Fazendo o Alien – parte 2

Olá pessoal. Aqui estou eu novamente com mais um update do boneco do alien.

Se você ainda não viu a primeira parte, ela está aqui.

Dando continuidade ao post do alien, hoje eu dei duro na escultura…

Com um arame fino eu trancei cada uma das estruturas das pernas e braços. Eu faço isso para a massa poder aderir melhor ao arame. Se não fizer isso, o arame corta a massa,  ou pior –  ela descola do arame.

Em seguida, eu modelei uma perna “nova” para o alien, mantendo as medidas da blocagem.


Depois que eu fiz uma perna, eu fiz a outra.

E então eu fiz o braços de apoio.

Coloquei a mão da blocagem nele para marcar o espaço enquanto não esculpo as mãos definitivas.

Coloquei alguns musculos ali no pescoço, para poder mais tarde ancorar a cabeça. E fiz o braço que faltava também. A mão é a da blocagem ainda.

Detalhe do braço.

A massa estava muito mole e é horrível trabalhar coisa muito fina como os dedos quando a massa está mole demais. Por isso, a mão da blocagem não vai servir.

Eu coloco a peça de lado e vou trabalhar em outra coisa muito importante. A cabeça do alien. Se o corpo ficar bom e a cabeça uma merda, o resultado é que parece que é tudo uma merda. Mão e cabeça são partes findamentais de qualquer escultura.
Peguei a cabeça da blocagem e comecei a mexer nela.

Adicionando detalhes na cabeça.

É uma perte muito legal essa de adicionar detalhes…

Com a massa cinza (uma massa poliesculp hard da FX arte que não existe mais) eu faço detalhes menos orgânicos.

Girando a massa sobre um pente fino, eu consigo criar esses conduítes.

Momento obsessivo compulsivo

Vista lateral da cabeça do alien. Estava ficando impossível de segurar. Por isso eu coloquei um pino na parte de trás e assei a peça.

Felizmente ela não rachou.

Peguei mais massa cinza e comecei a fazer os dentes.

Fazer dente é uma coisa que eu adoro.

Fiz os dentes da mandíbula inferior também.

Depois, eu usei um secador de cabelos para “assar” os dentes sem precisar gastar gás. è um macete bom, que funciona para peças pequenas e com pouca massa.

Em seguida, com a retífica, eu fiz  cinco furos nas costas do alien.

Neles espetei o arame de alumínio que é flexível e permite modelagem com a mão.

Com a massa comecei a modelar os detalhes.

Quando terminei de fazer esses tubos de respiração do alien, me dei conta que a cabeça batia nessa coisa estranha no meio das costas. A solução foi cortar fora o bagulho.

Comecei a detalhar as costas.

Eu fiz uma coluna vertebral nas costas do bicho, mas não gostei muito do resultado. Então arranquei tudo e fiz novamente de outro jeito.

Eu cortei o arame do rabo, para poder trabalhar nele mais facilmente.

Vou ter que fazer o rabo em duas etapas porque ele tem uma forma complexa onde cada vertebra é triangular.

Prendi a cabeça no corpo para ver como fica. É neste estagio que o boneco está agora. Amanhã devo refazer as mãos e pés, acabar o rabo e dar um trato geral no que esta pendente.


É isso aí. Espero que estejam gostando. Estou me divertindo muito com este boneco.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

    • Ah, véio. dessa eu discordo completamente. Isso aí qualquer um faz. Logico que tem que ter algum pré-requisito, como estar vivo, enxergar, ter um controle motor mínimo e tal. Mas eu penso que qualquer pessoa que anda e fala consegue fazer um boneco. Basta querer.
      Só que a maior parte das pessoas acha que não consegue. E nem tenta.
      Mas eu tenho certeza que elas conseguiriam se tentassem. Obvio que nunca sai de primeira (aliás, tem vezes que sai. Certa vez eu dei um curso que me impressionou muito, pois eu tive uma aluna que nunca tinha esculpido nada na vida além de trabalhos escolares e do nada a menina fez uma escultura absolutamente fodástica, em menos de 45 minutos) mas em geral, leva um tempo para pegar o jeito da massa. MInhas primeiras esculturas eram bem primitivas, levou um tempo para eu descobrir como fazer as coisas, os materiais, as ferramentas. Mas em termos praticos, não é necessário nenhum poder X men. Basta HSBC ( horas sentado com a bunda na cadeira)

  1. Cara tô babando aqui, muito bom! Philipe, sem querer pedir muito, o que você acha de fazer um tutorial básico para quem quer iniciar nessa arte? Seus trabalhos são ótimos.

