu com aquela inteligência peculiar dos robôs que a pagina tinha sacanagem. E o sistema mandou um aviso pra eu deletar a pagina. Mas como que deleta uma página dinamicamente gerada, se ela não está em lugar nenhum? Sentiu o nível do perrengue?

Entrei em contato com o google mais de dez vezes e nada. O robô cumpriu sua ameaça e as propagandas do adsense sumiram e novamente me ferrei de verde e amarelo por culpa do taradinho.

Por um vacilo no código do .htacess, eu permitia que o robô indexasse contepúdo dinâmico, o que é uma cagada enorme ( que muita gente comete sem saber), então levei a culpa por um conteúdo inexistente e as propagandas levaram quase um mês para voltar.  Nesse meio tempo eu pensei em pegar um avião e ir lá no escritório do Google explicar o problema pra uma pessoa de verdade. (felizmente não o fiz, pois seria inutil)

Profissionalmente tive algumas decepções. Quer dizer… Decepção não é bem a palavra. O fato é que eu me fodi espetacularmente, com minha contadora que por um misto de incompetência gravíssima dela, tão grave que resvala em tons de estelionato, (já que até documento fraudado eu recebi) e que desviou TODO o INSS que devia ter pago, e só pagou quando eu a ameacei. Depois, descobri outros problemas ainda mais graves causados pela desgraçada, que formaram um prejuízo astronômico para a minha empresa. Até agora estou atolado em multas de todos os tipos, e o que me dá mais ódio é que eu pagava tudo em dia, certinho, bonitinho…  Mas tudo errado, porque a inútil não sabia fazer o trabalho dela. Resultado, troquei de escritório, mas o ferro que eu levei pela incompetência alheia ainda está em curso, e estou realizando uma auditoria pente-fino, descobrindo multas novas todos os meses. O Brasil é foda. Como se não bastasse o governo arrochando a gente o tempo todo, ainda temos que lidar com eventuais safados escroques aos quais PAGAMOS para nos sacanear.

O crescimento do Mundo Gump em 2011

Em todo caso, não foram só coisas ruins que aconteceram por aqui em 2011, e justamente no Adsense, as surpresas do ano de 2011 foram boas. Pelas regras de uso, eu não posso dizer a vocês quanto que eu faturo, mas posso dizer que houve um crescimento de 100% em relação a 2010, o que é algo muito positivo. O que é o melhor é que isso não se deu por intermédio de nenhum mecanismo, macete ou truque dos “especialistas”. Nem SEO nem nada. O aumento do faturamento se deu porque o google parece ter melhorado o sistema de análise dos textos, ou porque eu acidentalmente escrevi textos que chamaram publicidades melhores, ou ainda, porque o blog simplesmente cresceu, que é a hipótese que eu acho mais provável.

O crescimento do Mundo Gump em 2011 foi uma das melhores coisas desse ano. Em janeiro eu havia freito uma análise, comparando 2010 com 2009. Percebi que de 2009 para 2010 o blog tinha dobrado o numero de acessos, e aquilo já parecia espantoso. Peguei uma régua e projetei qual seria o crescimento se aquela metrica se mantivesse e estarrecido, notei que a perspectiva de crescimento era de dobrar a audiência em 2011. Obviamente não levei aquilo muito a sério, pois parecia bom demais pra ser verdade. Mas o fato é que dois meses antes do previsto pela estatística, o Mundo Gump atingiu seu recorde de audiência, ultrapassando um milhão de leitores em um mês, e chegando em setembro ao dobro do volume de acessos consolidado em 2010. No dia 22 de outubro de 2011 atingimos a marca  de 104.954 leitores únicos num só dia. Graças ao Elvis Presley.

Os contos de 2011

Enquanto nos anos de 2008, 2009 e 2010 eu me vi às voltas com o conto “O relato de um MIB”, que em 2011 resultou na marca histórica (pelo menos pra mim) de 226 MILHÕES de views (somente contabilizando o video original e suas replicas na primeira pagina do youtube)  do video de um alien sendo interrogado por pessoas que pareciam treinadas pelo Capitão Nascimento.

Em 2011 o Relato continuou dando futos e a se espalhar, indo parar no programa do Sci Fi Fact or Faked, e  o que é pior, sendo apresentado como “fact”, embora eu tenha gasto um tempo enorme detalhando para os produtores do programa como que aquilo tinha sido feito.

