Quanta informação o cérebro humano pode armazenar?

Sharing is caring!

Mesmo com tantos estudos, a mente humana continua sendo um mistério, o que torna impossível comparar o cérebro com um computador
Autor: geralt / Fonte: Pixabay

Se a gente já fica espantado com a capacidade de memória das máquinas que vêm surgindo nos últimos anos, capazes de armazenar tantos terabytes que fica até mesmo difícil de mensurar, imagina se tivéssemos de fato noção do poder do cérebro humano. 

Enquanto um cartão de memória de 128GB pode armazenar cerca de 16 mil fotos, é bastante complicado descrever quantas imagens cabem na memória do homem. Certamente, muito mais do que 16 mil fotos, e mesmo assim, parece que não somos capazes de acessar isso tudo dentro da nossa mente, não é mesmo? Isso porque a maior parte do que guardamos fica na memória implícita, no nosso inconscientemente.

A verdade é que qualquer tentativa de quantificar o que o cérebro pode guardar trata-se de uma ilusão. Não há estudo no mundo capaz de dar essa resposta. Embora diversos cientistas tentem chegar no número que indique a capacidade de armazenamento de um cérebro – e alguns até estimam que a gente possa guardar cerca de 1 petabyte (PB), ou seja, 1 quatrilhão de bytes -, é impossível comparar a mente humana com um computador. 

Se o cérebro humano puder guardar 1 PB, significa que toda a informação disponível na internet caberia dentro de uma única mente. Incrível, não é mesmo? Obviamente, se esse cálculo chegar perto de ser verdade, não somos capazes de acessar toda essa informação. 

Agora você deve estar pensando: “Ok! Já sei que minha mente é incrível, mas minha memória consciente é bem limitada. Como posso expandir essa capacidade ao menos um pouco?”

Sabia que bom-humor permite que o cérebro funcione melhor?
Autor: GraphicMama-team / Fonte: Pixabay

  1. Se exercite! – Fazer atividade física aumenta as conexões entre os neurônios;
  2. Come bem! – Os alimentos podem ajudar ou atrapalhar, o açúcar, no caso, é o grande vilão;
  3. Se desafie! – Quando você enfrenta novos desafios você aumenta a flexibilidade do cérebro;
  4. Durma bem! – Finalmente algo fácil. Sabia que sonhar é importante para fixar os acontecimentos na memória? Durma 8 horas por dia;
  5. Ouça música! – Mais uma fonte prazerosa para turbinar o cérebro. Ouvir música ajuda a melhorar a memória;
  6. Jogue poker! Devido à alta exigência de estratégias, é considerado um dos jogos com maior benefício cognitivo;
  7. Faça palavras cruzadas! – Essa atividade pode até mesmo diminuir os efeitos do Alzheimer;
  8. Não acumule tarefas! – Pessoas multitarefas tem o desempenho cerebral reduzido;
  9. Beba café! – A cafeína deixa o cérebro mais alerta na hora de aprender e ajuda a memorizar;
  10. Cultive o bom-humor! – O bom-humor permite que o cérebro funcione melhor;
  11. Saia com amigos! – Ter vida social ajuda a manter uma boa memória. Pessoas que saem têm melhor desempenho cognitivo.

Comments

comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VEJA TAMBÉM