    • Posso sim. Mas tipo, o que vc gostaria de ver neste tutorial? As massas? Os materiais de escultura? Como que prende o boneco na base e tal? Ou como pinta? Que tipo de tinta, pincel, acabamentos…
      Pergunto isso porque eu tenho tudo já pronto. (serio)
      Dependendo da sua duvida eu te indico o tutorial específico

      • Eu gostaria de ver ambos ^^ Mas minha maior dificuldade é na parte de fazer as armações e moldar a escultura no esqueleto, ou seja, os passos iniciais. Gostaria de saber mais também sobre as ferramentas, tipos de massas, arames, bases, tintas e etc… Valeu!

        • Aproveitando o tema, queria q vc desse dicas e macetes pra fazer detalhes,comecei a pouco tempo e ateh agora meu problema sao os olhos e dedos,e realmente fica uma merda,eh possivel um tuto com essa parte??
          Abr.

        • Eu costumo detalhar os materiais que eu uso nas esculturas nos posts. Eu recomendo dar uma olhada no post do lobisomem sinistro, e no viking warrior. Eu falo de acabamentos e tintas nos dois.

  2. Oi Philipe, Ta ficando muito maneiro!!! Tenho pavor do Alien des de pequena, rsrsrs, sempre torci pro predador, pq acho que o Alien parece uma Baratona super evoluida e gosmenta!!!
    Sabe uma coisa que acho que seria um desafio pra vc?!?! (e acho que ficaria absolutamente fantástico) … se vc fizesse um Transformer bem lindão com todas aqueas zilhões de partes mecanicas que fazem parte deles! Fica a sugestão!
    Bjos Juju

    • Um transformer de massa? Bota desafio nisso!
      Quem sabe um dia eu chego neste nivel. Atualmente eu tenho certeza absoluta que eu não conseguiria.

  3. Você faz isso tudo parecer tão simples, suas esculturas me incentivam a tentar um dia fazer algo parecido. Tá ficando lindamente assustador o seu Alien, louco pra ver as próximas etapas. Abraço.

    • Cara mete bronca. Não é uma coisa de outro mundo. Se eu consigo, qualquer um consegue. Obvio que ainda tenho que comer muito arroz com feijão para chegar num nivel dos caras prós, como o Helder, o Martin Canale, o Alex Oliver, e tantos outros. Alguns, como o Philippe Faraut, eu acho que não chegarei nem perto jamais, mas e daí? O lance é não olhar o fim da escada, (até porque ela não acaba nunca). Eu olho o proximo degrau, e tento no proximo não cometer as cagadas que cometi neste.

  4. Meu momento Jô Soares: “Sem querer ser chato, mas já sendo”…

    …por qual motivo você não esculpe os modelos em tamanho maior? Eu sempre acho que você faz eles muito pequenos, e penso que isso deve dificultar pra caramba nos detalhes… Tem alguma razão específica?

    • Eu nunca faço um boneco que não caiba na lixeira, hahaha.
      Mas sério, uma boa razão dos meus bonecos serem pequenos é que eu comecei na escultura com as miniaturas de 25mm, então perto delas, esses bonecos são gigantescos.
      Mas a razão real, é muito prozaica: Grana. Bonecos grandes consomem muita massa. A massa que eu uso é uma polyclay, que além de cara (só agora surgiu uma nacional, na faixa de 50 pratas cada caixinha) necessita de forno para assar e o forno limita bastante a dimensão da peça. Depois de fazer, tem o lance de guardar. Se eu faço peças grandes, acabarei sem espaço pra elas, o que será um problema.
      Mas nem tudo é pequeno. O viking warrior tem mais de 20cm de altura. Este alien tem de uma ponta a outra, quase meio metro.
      Realmente, fazer maior seria mais simples na questão dos detalhes, né? Mas o lance da dimensão é esse, se eu aumento a escala melhora os detalhes, mas faz as coisas sairem mais caras e complica mais o meio de campo.

