Já pensou ter a garantia de uma boa visão mesmo com a chegada dos cabelos brancos? É muito comum que com o passar dos anos e a terceira idade batendo na porta a visão seja afetada. Uma das doenças mais comuns nos idosos é o glaucoma, que leva à cegueira irreversível. SOS!!!
Mas, calma! Estudos vêm revelando que o açafrão, também conhecido como cúrcuma, pode ajudar a prevenir a perda da visão. Incrível uma raiz natural agir como remédio caseiro para essa prevenção, não é mesmo?
E você ainda nem vai precisar viajar até a Bósnia para deixar a famosa senhora Hava Cebic lamber seus olhos em busca de cura. Embora essa seja uma das especiarias mais caras, ela é facilmente encontrada por aqui.
É isso que os cientistas no Centro do ARCO de Excelência na Ciência da Visão e na Universidade de L’Aquila, na Itália, têm concluído. Além de impedir que as pessoas percam a visão em idade avançada, a raiz pode reverter doenças que levam a cegueira.
O professor Silvia Bisti é o coordenador da pesquisa que concluiu que essa especiaria melhora a função da retina significativamente e ainda fortalece os movimentos visuais. Para chegar nesses resultados, os voluntários ingeriram 20 miligramas de cúrcuma todos os dias por três meses.
A raiz já é uma velha conhecida do Oriente por ser fitoterápica. Há indícios que ela seja utilizada por mais de 4 mil anos pela medicina Chinesa.
Além de ser conhecida como um anti-inflamatório natural, ainda, a cúrcuma serve para prevenir a morte das células, já que é um antioxidante e aumenta a quantidade de oxigênio no organismo. Nos olhos, especificamente, ela evita a degeneração da mácula e fortalece os vasos sanguíneo e a retina.
Essa raiz é uma rica fonte de potássio, vitamina C, vitamina B6, ferro, cálcio, proteínas, manganês e magnésio. Por conter todos esses nutrientes, ela ajuda a controlar a pressão arterial, prevenir derrames, fortalecera imunidade, controlar o colesterol, prevenir a anemia, metabolizar a glicose, entre outros benefícios. Estudos estão sendo feitos sobre o poder da cúrcuma para o coração, cérebro e até mesmo para tratamentos de câncer e depressão.
A indicação é consumir 20 miligramas por dia. Basta misturar em um copo com água e beber. Ainda, você pode usar a cúrcuma como tempero em diversos pratos, especialmente se não conseguir beber com água. Um pouquinho do alimento pode colorir suas refeições. Experimente deixar o arroz amarelinho para usufruir de tantos benefícios da raiz.
Se você não gosta do sabor tão característico do açafrão, a melhor forma é através da suplementação. Mas, antes de sair por aí errando nas doses e se colocando em risco, consulte seu médico.
Fonte: https://www.news-medical.net
Philipe, o artigo original se refere ao “Açafrão Verdadeiro” (Crocus sativus) que custa uma grana alta. No seu post você utiliza o “Açafrão da terra” (Curcuma longa), ou cúrcuma. Ambos são muito diferentes um do outro. Embora a cúrcuma tenhas ótimas propriedades, não é ela a que o artigo original se refere.