Um conto em capítulos que me agradou muito de fazer em 2011 foi “A Busca de Kuran”, que é uma continuação às avessas do conto do “Caçador“.

Eu adoro esta série e creio que não me afastarei dela por alguns anos. A Busca de Kuran é uma coisa meio Julio Verne, meio “Indiana Jones”, meio “A mumia” e meio “O diário de um mago” . Eu creio que em 2012 teremos continuação nas aventuras do mago Leonard e seu discípulo. Curiosamente, em termos de audiência, este conto é sofrível, mas como eu me divirto, não estou nem aí. Agora audiência mesmo foi com o Zumbi.

Tudo começou quando eu fiquei vidrado na série de Tv Walking Dead. Quando acabou a primeira temporada, resolvi escrever o meu próprio conto de zumbi. Curiosamente, este que considero a minisserie mais legal aqui do blog,  foi iniciada no dia do aniversário do blog, meu e do meu casamento (faço tudo no mesmo dia).
Quado comecei, não imaginava que o conto resultaria em 20 capítulos, contando a desgraça do apocalipse zumbi  (o mesmo da série da FOX) do ponto de vista de um zumbi. Após a primeira temporada do meu conto, eu juntei tudo num livro.


Empolgado com a atenção que os leitores deram a história eu mesmo comecei a ter vontade de reativar um grande sonho que eu tenho, desde muito antes de sonhar em virar blogueiro, que é de fazer os meus filminhos.

E “fazer” inclui “produzir, escrever, dirigir, gravar e até atuar” em produções próprias, no melhor estilo “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” do Glauber Rocha.
Óbvio que  não sou tão retardado mental a ponto de achar que poderei fazer algo sério, que passará no cinema e tudo mais. Porém, o mundo e a estrutura midiática vigente mudou muito desde que eu vi Guerra nas Estrelas e sonhei em ser diretor em Hollywood.

Lembro claramente quando numa das aulas de criação de personagens no centro de treinamento Azimuth, eu disse aos alunos que num futuro proximo, iriam aparecer caras que fariam videos e animações em casa e ficariam ricos com publicidade na internet. Certamente que teve gente que não acreditou, mas aquilo se provou mais certo que as previsões da Mãe Dinah. Hoje, se não é possível ficar rico, dá pra viver apenas de criar videos, e receber o dindim da publicidade no canal, como o Felipe Neto, o PC Siqueira e um monte de outros gringos (embora muitos sofram de uma terrível similaridade nos formatos, talvez imposta pelos aspectos técnicos da bagaça, que ainda estão se desenvolvendo)

Após uma série de tentativas de fazer curtas que não deram certo por falta de grana, entrei de cabeça num projeto de curta próprio, digital, relacionado ao conto do zumbi. Mas eu não tinha nada além da vontade, e precisei comprar tudo.  Após torrar mais de 5000 reais em equipamentos dos EUA e China, e encher o saco de um monte de amigos meus, já estou com quase tudo no ponto de começar a gravar o curta em 2012, que provavelmente não ficará bom, (embora sempre tem o risco de um milagre acontecer).
Tem gente que se irrita com essa minha permanente percepção de que o filme do zumbi não ficará muito bom, mas me vejo como um moleque analfabeto que sonha ser um autor de livros. A primeira coisa que o analfabeto deve fazer é estudar, certo? Eu estou estudando tudo que eu posso, mas não tão a fundo a ponto de que o conhecimento se torne desmotivador. Como um alpinista, não posso ficar olhando o cume da montanha. Eu olho a proxima pedra. Outra coisa, o moleque analfabeto precisa de pelo menos um lápis e um caderno para escrever, né? Isso eu também estou fazendo, comprando um monte de traquitanas.

Agora, sinceramente, qual a chance de um analfabeto aprender a escrever e logo de cara fazer uma obra além do risível? Zero? Meio? 1%?

Esta é a mesma chance do meu curta ficar bom. Mas mesmo sabendo que vou errar, pode ficar amadorístico e até risível, minha meta é deixar o curta melhor que esse videoclipe da Marli. Com sorte eu consigo.

Para pagar o monte de equipamentos, eu segui a ideia de um leitor de fazer uns bonecos para vender, e lancei o zumbi C. (que eu ainda não entreguei porque esta época de natal é uma merda, com agências dos correios abarrotadas e pessoas viajando, inlusive eu)

 

Viagens de 2011

Em 2011 eu coloquei o pé na estrada. Comecei  o ano numa viagem com a primeira dama ao Chile, onde o reveillon foi meio caído, mas os passeios valeram muito à pena. Tiramos toneladas de fotos, e andamos tanto que chegou a afinar as canelas.