  5. Oi Philipe, gosto do seu trabalho. Agora (não é uma crítica, apenas uma observação), achei que a cabeça está um pouco pequena demais em relação ao corpo. Pode ser impressão minha, ou apenas por causa da perspectiva das fotos. Mas a primeira foto com a cabeça não me deu essa impressão, sendo que nas outras todas eu achei isso muito forte.

    Abraço.

    • EU acho que pode ser alguma coisa da profundidade da lente de macro. Dá umas distorções. O braço parece gigantesco em algumas fotos tb. Olhando aqui de lado, ao vivo, a cabeça não me parece tão pequena. Vamos ver se nas proximas fotos eu consigo um ângulo que dê pra ver melhor. Seu comentario até me deu a ideia de fazer uma foto estereoscópica do alien, para podermos ver em 3d. Ia ser legal, hein?

  6. boa. Ta muito bacana esse trabalho.

    Achei que vc ia fazer aquela boquinha interna! =D
    sempre gostei de desenhar os aliens com uma boca parecida com a do Violador inimigo do Spawn, que eh um “boca aberta”, assim da pra colocar la a boca interna.

    Vendo como esta agora o Alien nem parece um predador, os dentes sao de herbivoros e ele esta sem garras e com patas parecidas com de cavalo na parte traseira. Mas nos esquecemos que o Alien nao e conhecido por matar com mordias, acho que suas maiores armas sao o acido presente no organismo todo, o rabo afiado e a boquinha maldita que salta pra fora, hehe.

    Mas o melhor eh ir vendo esses passo a passo como voce vai evoluindo o bicho ate chegar no ponto certo… e surpriendente. Infelizmente eu nao tenho os dom, mas ainda bem que tenho alguem pra mostrar isso, um processo de criacao muito gostoso de acompanhar. Parabens cara!

    • O alien tem uma dentição de onívoro no caso dos machos estéreis e uma dentição de carnívoro na rainha. (sempre me questionei a logica disso). Mas os caninos estão lá. (minha escultura não está muito bem feita, eu sei, mas eu tive medo de exagerar nos dentes caninos.
      Eu tinha feito a boquinha, mas fiquei pensando na relação do alien com a boca escadarada numa pose que não é de ataque. Achei que não ia ter muito a ver, pareceria uma forçada de barra e por isso deixei a boca entreaberta (que vai ser um pesadelo desgraçado para pintar)
      Os pés não são de cavalo, é que eu não modelei eles ainda.

      • Eu também ia falar da “língua com dentes” que ele tem, mas teu argumento é bem coerente. Agora, uma coisa que ia ficar massa seria fazer a baba (os aliens vivem babando, como na cena clássica em que ele chega com a cabeça pertinho da Ripley, babando litros e depois se afasta).
        O boneco tá ANIMAL! Parabéns, Philipe!

  7. Eu quero tentar fazer algum boneco.. há algum tempo atrás, quando começou a moda dos biscuit, eu chegeui a fazer algumas coisas até o dia que eu fui fazer um pezinho de uma garotinha com uma sandália do tipo Melissa e fiquei totalmente frustrada pq não tinha como fazer detalhes realistas…o pé ficou lindo, mas a sandália me fez desistir de continuar garotinha… qual é a massa com melhor custo x benefício pra podermos aprender (começar) a modelar?

    • O problema do biscuit é este. Dá pouco detalhe, porque tem uma tendência orgânica muito grande. A massa que eu acho ideal é polyclay. É tipo uma massinha e quando vc acha que esta bom, coloca no forno do seu fogão por 30 minutos e pronto. Ficou dura e pode pintarm lixar, furar, etc.

