Após postar o vídeo do gigante, jovem afirma ser perseguido pela CIA e depois morre misteriosamente

Aqui está uma história estranha.  (como se histórias estranhas fossem novidade por aqui)

O fato é que há pelo menos um elemento muito esquisito na estranha morte de Andrew Dawson. Diz o ditado que “onde há fumaça, há fogo!” mas eu deixarei a seu critério um julgamento sobre o que parece estar acontecendo aqui neste caso.

Não é raro que muitos entusiastas e até mesmo investigadores de fenômenos anômalos, como os OVNIs temem que eles e seus trabalhos estejam sendo observados – por governos, hackers institucionais, alienígenas, Homens de Preto, agências secretas e até outros investigadores. Essa paranoia é também parte indissociável de toda uma cultura conspiratória, que para muitos, não passa de alguma histeria e muito interesse financeiro para vender livros, fazer palestras, documentários e toda sorte de porcarias dedicadas a tirar dinheiro de “believers”.

Embora eu reconheça que de fato há todo um ecossistema que orbita os fatos misteriosos, (como este blog, inclusive) acreditar que as conspirações são puro delírio é algo que não cabe mais no mundo de hoje, dado o FARTO volume de provas de que conspirações de todos os tipos já existiram, e o jogo de interesse pesado existe em diversas áreas. Não obstante, eventualmente algumas pessoas morrem por falar coisas que não convém a grupos poderosos ou ameaçar algum tipo status quo.  Eu mesmo já falei sobre mortes misteriosas envolvendo agentes governamentais, cientistas, e até ufólogos nesse blog. Então, com base em todo este conjunto de evidências, eu creio que não seja somente um viés de confirmação a ideia de que eventualmente pessoas podem se colocar em risco de vida ao investigarem certas coisas.

Existem histórias desde os primeiros dias da ufologia de visitantes misteriosos, ameaças e até mortes inexplicáveis.

A morte misteriosa e inesperada de um jovem que postou um vídeo do que parecia ser um gigante, depois relatou ter sido perseguido e ameaçado por forças não identificáveis, depois aparentemente admitindo que era uma farsa, deixou muita gente com a “pulga atrás da orelha” e pensando que essa serie estranha de eventos talvez estivesse de alguma estranha maneira, ligada. O que exatamente Andrew Dawson viu… e estava relacionado à sua misteriosa morte? Tudo começou com este video abaixo, que talvez você até já tenha visto por aí:

@andykapt

? original sound – Andrew Dawson

 

“É um gigante.”

Em 4 de abril de 2022, Andrew Ryan Watchorn Dawson postou o vídeo no TikTok do que ele descreveu como um gigante andando pelo topo da Whistlers Peak Mountain em Alberta, Canadá. The Whistlers é um cume de montanha de 2.470 metros localizado em Jasper National Park e Dawson afirmou que ele e um colega estavam dirigindo para o trabalho em sua rota regular – uma estrada ao lado da montanha – quando viu algo incomumente grande aparentemente em pé ou atravessando o pico.

Este é um screenshot de um frame do video. Essa figura em pé no alto do pico é mesmo gigantesca, comparando com as árvores quando ele está no plano geral.

“Há algum tipo de figura.”

Relatos da mídia sobre o vídeo incomum do TikTok dizem que o colega de Dawson não tinha conseguido ver essa figura e perguntou o que ele estava olhando – o que parece estranho, já que Dawson conseguiu gravá-lo – mas a melhor hipótese para isso é que o colega estava dirigindo e não parado olhando para o alto da montanha.

Na sequencia dos acontecimentos, Dawson enviou o video para o TikTok os relatórios mostraram (os comentários estão desativados) que o vídeo rapidamente teve mais de 2 milhões de visualizações e muitos comentários. Como resultado, parece que Dawson começou a ficar cada vez mais intrigado com o que viu e começou a mostrá-lo além do TikTok, na esperança de encontrar alguém que pudesse explicar o que era aquilo que ele gravou.

Vídeos postados dias depois , ele voltou ao local novamente para procurar o misterioso gigante e demonstrar a que distância o pico estava para tentar estabelecer uma correlação de medidas e encontrar uma dimensão aproximada de quão grande o ser deveria ser.

Em um ponto, ele diz que acha que a criatura poderia se tratar de um Pé grande.

Infelizmente, Dawson não viu o ser novamente e especulou que ele “vai e vem”. Seu segundo video mostrou que não havia sido nenhuma confusão e não havia qualquer placa, totem ou coisa parecida que o confundira no primeiro video. O cume da montanha estava vazio, de modo que o que quer que estivesse em seu primeiro registro, não era algo fixo.

@andykapt

? original sound – Andrew Dawson

Dawson acabou pedindo ajuda – patrocinadores, um drone, alguém com equipamento melhor para ampliar o vídeo, etc. Para a maioria das pessoas, e isso poderia ser ser o fim da história. No entanto, Dawson não desistiu. Ele estava se tornando obcecado com aquele intrigante registro. Assim, decidiu voltou para a área novamente.

@andykapt

? original sound – Andrew Dawson

É quando parece que alguém que não o queria por perto, o encontrou.

@andykapt

? original sound – Andrew Dawson

“Acabei de ser parado por um agente da CIA. Ele me disse para voltar. Disse que eu estava invadindo.”

