Os Incríveis animais prateados

A natureza é surpreendente em sua multiplicidade de formas, cores e características gerais. Um bom exemplo disso é esta pequena coletânea de animais prateados. Eu já tinha feito aqui coletâneas de animais azuis, animais vermelhos, animais albinos, animais bizarros e até de animais transparentes. Para aumentar nossa coleção de bichos estranhos, aqui está a coletânea de animais prateados.

1- Raposa prateada

Ela tem este nome porque dependendo da forma como a luz do sol pega sobre seu pelo cinza, ela dá reflexos prateados. Uma coisa interessante sobre as raposa prata é que ela tende a ser mansinha. Ocorre que em 1959 um cientista chamado Dmitry Belyaev começou a fazer experiências genéticas cruzando raposas para obter uma linhagem domesticada da raposa. Assim, surgiram as prateadas, que são dóceis como cães, além de muito bonitas.  Gradualmente a pelagem das raposas dóceis começou a perder seu brilho prateado, mas ainda existem bons exemplos dessa raça criada com a ajuda do Homem.

2- Cobra Prateada

Algumas espécies de cobras tem escamas tão brilhantes que sob a luz correta, parecem formar um animal realmente prateado.

4- O Lagarto Prateado

Do esmo jeito que as cobras parecem brilhar como prata de acordo com a luz sobre suas escamas, algumas espécies de lagartos também conseguem fazer isso.  Olha que maneiro:

Dependendo de como a luz incide, além de prata ele consegue até fazer a difração da luz, parecendo também a superfície de um CD! Estes lagartos prateados são nativos da Australia. Acredito que a alta intensidade luminosa local dê uma função para as escamas prateadas destes animais.

5- O Sapo prateado

O sapo prateado é raro e foi encontrado por James Gunter numa poça de lama próximo a uma região árida da África. Acredita-se que ele desenvolveu essa cor cinza prateada para evitar que o sol o esturricasse. Como s anfíbios respiram parcialmente através da pele, conter a desidratação é um fator fundamental para sua sobrevivência.

 

Existem também espécies de pererecas que desenvolveram o mesmo mecanismo.

 

6- Peixes reflexivos

Provavelmente, na natureza o animal mais comumente repleto de cobertura reflexiva deve ser o peixe. Há milhões e milhões de espécies de peixes cobertos com escamas praticamente cromadas. A razão disso, é que a superfície prateada que os recobre funciona como uma espécie de escudo de invisibilidade. Ela também permite que reflexos de luz atinjam um cardunem, produzindo uma perturbação ótica capaz de confundir seus predadores.

Algumas espécies de truta são tão reflexivas que são apelidadas de “Trutas cromadas”:

7- Aranha prateada

Esta belíssima aranha caranguejeira é repleta de pelos prateados o que lhe confere um sensacional visual. Ela não é a única aranha prateada que existe, como podemos ver nessa outra aranha abaixo.

Algumas vezes, as aranhas só são prateadas no abdômen. Acredita-se que isso facilite sua ocultação entre as plantas, pois a forma arredondada e brilhante de seu abdômen poderia confundir um passarinho a pensar que ali estava uma gota de orvalho brilhando ao sol.

8- Mosca prateada

Algumas espécies de mosca são realmente prateadas. Outras vezes,seus corpos refletem um brilho peculiar que chegam a nos dar uma dimensão de como poderiam ser pequenos robôs exploratórios.

9- Traça prateada


A esta traça chama-se popularmente de “peixinho prateado”. Isso porque as traças tem sua peculiar forma de andar, movendo o corpo de forma sinuosa que lembra o ondular de um peixe. Ela é coberta de pequenas escamas que funcionam refletindo a luz. Eventualmente a traça pode perder algumas dessas escamas e isso faz com que ela pareça coberta com purpurina.

10- Borboleta prateada

As asas das borboletas são recobertas de pequenas escamas que de acordo com sua forma, podem refletir a luz. Por isso existem borboletas que parecem prateadas e outras cobertas de purpurina. Seus tons vão do prateado aos verdes iridescentes, aos azuis prateados.




 

Bônus 1 – A formiga prateada

Olha só que bicho incrível esta formiga prateada. Ela chega a parecer cromada quando vista à distância. Um belíssimo animal. Ainda não consegui descobrir a espécie.

 

Bonus – O bicho mais prateado da face da terra? 

Não sei se este besouro é o animal mais prateado da face da Terra, mas certamente ele estaria concorrendo com vantagem. Olha só para o espelho que é esta carapaça:

De acordo com o site do Smitsonian Institute, este besouro é realmente a criatura mais reflexiva da natureza, pois suas 70 camadas de quitina na carapaça conseguem refletir a luz em todo o espectro visível. Como se já não bastasse, esta incrível demonstração da natureza se apresenta em duas variações. Há este aqui que é o prateado e tem um parente dele, que é igualzinho, só que reflete em dourado!
 Eles são nativos da Costa Rica.  Há inclusive um estudo científico se óptica que usa esses besouros para medir a luz, dada a capacidade de reflexão desses pequenos espelhos vivos.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. interessante, esses besouros parecem joias vivas.
    o foda é começar a catar esses besouros para a confecção de joias, a já era a especie.

  2. Quando vi esses animais, a impressão é de que eles se preparam para arrasar na night!!

    Puro luxo!!

    Com relação ao último, o besouro, alguém saberia dizer se há ou havia uma espécie semelhante do Egito? Me lembrou os escaravelhos que vemos nas histórias dos faraós.

  3. Beleza, agora conseguimos um exemplo de como seria o resultado de uma “saida pós bebedeira” da Formiga Atômica com o Surfista Prateado … XD

  4. Belos bichos, eu conheço a formiga se for ajudar:

    É a formiga prateada do Saara (Cataglyphis bombycina), como o nome já diz, la vive no deserto do Saara, essa camada prata que ela desenvolveu foi para que pudesse suportar as altas temperaturas de lá.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos

Gripado

O dia da minha quase-morte

Palavras têm poder?