Quando eu estava lá deu um terremoto de 5 pontos no Chile, mas foi longe de onde eu estava e não senti nada. Alguns dos pontos altos na viagem ao Chile foi beber vinho nas vinícolas,  tomar sorvete do Bravíssimo,  ver o por do sol no Pacífico às dez horas da noite e jantar com amigos daqui em outro país.
Mas ainda mais legal que a viagem ao Chile foi a minha viagem com a Nivea pela Argentina. Compras em Buenos Aires, comer bifes gigantes até sair pelo olho, depois 20 horas de viagem  pela Patagônia com paisagens deslumbrantes em busca da neve em Bariloche. Os que apostaram que o vulcão iria me sacanear, erraram feio e teve neve, diversão e até esculturas de gelo. E claro, mais bifes gigantes.

Também deu pra viajar no Brasil. Em 2011 conheci Florianópolis e bolado vi neguinho beber champanhe de 6000 reais a garrafa na praia. Também fui a uma ilha paradisíaca na companhia de grandes amigos.

Além das viagens, 2011 foi um ano de grandes passeios com meus sobrinhos. Fomos no zoológico com as crianças, visitamos o Forte do Leme,  fizemos piquenique no parque da Catacumba na Lagoa e também fomos ao cinema, teatro e em exposições.

A maior honra de 2011

A maior honra do ano de 2011 foi quando o meu sobrinho Miguel me escolheu para ser padrinho da alfabetização dele. Insistimos para que fosse o pai ou a mãe, mas não teve jeito. Ele encasquetou que tinha que ser eu. Afinal, depois de me derrotar e humilhar 13 vezes seguidas no Soul Calibur 4, ele tinha mais que me dar uma moral mesmo.

Miguel ganhando o anel de formatura na festa do livro

Trabalho e ralação

2011 também foi um ano de muito trabalho. Neste ano eu fiz um monte de trabalhos secretos que foram absolutamente sensacionais, mas que se eu contar eu me estrepo. Tive mais clientes que o habitual e agradeço cada um deles.

Fizemos videos institucionais, marcas, criamos muitos projetos de branding, papelaria pra caramba, muitos sites, e teve muita escultura também.

Esse ano você viu por aqui alguns bonecos. Consegui manter minha meta de lançar pelo menos um passo-a-passo detalhado de boneco em 2011. Os bonecos de 2011 foram o alien (parte 1, parte 2, parte 3, final)  e o Zumbi C.

Em 2011 eu comprei um terceiro aerografo e um compressor novo, mais silencioso. Mas desenhei muito menos do que eu esperava. Comprei um heatgun, um monte de novos materiais, tintas, ceras, massas e fórmulas e estudei pra dedéu. Aprendi bastante coisa nova.

 Diversões caseiras e 2011 no Videogame

Eu praticamente não fui na praia em Niterói /Rio em nenhum dia em 2011. Uma pena, já que nadar e pegar jacaré são coisas que eu gosto muito e fez alguns dias de calor infernal em Niterói no ano de 2011. Em parte, acabei não indo na praia porque aqui tem um piscião gigante e com wifi (o escritório de verão do Mundo Gump), onde nadei muito e pude admirar as beldades louras sensacionais do meu predio, principalmente as que nadam peladas:

Nos videogames, eu posso dizer que praticamente não encostei no Xbox 360 em 2011, coitado. Talvez isso mude em 2012. Mas certamente a culpa disso é que eu fiquei muito ativo no PS3 em 2011 por conta de alguns jogos nos quais eu emburaquei. Os destaques de games para 2011 ficam para o Red Dead Redemption, no qual eu dei uma viciada em jogar online.

Também joguei bastante o Soul Calibur 4, porque meu sobrinho Miguel é louco com aquele negócio. Da Argentina eu trouxe o Street Fighter 4 e a jogatina de pancadaria aqui em casa ficou forte. Agora no fim do ano eu dei uma nova emburacada no Dead Island. Minha mulher detesta, mas fazer o que? Eu adoro jogar! Outro game que eu gostei muito foi o Uncharted 1, que peguei emprestado do meu irmão. Pretendo jogar a franquia toda assim que fechar o Dead Island.

Sobrinho novo, 0 Km!

