quinta-feira, dezembro 12, 2024

De onde vem o chapeleiro louco?

Você certamente sabe que o “Chapeleiro Louco” ou “Chapeleiro Maluco” (Mad Hatter) é o nome do personagem criado pelo escritor Lewis Carrol para o livro Alice no País das Maravilhas.

Ele é geralmente retratado como um homem baixo, com uma cartola grande e uma carta na faixa que o envolve, estando sempre acompanhado da Lebre Maluca, um coelho falante. O Chapeleiro surge numa parte em que ele e a Lebre convidam Alice para beber chá.

madhatter_jpg

O que talvez você não saiba, é de onde Lewis Carrol arrancou a ideia desse personagem. Certamente foi de uma expressão comumente usada que equivalia ao nosso “doido varrido” usado no Brasil. Na Inglaterra, a expressão é “louco como um chapeleiro”.

Mas de onde essa expressão curiosa provém é ainda mais esquisita e bizarra.

No século 18 e 19 na Inglaterra, o mercúrio era utilizado na produção de feltro, que por sua vez, era utilizado na fabricação de chapéus comuns da época. As pessoas que trabalharam nessas fábricas de chapéus eram expostas diariamente a pequenas quantidades do metal, que acumula dentro do corpo. Ao longo do tempo, a contaminação por mercúrio fazia com que os chapeleiros desenvolvessem demência causada por envenenamento do metal. Assim, a expressão “louco como um chapeleiro” tornou-se popular como uma forma de se referir a alguém que era percebida como “lelé da cuca”, tipo este sujeito da época vitoriana abaixo:
8361b819d8de798de9c32c7fe544aefe

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Foto gumpo do dia: Um condomínio incomum

Um condominio incomum

A chave da morte

Esta é uma "chave da morte". Uma arma usada por carcereiros no século XVII. Aparentemente, este tipo de "arma" era preenchido com pólvora e disparava uma bala esférica de chumbo. Eu não sei por que...

Foto gump do dia: O sistema nervoso humano

Uma insana dissecação do sistema nervoso de um ser humano está emoldurado como uma impressionante, apesar de macabra - obra de arte.

Foto gump do dia: A incrível camuflagem do leopardo das neves

O leopardo das neves habita regiões montanhosas onde um passo em falso é a morte. Ele caça o Íbex, e para isso usa uma camuflagem incrível.