Os padrões de sono nos mamíferos

Tirando o fato de que tenho acordado na ultima semana no meio da madrugada cada vez mais convencido de que há alguma coisa ruim que vai acontecer no mundo,  uma sensação que vem me causando um horroroso incômodo (geralmente ocorre comigo antes de algum terremoto ou tsunami) eu ando sentindo um sono horroroso. Não sei porque. Talvez eu esteja apenas ficando velho, muito embora eu sempre tenha acreditado que os idosos dormem menos, haja vista que basta passar na porta de qualquer banco cedinho, para ver idosos conversando em fila na porta do banco ou nas padarias, ou ainda, praticamente abrindo as praças.

Minha sensação é que se eu deitar eu consigo dormir – fácil – uns dois dias seguidos. Tem um cansaço acumulado que nunca vai embora. Eu estaria mais preocupado com isso se não tivesse feito um checkup completo neste ano e comprovado que meu coração pelo menos está funcionando bem. Talvez seja só uma questão psicológica, afinal, a verdade nua e crua é que o mundo não está legal o suficiente para valer à pena querer ficar nele. “A doença, a discórdia, a ganância e a Guerra” estão aí.  Uns mergulham nas drogas para se alienear, outros buscam apoio em cultos e micro-bolhas sociais, há os que se mudam de mala e cuia para o “mato”, outros só querem dormir e usar seu sono como um tipo de Matrix.

Mas falando em sono, todos os mamíferos estão marcados por esta característica.

A gente pode pensar que os gatos dormem muito.

De fato dormem. Eles ficam apagados um pouco mais de 12 horas por dia, ou mais da metade do seu tempo. Agora, um urso coala passa 21 horas de cada dia dormindo! É o verdadeiro rei da soneca.

Giulia De Amicis criou um grande gráfico que detalha como diferentes animais (principalmente mamíferos) dormem, do coala ao elefante, que dorme apenas algumas horas por dia.

Os dados são da Sleep Foundation . O que é surpreendente é que não parece haver uma explicação científica concreta para explicar por que algumas espécies precisam de muito mais sono do que outras.

Os reis da insônia

É interessante ver onde nós nos localizamos nessa listagem.
Pra mim, foi uma grande surpresa ver como os elefantes praticamente estão o tempo inteiro acordados, o que é surpreendente, na medida em que na sua evolução, devido ao tamanho eles têm pouco a temer de predadores naturais e poderiam passar mais tempo dormindo.  Então eles parecem ser os reis da insônia;

Fora nós mamíferos, o sono fica ainda mais estranho: Sabe-se que os pássaros podem dormir com metade do cérebro enquanto a outra metade está acordada, então alguns deles podem até dormir enquanto voam. As cobras dormem de olhos abertos, porque não têm pálpebras. Não é à toa que esses dados são limitados aos mamíferos, já que o sono em outros tipos de animais é muito difícil de estudar.
Você pode ver o gráfico em tamanho maior em Moss and Fog .

Falando em sono, ontem eu postei o curioso video do cara que estava dirigindo e dormiu com o carro parado num sinal de trânsito. Parece até que foi contaminado pela misteriosa epidemia de sono da Russia

 

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. Interessante matéria.

    Me lembrou de minhas leituras sobre o surto da encefalite letárgica, ou doença do sono como é conhecida nos quadrinhos Sandman, que ocorreu entre 1910 e 1915.

    E há um livro chamado “Tempo do Despertar” que inclusive virou filme com Robert De Niro e Robin Williams contando sobre a doença.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertismentspot_img

Últimos artigos