Nos 45 minutos do segundo tempo de 2011, minha irmã Danielle teve neném. Nasceu o João Victor, um bitelão dum moleque com mais de meio metro, com 3,5kg! E de parto normal, meu. Não sei como que saiu um neném tão grande de dentro da minha irmã. Em 2012 vai ter mais um, já que a minha outra irmã também está gravida e o neném deve nascer em maio.

O fim de ano está sendo uma grande correria, com um monte de coisa acontecendo. Tô indo amanhã pra Itacaré e Ilhéus, onde espero não pegar chuva e tenho esperança de poder dar uns mergulhos.

Deu no “New York Times”: Itacaré é um dos 53 lugares do mundo que valem a pena serem visitados no ano de 2008. Ficou em 41º lugar na lista dos pontos turísticos mais badalados -o único do Brasil.

Caso algum leitor esteja por lá e me encontrar, mantenho a tradição de pagar uma cerveja e presentear com uma camiseta do blog.

Espero que 2012 seja bem divertido e sem as zicas que me assombraram em 2011. Aproveito o post de fim de ano para agradecer sua visita, leitura e amizade. Minhas esperanças são de que o Mundo Gump continue a crescer nesta mesma taxa, com cada vez mais publicidade e conteúdo de qualidade (e próprio), não só numa única mídia como em várias. Não sei onde que isso tudo vai dar, mas espero que quando chegarmos lá tenhamos nos divertido muito, sempre juntos.

Feliz 2012.

 

 

 

Comments

comments

21 respostas

  1. Philipe eu queria é saber se o numero de posts diminuiu ou almentou em 2011, porque acho que você ta trabalhando de mais cara.
    Eu trabalho com internet e vira e meche fico sem nada pra fazer aqui, então entro nesse site todo dia tirando sabado e domingo. Analizando agora eu acho que entrei aqui mais de uma vez por dia todos os dias utéis de 2011 e alguns dias inuteis também. Até li varios posts repetidos… eu to achando que a internet tá com pouco conteudo ultimamente.

    well, feliz natal atrasado e um feliz ano novo para toda a familia gump! espero que 2012 seja de arrebentar. Intendi sua explicação sobre o analfabeto que quer ser escritor, mas na minha cabeça seu filme ta ali no top 10 de ansiedade para 2012 figurando ao lado de The dark knight rises, Os vingadores e o preludio de Alien que não lembro o nome agora.Grande abraço e sucesso em 2012

    1. Em 2011 foram 402 posts. Em 2010 foram 400. Em quantidade praticamente equiparou. O que parece que ocorre é que em 2010 eu consegui manter uma media mais constante de postagens, quase uma ao dia, enquanto em 2011, devido ao volume de coisas que eu tenho feito, sobra menos tempo e quando dá eu posto logo três ou quatro posts de uma vez.

  2. tarde Philipe, boa a retrospectiva de 2011, dificuldades todos temos, e devem ser superadas, o mundo gump ta de parabéns, sou espectador do mundo gump a uns 2 anos e  é um dos melhores sites de curiosidades e bizarrices que conheço, 2012 vai se bom sim e continue assim. feliz ano novo!!!

    ah, e to aguardando a 2ª temporada de zumbi!!!

  3. philipe fui um dos 5 primeiros a me manifestar sobre o zumbi premium, você me enviou um email padrão cuja resposta foi positiva e ainda não houve seu retorno para confirmar meu nome entre os poderão comprar o busto.

  4. Philipe ,eu como a maioria dos seus leitores temos certeza que esse curta pode não sair tão perfeito quanto você espera,mas que vai sair genial eu tenho certeza!
    Eu li o conto do cubo da felicidade e adorei o final.Feliz Ano Novo apesar de  particularmente não entender festa de reveillon ou contagem regressiva, cá pra nós eu me sinto totalmente um alien nesse dia.
    Continue sempre assim persistente,inteligente e criativo!
    Com certeza o Mundo Gump vai continuar decolando nesse 2012!

  5. Eu lembro do perrengue com o Google. Você chegou a ameaçar fechar o blog. Viu? Desespero não ajuda nada. Porém entendo que, naquele momento, foi mais para desabafar. Dito tudo isso, obrigado por seu blog, um dos mais originais do país. E feliz 2012. Eu estarei por aqui, deste lado, enquanto você estiver por aí. 🙂

  6. Prezado,

    Acompanho seu blog a algum tempo +- 1 ano , tenho ele linkado no meu blog e gosto muito do seu trabalho, espero de coração que seu 2012 seja bem melhor, sou contador de formação e trabalhei nesta área mais de 20 anos hoje estou na área financeira mas nunco me livro da contabilidade, sei que agora o leite derramado não volta mais, mas se precisar de qualquer ajuda ou dicas para evitar o que lhe aconteceu com antiga contabilidade fico a disposição.

