Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp


Um Hd sólido é basicamente uma placa que você espeta na entrada PCI da sua maquina. Esta placa
comporta até 4 GB DDR e conecta a contraladora onboard SATA da placa mãe por meio de um cabo, como se fosse um HD mesmo. Na placa PCI tem os conectores para os módulos de memória. O segredo é que para a placa pensar que é um HD ela usa uma bateria para manter os dados na memória, afinal a memória é volátil.

Você que é leigo e usa apenas word e excel deve estar pensando: “Grande merda! Quem quer gastar os tubos em quatro pentes de 1 gb para ter apenas 4 gb de memória se com o preço de um único pente de boa qualidade eu compro dois Hds convencionais?”

A explicação é simples e banal: Porque a memória é pornográficamente mais veloz que o Hd. Então eu pego o meu Hd sólido e coloco o windows para jogar o arquivo de swap ( paginação) no Hd sólido deixando meu computador como uma nave espacial.
Isso é especialmente útil para uso de 3D, porque a maquina funciona enviando os dados para serem processados. Quando a memória esgota, o windows começa a gravar os dados da fila num arquivo no Hd. Estes arquivos vão sendo gravados e lidos e isso gera lentidão no processo de render. Isso se chama paginação. Se você só usa aplicação leve, tudo vai para a memória e quase nada é jogado na paginação. Se o seu arquivo é grande, como imagens de photoshop com muitos layers e alta resolução o windows começa a fazer paginação igual doido.
Para o uso em games, não é algo muito vantajoso.
Espera-se que até o fim do ano novos hds de estado sólido usando memórias de 2 gb dual channel consigam bater os dez gb de espaço. Tornando o que já é rapido em algo muuuuito mais rápido. Rumo ao tera!
Veja mais sobre este brinquedinho

HD sólido, já ouviu falar?

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

6 ideias sobre “HD sólido, já ouviu falar?

  • 18 de fevereiro de 2007 em 10:50
    Permalink

    Olá,
    Entrei no seu blog e achei muito interessante. Eu tb tenho um blog (http://inexistentman2.wordpress.com) e gostaria de fazer uma parceria com vc. Na verdade uma troca de botões. Vc colocaria um botão meu no seu blog (o código do botão está no meu blog) e eu colocaria um botão seu no meu blog. Tenho certeza que ambos saíriamos ganhando!

    Um abraço, e aguardo resposta.

    Resposta
  • 23 de fevereiro de 2007 em 14:57
    Permalink

    Ao meu ver esse “HD Sólido” é totalmente inútil.. esse argumento de que colocar o arquivo de swap nele deixa o pc mais rápido é batido pelo fato de que o windows só pagina no HD quanto FALTA MEMÓRIA… então você pega esses 4 GB e usa como memória RAM mesmo que o resultado é igual, senão melhor… voilà

    😀

    Resposta
  • 23 de fevereiro de 2007 em 16:08
    Permalink

    Alguns programas como o 3Dsmax e o Photoshop fazem swap em disco independentemente da quantidade de memória disponível.

    Resposta
  • 26 de fevereiro de 2007 em 23:14
    Permalink

    Grande Philipe vejo que vc gostou bastante do HD de estado sólido que esta até compartilhando a idéia com o pessoal… mas assim, no final o que vc quis dizer com “bater os dez mega de espaço” na frase:
    “Espera-se que até o fim do ano novos hds de estado sólido usando memórias de 2 gb dual channel consigam bater os dez mega de espaço.”???
    Cumprimentos Gustavo M.

    Resposta
  • 26 de fevereiro de 2007 em 23:28
    Permalink

    Eu quis dizer giga. Consertei lá. Valeu por apontar o erro. Nem notei.

    Resposta
  • 13 de setembro de 2011 em 14:46
    Permalink

    ei cara fiquei um pouco co m duvidas sobre esse hd solido, tipo ele vai funciona como memoria ram é basicamente isso?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Alerta: Conteúdo protegido !!