  8. Muito bom cara… Super ancioso pra ver o final, a coluna do alien ficu muito boa.
    Seria massa tb se a cabeça dele tivesse a forma de quando ele misturou o DNA com um Predador.
    Vendo todo o processo (q por sinal ficou muito bem explicado e detalhado) deu vontade até de esculpir tb xDD.
    Bom trabalho cara!!

  9. Po, cara… Como dito anteriormente, bem que você poderia dar um tutorialzinho, não é? Tipo, falar um pouco das massas, ferramentas e tal. E ensinar a fazer algo bem simples.  Gostaria de aprender sobre isso, mas imaginoi que os cursos devem ser super caros.

  10. Cara tenho que comentar esse boneco. Eu sempre babo aqui quando você vai colocando o passo a passo dos bonecos. Muito bom o seu trabalho… Mas deixa te perguntar uma coisa, sei que você começou fazendo aqueles soldadinhos de guerra e tal. Ja pensou em fazer um curso? Mas tipo, você ministrar um curso de escultura? Que seja apenas um desses soldadinhos.. só para termos um contato mais serio sobre o processo. Tenho muita vontade de fazer alguma coisa desse tipo e reconheço em você a autoridade de um cara que sabe do que fala.

    Parabéns pelo teu trabalho… Eu é que me divirto com as fotos.
    Abraços

    • Eu dei um curso de escultura de personagens na Azimuth, em Copacabana, que era parte do curso de formação em criação de personagens. Mas atualmente, não estou dando curso em lugar nenhum em vurtude de outros compromissos profissionais.

  11. Noossa cara, você é realmente muito bom nisso. Umas dicas de bonecos que eu daria pra voce fazer seria o Dobby ou o Bicuço do Harry Potter (Eu sou muito muito muito fã de harry potter ^^), o bicuço seria realmente legal :D
    Parabéns pelo trabalho!
    Abraços!!
    Laura 

  12. O boneco tá ficando muito maneiro, quando terminar vai ser item de colecionador.
    Tava curioso sobre como fazer esse tipo de trabalho e fui procurar no google umas dicas. Caí de volta aqui http://www.mundogump.com.br/dicas-rapidas-para-fazer-toy-art/
    Essas dicas já me ajudaram a saber por onde começar, muito obrigado.

  13. Como sempre adoro ler seu blog quando tem bonecos novos , adoro esse making of hahahahaha , mas ainda quero ve-lo modelando um corpo feminino , como aquele q vc postou a um tempo atras da pegada mais steampunk, seria legal ver.

  14. Menino, vc é MUITO bom!!!!! Fiquei babando com seu Alien, um primor!!
     Parabéns pela perseverança e talento, pq se fosse eu “matava”  o meu Alien no primeiro minuto de contrariedade, pois paciencia e percistencia não são qualidades que possuo, infelizmente!!!!

    Vc deve ver muitos livros de anatomia. né? Pq vc é muito detalhista nos detalhes anatômicos das suas esculturas!!!

    Parabéns de novo!! Abraço! Fabi

    • O alien é o tipo de boneco bom para caras com tendências obsessivas, hahaha. Ele tem muitas possibilidades de detalhamento, né?
      Eu tenho sim algum material de anatomia por aqui.

    • Antigamente eu fazia esculturas para as fabricas de miniaturas. Depois que parei de fazer isso, eventualmente, eu faço esculturas comissionadas. Essas não ficam comigo. Vão para o cliente. Mas em muitos casos, como estes bonecos dos artigos, eu acabo ficando com os bonecos pra mim, e vou amontoando eles num armário aqui de casa.

  15. Pow, Philippe! Sem duvida, é uma das esculturas mais detalhadas das que você já fez. Anota aew, 60730115, pode enviar pra cá via Sedex, heheheheheh… eu pago o frete!

