Os mistérios do Faroeste que conquistaram o mundo do entretenimento

A imagem de um xerife em uma paisagem desértica e pronto para um duelo com certeza não é estranha para você. O Faroeste, também conhecido como Oeste Selvagem ou Velho Oeste, é uma região histórica dos Estados Unidos, no Mississippi, com um passado marcado pela ausência de leis, condições climáticas extremas, falta de recursos, colonização e, claro, muitas lendas. 

Hoje em dia, a realidade da região é bem diferente, mas ela continua associada a alguns dos principais mistérios mundiais. E você sabia que muitos deles ainda não foram resolvidos? Assim, esse cenário transformou o Velho Oeste em uma grande fonte de renda no mundo do entretenimento, com produções de todos os tipos. Desde filmes e suas trilhas sonoras até fóruns online, este é um dos temas preferidos do público. 

Um universo que dominou o entretenimento 

Os enigmas do Velho Oeste inspiram a cultura pop até os dias de hoje, sendo um dos grandes focos do entretenimento mundial. Na verdade, por conta da sua popularidade e grandes produções, o Faroeste tornou-se uma classificação de gênero de filmes. Alguns dos mais famosos são “Os Imperdoáveis”, com direção e atuação de Clint Eastwood, e “Bravura Indômita”, que já conta com duas versões. 

Mais recentemente, o universo dos jogos também entendeu o potencial do Velho Oeste e passou a investir no tema. Jogo de referência entre gamers de todo o mundo, “Red Dead Redemption” é uma produção desenvolvida pela Rockstar San Diego que se desenrola nas regiões oeste dos Estados Unidos e noroeste do México. Com jogabilidade de um antigo fora da lei na terceira pessoa, esse game reúne elementos marcantes do Faroeste, com muitos combates e cavalos como meio de transporte. 

Outro exemplo da influência deste tema são as máquinas caça-níqueis, também conhecidas como slots. Websites como o da Betway disponibilizam jogos de roleta virtual foco no Faroeste, incluindo no seu portfólio slots como “Western Gold 2 – Double Barrel” e “Western Wilds”, alguns deles com jackpot. Desse modo, enquanto jogam os usuários podem explorar os fascínios e mistérios do Velho Oeste.

Já com uma visão distinta daquela geralmente apresentada sobre a região, o jogo temático “Wild West Dynasty” se concentra na colonização do Velho Oeste. Lançado em 2022 e desenvolvido pela Moon Punch Studio, esse simulador de construção de cidades está disponível para PC. 

Por fim, para quem prefere séries, também há opções que apresentam a região como cenário de fundo. Lançada em 2018 e com cinco temporadas até o momento, “Yellowstone”, uma produção da Paramount Network, é uma trama que conta a história da família Dutton e de sua fazenda ao longo dos episódios. 

Os mistérios ainda não solucionados 

No que diz respeito às incógnitas relacionadas ao Velho Oeste, uma das mais populares é a da mina de ouro de Ben Sublett, uma figura não fictícia. Na verdade, as minas de ouro são conhecidas por acolher alguns dos enigmas do mundo, mas este mistério é um pouco diferente. 

De modo geral, a lenda afirma que Sublett tinha uma riqueza inexplicável, gerando várias questões quanto à origem da sua fortuna. Acreditava-se que a fonte dos recursos fosse uma mina perdida, já que Sublett desaparecia da cidade e voltava com dinheiro. Além disso, especulava-se que a mina escondida pertencia aos espanhóis ou povos indígenas, possível fruto da boa relação de Sublett com a população Apache. No entanto, até hoje não se sabe qual é a localização da mina. 

Outra das histórias sem resposta é a do paradeiro de Butch Cassidy, um dos mais famosos fora da lei do Faroeste. Embora atualmente as técnicas de roubo sejam essencialmente tecnológicas, Cassidy foi líder da famosa gangue “Wild Bunch”, conhecida pelos seus assaltos. Diz-se que Cassidy faleceu em 1908, mas várias teorias e pessoas discordam deste final. Alguns chegam a acreditar que o ladrão voltou para os Estados Unidos e viveu uma vida no anonimato e na riqueza. 

Uma região com muito para descobrir, graças às suas lendas e mistérios, os curiosos também podem saber mais por meio de livros como os quadrinhos da “Trilogia Gatilho”, com roteiro de Carlos Estefan e desenhos de Pedro Mauro, e “Cimarron”, de Edna Ferber. Entre tantas histórias envolventes, o Faroeste permanece uma das regiões mais misteriosas do mundo, recebendo muitos turistas e dando origem a algumas das produções mais famosas do entretenimento. Como podemos ver, desde a sétima arte até os videogames, opções de entretenimento não faltam quando o assunto é o Velho Oeste.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertismentspot_img

Últimos artigos