Baljenac, a ilha em forma de impressão digital na Croácia

Aqui está um lugar muito Gump.

Localizada na costa da Croácia, no Mar Adriático, Baljenac é uma pequena ilha coberta por uma série de paredes de pedra seca que a fazem parecer uma impressão digital gigante quando vista de cima.

A ilha oval de Baljenac é coberta por uma rede de paredes de pedra seca com 23 quilômetros de extensão. A sensação que dá é de estarmos num estranho labirinto antigo, mas para se perder ali, só se você fosse um anão, pois as paredes dessa ilha têm apenas a altura da cintura.

Então, você deve estar se preguntando por que diabos alguém construiria esse emaranhado de paredes baixas por toda a ilha.

Elas foram projetadas exclusivamente para tornar a agricultura mais fácil em um lugar inóspito. O terreno rochoso e os ventos fortes não são exatamente ideais para o cultivo de plantas, então os habitantes da ilha vizinha de Kaprije construíram essas paredes de pedra para separar suas plantações e oferecer-lhes alguma proteção. O sistema de paredes de cortar vento, são uma técnica usada em outras partes da Europa, como Inglaterra ou Irlanda, mas em nenhum outro lugar essas paredes imitam o padrão de uma impressão digital humana, como fazem na Ilha Baljenac.

A ilha desabitada tem uma superfície de apenas 0,14 quilômetros quadrados, mas possui 23 quilômetros de paredes criadas simplesmente pelo empilhamento de pedras umas sobre as outras. O mesmo tipo de parede é usado em Kaprije e Zut, mas Baljenac tem de longe a maior concentração por área de superfície.

Acredita-se que a maior parte da rede de paredes de pedra tenha sido erguida durante o século 19, mas Baljenac e Kaprije serviram como portos seguros para os cristãos durante as conquistas otomanas dos séculos 16 e 17, então algumas partes da parede podem ser ainda mais antigas.

Desde que as fotos aéreas de Baljenac começaram a se espalhar na internet, a popularidade da ilha de impressões digitais cresceu consideravelmente, assim como a presença de turistas na área. Embora os habitantes locais recebam bem os visitantes, alguns se preocupam com os danos sofridos pelas paredes nas mãos de turistas indisciplinados.

Por conta disso, o governo croata solicitou que a UNESCO incluísse esta ilha em sua lista de sítios do patrimônio mundial, o que não só aumentará ainda mais sua popularidade, mas também garantirá a Baljenac maior proteção das autoridades locais.

 

Achou legal esse post dessa ilha? Então você talvez se interesse em conhecer a praia de pipocas, o rio das mil ilhas sensacionais  e a ilha onde todos os moradores viraram suspeitos de um crime.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertismentspot_img

Últimos artigos