  16. Eaí, Phillipe, beleza? Eu tenho uma sugestão! Se você for pintar a peça depois de esculpir, como você planeja fazer o crânio? Será que não ficaria legal tentar fazer uma espécie de crânio por dentro e depois usar uma massa que fique transparente? Prá dar um efeito mais ou menos como esse, olha só: http://www.mwctoys.com/images/review_18alien_3.jpg     http://www.ferinha.com/wp-content/uploads/2010/09/usb-alien.jpg
    Só não precisa ser tão exagerado como o primeiro!
    Valeu aí Phillipe, e como sempre, é só uma sugestão :)

    • É uma boa sugestão. O probema é que eu ja modelei a cabeça. Para fazer isso eu teria que destruir uma parte dela e remodelar, depois criar uma forma na medida exata e fazer um mini vaccum forming com estireno transparente, que eu não tenho aqui. TAlvez d~e para fazer com resina de poliéster… De fato, esta é uma boa ideia. O problema é que no decorrer da saga do alien, nem todos tem esta cabeça com transparência. Alguns aliens tem a cabeça sólida, como naquele que o Predador apertou uma espécie de tela, lembra?

    • Tenho das poucas que restaram. Eu ja fiz muuuuitas esculturas, mas como antigamente eu não cuidavam bem das minhas coisas, perdi muitas, porque elas iam quebrando, empoeirando e acabavam parando no lixo. Toda vez que eu me mudava, acabava jogando muita coisa fora. Antigamente, não tinha a facilidade de câmeras digitais que se tem hoje, e tirar foto significava gastar grana com revelação. Resultado, grande parte das coisas que fiz no início se perderam para sempre.

  17. Opa Philipe…beleza? então cara, to curtindo muito tua escultura, essa pra mim está sendo a mais bem feita que ja ví,você deve ter uma paciencia hein?Mas então tá Philipe só passei pra da um elogio,e se puder dar uma olhada no meu blog eu agradeço mais  ainda.O link ta aí(se quiser linkar ele no seu eu agradeceria muito, mas acho que é pedir demais) http://www.axodificil.blogspot.com

    • Valeu o link, João. Eu sou bem menos paciente do que deveria ser, hehe. Tem vezes que as coisas não dão certo e eu taco na parede.

  18. Nossa, seu trabalho ta muito bom! Não vejo a hora de ver ele pronto!
    Por falar em Alien, aqui no shopping da minha cidade tinha uma estatua, em tamanho real!
    Imagina o cagaço que eu fiquei!  Dava medo até de chegar perto  rs.

  19. Philipe, esta ficando animal, como todas as outras!!!
    Eu sempre visito o mundo gump e gosto bastante dessas coisas, trabalhos manuais e tal, tanto que foi vendo seu trabalho que eu estou começando a fazer minha primeira escultura. 
    Comprei a clay e as ferramentas na dimclay e estou fazendo um alienigena.
    Estou ainda terminando a cabeça e estou ficando bem feliz com o resultado, sendo que é minha primeira tentativa. Assim que tiver mais tempo vou fazer o esqueleto de arame e terminar de fazer o corpo todo.
    Continue logo esse Alien pq eu já estou ansioso logo para ver como vai ficar!
    Abs

    P.S: Segue uma foto de como esta ficando meu alienigena.

  20. olá..meus parabéns pela escultura… adoro o desenho do Alien…uma dúvida: Qual é a melhor massa para modelar na atualidade e onde consigo?

     

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

714
Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

Miniaturas que custam mais caro que carros de verdade

0
Essas miniaturas incríveis vão te chocar pela absoluta precisão e qualidade, mas também pelo seu preço. Seu valor é de um carro real.

Petrov: 5 curtas que farão você ficar de queixo caído

0
Alexander Petrov é um artista que desafia a compreensão. Capaz de pintar filmes inteiros apenas usando os dedos e tinta à óleo sobre vidro...

A mulher que pinta em baratas

0
Pintando em baratas essa artista pretende se destacar na multidão. Você teria uma barata decorando sua casa?

A vingança do artista

2
Em 1937, as multidões faziam fila nos salões do museu Boymans em Roterdã. O povo se acotovelava no estreito espaço para admirar uma obra de pequenas dimensões na parede. Uma pequena placa indicava a obra: "Cristo...