Estranho video de uma esfera preta levitando registrado de perto por um drone em 4K

O que pode ser essa esfera que fez evoluções muito perto de um drone que filmou tudo em 4k?

O meu amigo Edu me mandou este video sobre uma esfera preta que teria sido registrada por um drone DJI 4K. O drone estava fazendo uma filmagem quando essa esfera misteriosa apareceu. Eu a princípio achei que fosse apenas um balão sendo visto de cima, mas quando o drone se afasta, vemos que ela está fazendo evoluções.
É muito raro algo assim, ainda mais em 4K.

A esfera misteriosa vai pra cima e para baixo, pra frente e para trás, não está sendo empurrada pelo vento e não percebi sinais de que sua superfície esteja se deformando.

O cara do drone parece intrigado com aquilo tanto quando a gente. Ele faz o melhor para registrar o objeto, às vezes perdendo-o do quadro. Em alguns momentos a esfera faz algo interessante, como no 1:28 que ela passa debaixo de uma árvore. Isso pode ajudar na análise do filme, ja que se for 3d o cara precisaria fazer um mascaramento animado que talvez deixe espaço para erros. A esfera também é sempre homogênea em seu movimento, não apresentando deslizes (problemas crônicos) de rotoscopia 3d. Ela também se move de maneira radical em momentos em que a câmera também se move, o que adicionaria uma camada de complicação extra num tracking 3d sobre um video previamente filmado.

Ele também não parece estar tentando esconder a esfera em momento nenhum. O ponto em que ele perde a esfera e dá um zoom (ou desce o drone) e a esfera vem e passa muito perto acontece no 2:20

Ela parece ser pintada de preto fosco. A superfície lembra um pouco uma borracha. De cima parece muito um balão, mas um balão não teria como fazer aquele tipo de evolução ali. Talvez uma fraude física bem elaborada poderia estar por trás disso.

esfera preta misteriosa
O que esta pintado na lateral da esfera não parecem caracteres conhecidos.

O comportamento da esfera preta

O comportamento da esfera é algo bem interessante. Ela não está “passando”. Ela tem movimentos retilíneos, e pendulares. Eventualmente ela vai à frente e volta, e depois segue novamente, vai ao mesmo ponto, e retorna outra vez, como que mapeando ou procurando alguma coisa.  Ela também faz isso no eixo Z, subindo e descendo.

Não se sabe o que é isso e o caso está aberto para debates. Aparentemente há algo em amarelo pintado ou desenhado na lateral da esfera, mas não dá pra ver.
Pode ser 3d? Pode. Uma possibilidade de fraude nunca pode ser descartada. Acho que é um caso que merece uma investigação.

Investigando o caso para o post parece que ele foi registrado em Porterville, California por um drone modelo DJI Mavic 3 Pro 4K.

Alguém sugeriu que essa sonda seria apenas um balão de hélio, como este preto com coisas escritas em amarelo nele. Eu ampliei os frames e não consegui em nenhum frame esse 30 da imagem que colocaram aqui em baixo. Não vou estranhar se o cara que tinha essa hipótese deu uma “ajudinha” no photoshop. Até eu achar o video Raw original da hasseblad e olhar esse frame aí por conta própria, vou colocar esse frame do cara do balão em dúvida.

È uma hipótese boa que realmente parece fazer sentido. Mas como esse balão está se comportando indo para cima e para baixo se o balão de hélio só sobe?

Aqui tem uma análise que julguei interessante:

https://x.com/shrayXO/status/1737209183282368645?s=20

Céticos estão alegando que é somente uma bola de aniversario, e que ela parece se movimentar por pura questão de paralaxe do video. Mas podemos ver bem consistentemente que a esfera altera a sua altitude, porque ela some ao passar sob a árvore. E ela desenvolve uma velocidade tão rápida, que se fosse o vento balançaria a arvore de forma violenta.

Falta explicar o detalhe da árvore.

Uma potencial explicação para isso seria realmente um balão preso a um drone bem pequeno como esses modelos de drone de bolso:

Eles são bem pequenos. E isso explicaria também a orientação permanente da bola durante o video.

