Foto Gump do dia: O fluxo de ar no beija-flor

Com vapor de óleo e lasers, foi possível estudar como é o voo de um Beija-flor

Olha que interessante essa imagem:

o fluxo de ar no voo do beija-flor
O fluxo de ar no voo do beija-flor

Já se perguntou como um beija-flor empurra o ar enquanto voa? Nem eu. Mas é bem interessante ver a aerodinâmica do voo do beija-flor.

À medida que este beija-flor paira, gotículas de azeite iluminadas a laser mostram a esteira resultante e vetores amarelos revelam a velocidade do ar.

Os beija-flores são os pássaros mais leves – mas, como voadores, são verdadeiros atletas pesados: para ficarem praticamente parados no ar, eles precisam bater as asas até 80 vezes por segundo, enquanto seu coração bate com força. uma taxa de pulso de 1000 batimentos por minuto. E são verdadeiros voadores de longa distância: algumas espécies de beija-flores conseguem voar sem escalas sobre o Golfo do México.

O voo do beija-flor

O menor passarinho é o mais rápido também.

Como eles conseguem esse desempenho com seus pequenos corpos e asas é um mistério há muito tempo. Mas pesquisadores como Bret Tobalske, do Laboratório de Voo da Universidade de Montana , conseguiram usar a velocimetria de imagens de partículas (baseada basicamente em óleo de cozinha finamente pulverizado e lasers) para visualizar as correntes de ar ao redor das asas do beija-flor; As setas vetoriais amarelas marcam o fluxo e a velocidade do ar aqui. Descobriu-se que, ao contrário dos insetos – com os quais se assemelham muito durante o voo – eles não ganham a sua sustentação igualmente no movimento ascendente e descendente, mas geram três quartos da potência apenas durante o movimento descendente.

legal, né?

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertismentspot_img

Últimos artigos