    Um feliz 2012 para você e toda a sua familia….

    Grande abraço

  7. Philipe, parabéns mesmo pelo sucesso atingido em 2011. Acompanho o seu blog a bastante tempo, apesar de nem sempre comentar. Pode ter certeza que se pudesse, comprava alguma das suas esculturas, mas infelizmente ainda não tenho disponibilidade para isso.

    Porra cara, parabéns mesmo. Quando eu crescer quero ser igual você.
    Sério.

  8. Me parece que no final das contas, 2012 foi positivo pra ti, ja que, se houve muitos problemas, eles também  se resolveram (até um sobrinho chegou no lugar do tio!).

    Mas uma coisa que gostei de saber, foi o quanto os robos são burros . Como tradutora, fico muito aliviada em saber que por muito tempo ainda sera preciso um cerebro humano pra entender certas logicas,  certas piadas e sutilezas.

    E deve ser emocionante saber não soh que tu tem muitos leitores, mas também muitos leitores assiduos!

    Parabéns pela qualidade das tuas seleções e dos teus textos!

  9. 2011 foi um ano muito bom pra mim, tanto na vida pessoal quanto profissional, eu espero que em 2012 as coisas continuem indo muito bem, desejo a você toda paz e sorte do mundo, você é um cara muito inteligente, todo dia eu passo por aqui pra ler os seus artigos, tem histórias que eu já li e reli várias vezes. Aquele abraço. Peixe.

  10. Fala Phillipe, blza?
    Cara, te mandei um email, mas acho que não saiu…marquei pra receber uma cópia dele, e não recebi (o que confirma a minha teoria de não ter enviado…rs)
    Então, preferi escrever por aqui mesmo…

    Então, são duas coisas…a primeira eh uma pergunta, e a segunda é uma sugestão pra um post (Isso se vc quiser ler ne…rs)

    Bom, a pergunta…vi vc falando neste post que o Sci Fi fez um programa sobre o relato…queria assistir, tem algum lugar que eu consiga? Procurei de tudo que é jeito no youtube, no site, e não encontrei…lá no site tem uma lista com todos os episódios, mas não encontrei nenhum que se assemelhe ao relato. Pode me ajudar?

    A sugestão é pra vc fazer um post sobre a Deep Web…já ouviu falar? É uma internet onde os sites não são indexados pelos motores de busca dos searches como Google, Yahoo, etc…ou seja, são sites “invisíveis”. Podemos encontrar de tudo lá, de coisas boas como coisas macabras…
    Como vc tem um talento nato pra escrever e dissetar sobre os assuntos (é um dos melhores que eu já vi), seria bem bacana se vc fizesse um post sobre esse assunto…se vc quiser, é claro.

    Bom, valeu pela atenção…e um feliz 2012 pra vc e pra toda a sua família!

    Abraços!

  11. Adorei essa sugestão sobre a Deep Web, nunca tinha ouvido falar. Fica de olho, Phillipe!
    Um dos melhores posts foi aquele sobre a rádio do Fallout 3 (:

  12. Philipe,

    Não sei se está acontecendo apenas comigo, mas ao entrar em seu site, apareceu uma mensagem “Acesso Restrito” em inglês, e a página estava pedindo para digitar um Captcha…É bom verificar isso, pois você pode estar perdendo muitas visitas…

    1. Oi Paulo. Sabe dizer qual o navegador usado? E se sua internet usa ip fixo ou variavel? POde ser que o ip tenha caido numa faixa bloqueada pelo firewall.

  13. Grande Philipe, com a qualidade do seu blog, pode esperar mais crescimento em 2012 (isso se o mundo não acabar – clichê que ouviremos demais).
    Sucesso por aí e aguardando o filme… eehehe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Eu dei duro aqui

Com 15 anos de sangue suor e lágrimas, eu me esforcei para fazer um dos blogs mais antigos e legais do Brasil. Mis de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários, mais de 20 livros, canal, programa de rádio, esculturas... Manter isso, você pode imaginar, não é barato. Talvez você considere me apoiar no Patreon e ajudar o Mundo Gump a não sair do ar.
Ajuda aí?

Conheça meus livros

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.