segunda-feira, janeiro 13, 2025

É possível ver a radiação?

Muito embora a radiação seja algo invisível, ela pode te levar a morte e é esse conjunto de uma coisa invisível com o perigo que ela carrega, que torna a radioatividade algo tão assustador.
Mas por incrível que pareça, é sim possível ver a radiação, através de um experimento bastante interessante. Confira:

main qimg de6e52f94a9af8de40c38299b1f489b1 | Curiosidades | curiosidade, incrível, radiação

Nesse experimento, uma câmara de nuvem, foi resfriada a -40 graus Celsius e ela contém um reservatório de vapor de álcool. Esse vapor é usado para marcar os átomos de um pedaço de urânio no centro da caixa. Uma partícula passa zunindo pelo vapor, colidindo com os átomos e ionizando-os ao passar pela câmara. Os íons agora carregados atuam como núcleos para gotículas de vapor, que se condensam em gotículas que revelam a rota da partícula.  Observe como o urânio está permanentemente emitindo essas partículas como uma contínua  “explosão” .

 

Algo interessante de se observar nessa imagem é que há partículas saindo em velocidades diferentes, e algumas saem tão rápido que ricocheteiam nas extremidades da câmara.  A emissão não é como se fosse um campo magnético, mas sim um tipo de instabilidade perene do material, que dispara pedacinhos.

Na verdade, tanto o pósitron quanto o múon foram descobertos pela primeira vez em câmaras de nuvens! (Crédito da imagem: Cloudylabs, fonte )

Se você também achou legal esse post, acho que gostará de ler a história do cientista que agarrou uma esfera de uranio radioativo com a mão e ver a merda desgraçada o que aconteceu com ele.  Ou que tal dar uma olhada na curiosa história do vidro radioativo usado em garrafas?

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Paranormalidade: Ex-Medium da CIA encontra corpo de criança com visão remota

Casos intrigantes ou meras coincidências? Esses relatos mostram que ainda não conhecemos os limites da percepção humana

Estuprada pelo poltergeist: O caso paranormal de Doris Bither

As manifestações sobrenaturais perseguiriam implacavelmente aquela família desajustada e os cientistas não podiam fazer nada para impedir