Olha que história bizarra:
Cirurgiões de um hospital na Lituânia passaram mais de três horas tentando salvar a vida de um homem que, por algum motivo, engoliu mais de um quilo de objetos metálicos no último mês.
A mídia lituana relatou recentemente o caso chocante de um homem que chegou ao Hospital Universitário Klaipėda, no porto báltico de Klaipeda, reclamando de fortes dores abdominais, mas convenientemente não mencionou que engoliu mais de um quilo de objetos de metal nos últimos 30 dias.
Um exame de raio-X revelou que o estômago do homem estava cheio de objetos de metal de todas as formas e tamanhos, incluindo pregos, parafusos e lâminas. Eles prepararam o homem, cuja identidade não foi revelada, para uma cirurgia de emergência e passaram mais de 3 horas removendo os objetos de metal.
“Nunca vimos nada assim”, disse Algirdas Slepavicius, cirurgião-chefe do hospital Klaipeda, a repórteres locais .
Os cirurgiões do Hospital Universitário Klaipėda já removeram diversos corpos estranhos descobertos no trato gastrointestinal das pessoas, então eles são bastante comuns, como engolir uma moeda, ou um anel… Mas a grande quantidade encontrada no estômago deste homem lituano tornou o caso sem precedentes. Cerca de 80% dos corpos estranhos são eliminados naturalmente, quase 20% deles são removidos por via endoscópica e menos de 1% requerem cirurgia.
Embora o procedimento em si não seja muito complexo por natureza, a grande quantidade de objetos metálicos no estômago do paciente o tornava difícil. Os médicos temiam que os objetos pontiagudos pudessem perfurar o estômago e colocar sua vida em risco, então eles operaram o mais rápido possível.
Foto: Hospital Universitário Klaipėda / Facebook
O procedimento demorou três horas para ser concluído, durante as quais eles removeram dezenas de objetos, variando de alguns milímetros a 10 centímetros de tamanho, incluindo pregos, parafusos e lâminas. O tempo todo, os médicos usavam a máquina de raios-X para se certificar de que removiam todos os objetos metálicos, até os menores.
Os médicos não conseguiram descobrir muito com o paciente sobre por que seu estômago estava cheio de metal, mas, aparentemente, ele começou a engolir os objetos metálicos há cerca de um mês, bem na época em que parou de beber álcool …
O paciente não identificado está em condição estável após a cirurgia e recebeu assistência psicológica.
Foto: Hospital Universitário Klaipėda / Facebook
Tempos atrás eu fiz um post sobre pessoas que possuem uma condição patológica chamada “pica”. Elas comem as coisas mais esquisitas, como beber cola, comer sabão em pó e até… um SOFÁ! Confira.