Se isso se mostrar uma filmagem de sonda, provavelmente vai roubar o lugar da famosa sonda de capão redondo como o melhor registro de uma sonda de todos os tempos…

É difícil não associar este video da esfera preta com outro, liberado (a contragosto) pelo Pentágono, onde uma esfera preta também faz evoluções numa base dos EUA. OVNI apareceu claramente voando sobre o Oriente Médio no ano passado, durante uma audiência no Senado na quarta-feira. A filmagem capturada por um drone militar dos EUA mostra um objeto esférico misterioso voando pelo céu acima de uma zona militar ativa. As autoridades não sabem o que é o orbe em movimento rápido, revelou o Dr. Sean Kirkpatrick, diretor do novo Escritório de Resolução de Anomalias de Todos os Domínios (AARO) do Pentágono, enquanto reproduzia o vídeo durante uma audiência do Comitê de Serviços Armados do Senado.  

Fora este video existe pelo menos um outro, que foi filmado simultaneamente por pessoas diferentes em ângulos diferentes que é muito impressionante e mostra um disco voador (discoide) liberando dezenas de esferas. O que são essas esferas? Na ufologia chamamos de “sondas”.

Acredita-se que sondas sejam como os nossos drones de hoje – que por conta de nossa incapacidade tecnológica ainda usam hélices. Os registros de sondas são tão antigos quanto os das naves discoides, triangulares e esféricas.  Elas podem ter relação direta ou indireta com as esferas de luz que perseguem pessoas. 

É normal que todo video que apareça alguma coisa estranha com grande riqueza de detalhes seja logo atribuído a “fake” apressadamente, porque as pessoas estão acostumadas há décadas de ver registros ruins, e algo de melhor qualidade parece errado.
Mas por outro lado, precisamos nos lembrar que: Se algo existe, uma hora ou outra essa coisa vai acabar sendo filmada ou fotografada com equipamentos de qualidade, como nesse caso aqui que um cara fotografou um ufo com um equipamento profissional.  

Uma questão que sempre me ocorre quando algo assim aparece é a velocidade com o qual especialistas surgem de suas tocas para sentenciar que é fake ou é real.
Até o momento isso é: Nada.

Sem investigação do caso, como a excelente pesquisa do Claudeir Covo na sonda de capão redondo, esse é só mais um video intrigante e curioso para atiçar nossa imaginação.

 

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. Me parece um balão, talvez com uma linha comprida se arrastando no chão e com a força do vento ajudando a vencer os obstaculos que essa linha encontra no caminho fazendo que o objeto retarde seu avanço ocasionalmente.

  2. É bastante intrigante.

    – Paralaxe: No início do vídeo, quando está a filmar abaixo da esfera, há de facto um movimento de descida rápido que pode ter sido exagerado pela posição do drone que filma. Se olharmos a paisagem em redor, vemos que existe um movimento de paralaxe que coincide com a descida da esfera. Creio que a esfera já estava a descer e que o movimento do drone que filma, ao tentar ficar acima da esfera, exagera esse movimento.

    – Vento: Não há sinal algum de vento visível em sítio nenhum. No máximo, uma brisa muito fraca, que não explica os movimentos da esfera. Se fosse apenas um balão simples, devia mover-se muito lentamente e fazer movimentos de torção, de modo que conseguíssemos ver o que está escrito em diferentes posições. Isso não acontece. A esfera (balão) mantém essas possíveis letras e números sempre na mesma posição.

    – Drone pequeno abaixo: Se houvesse um pequeno drone, ao qual o balão estivesse preso de algum modo, deveria ser visível no início do vídeo, quando é filmado a partir de baixo. Mesmo àquela distância. Um balão preso por um fio não se iria manter sempre na mesma posição. Seria arrastado pelo drone e isso seria visível. Se estivesse preso com algo fixo e não maleável, como um arame, o balão iria mover-se sempre de algum modo. O que se vê é algo completamente estático. Se fosse um drone teria de estar dentro do balão, de algum modo.

    – Imagem impressa: De facto a semelhança é extraordinária entre o exemplo do balão de aniversário e o que foi filmado. A cor dos possíveis números e letras são um pouco mais verdes na filmagem. Um ovni disfarçado de balão? Quem sabe. :)

    Seja o que for, não será assim tão simples de resolver.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertismentspot_img

Últimos artigos