Em 12 de abril, Dawson postou um vídeo contando um encontro na montanha The Whistlers com uma pessoa que ele chamou de “agente da CIA”. Como ele não oferece nenhuma prova de que essa pessoa era de fato um agente do governo, parece que Dawson estava frustrado por alguém o assediar em um parque público. Ele disse que planejava voltar no dia seguinte e registrar todos os encontros, observando que também estava curioso por que a estrada para a área estava bloqueada.

“A coisa na montanha foi para casa?”

Dawson voltou em 13 de abril às 5h30 com seu cachorro. Não parece que ele encontrou o “agente da CIA” nem o ser, mas um vídeo feito quando o sol começa a nascer mostra o que parece ser um jato de passageiros no céu, mas ele dá a entender que é um OVNI tocando a música tema de “The Arquivo X”, possivelmente como uma piadinha.  Pouco depois, ele grava helicópteros e, à medida que os caminhões passam, comenta que acredita que estão “extraindo alguma coisa”.

De fato, há helicópteros voando com cargas nessa área. Novamente, isso parece ser incomum nessas áreas montanhosas. O interessante aqui é ver que Dawson está visitando essa área em horários incomuns afim de investigar.

@andykapt

Did the thing on the mountain go home?

? The X Files Theme – John Beal

“Participar desta atividade pode resultar em você ou outras pessoas se machucarem.”

@

? –

Então aqui temos um video onde ele documenta um carro civil bloqueando a passagem na área da montanha, com um sujeito de preto com lanterna dando uma ordem clara para que ele voltasse.

O próximo vídeo do TikTok foi carregado em 17 de abril e rotulado como “ Sendo perseguido ” porque Dawson parece ver um carro na frente de sua casa que, quando sai para enfrentar os motoristas, sai em alta velocidade.

@andykapt

? original sound – Andrew Dawson

Este video parece mostrar o mesmo carro que o interpelou na estrada da montanha a noite, a julgar pela lanterna. Isso pode ser tudo uma fraude, é claro. Mas se eu fizesse algo assim, usaria um carro diferente.

Nenhum outro vídeo é enviado até 6 de maio, quando Dawson publica um novo video,  intitulado “ Atualização oficial ”. É quando ele parecia admitir que os vídeos anteriores eram todos falsos e ele “desculpe desapontá-los”. No típico estilo de vídeo ‘coagido’, ele parece estar nervoso, olhando para longe da câmera, possivelmente para outra pessoa na sala com ele. Uma coisa muito estranha sobre este vídeo – ele abre dizendo: “Eu não estou morto”.

@andykapt

? original sound – Andrew Dawson

“Para (sic) muita coisa aconteceu e eu não posso ser forçado a ficar em silêncio.”

Neste video, podemos especular que Andrew tomou o famoso “aperto”.  Pessoalmente, neste ponto eu começo a ter quase certeza que tudo não passa de mais um esquema fake, com essa olhadinha – que parece muito uma atuação canastrona – que ele da pro lado. A história tava parecendo fake e ficou parecendo mais nessa “virada”. Entretanto, observe o fato de que isso é tão obvio que se torna esquisito, como se o video estivesse sido encenado justamente para parecer isso: um video encenado. Se você quer enganar pessoas, estar um passo à frente delas é fundamental. Então fazer um video tosco que parece convenientemente tosco porque então as pessoas veriam a tosquice e desacreditariam enquanto isso ao mesmo tempo poderia ser uma evidência da coisa toda, forma um interessante paradoxo. A questão é: Este video está fora do padrão dos demais, e terá isso sido propositar ou não?

Mas vamos em frente.

 

Em 16 de maio, Dawson publica um vídeo intitulado “ Estou com medo ”, onde ele está andando rapidamente no escuro.

@andykapt

To much has happened and i can’t be forced to be silent.

? original sound – Andrew Dawson

Neste video ele parece um pouco mais ansioso, e paranoico. Parece que ele acredita que esta sendo monitorado.

No dia seguinte, ele envia um vídeo do que parece ser um grande equipamento montado no pico Whistlers, onde viu o ser. Ele pergunta: “O que é isso? Isso não estava lá ontem.” Esse vídeo, rotulado “ Military? ”, foi o último vídeo que Dawson enviou para @andykapt .

@andykapt

? original sound – Andrew Dawson

Não dá pra entender o que é. Parece ser uma estrutura enorme, do tipo que não tem como surgir da noite para o dia. Neste ponto, pode-se olhar para isso como uma típica série de vídeos do TikTok para chama a atenção – e eles certamente chamaram a atenção nos milhões de visualizações que atraíram e na cobertura da mídia paranormal que os seguiu. Esse seria o fim e a hora de seguir em frente – Mas então eis que surge uma notícia postada no Campbell River Mirror em 1º de julho de 2022 … nos obituários.

Print Screen do obituário

“Andrew Ryan Watchorn Dawson

4 de novembro de 1987 – 1 de julho de 2022

Em memória amorosa”

A foto que acompanha o memorial da família se parece com o mesmo Andrew Dawson nos vídeos do TikTok. Os comentários sobre o obituário fazem nota dos vídeos:

“Essas notícias tristes e seus vídeos do tiktok são convincentes. Parece uma filmagem real que ele capturou em uma operação dos Homens de Preto naquela montanha? Outros precisam acompanhar sua exposição como a mídia local deveria investigar isso?”

“Os vídeos que ele postou me fazem divagar (sic) o que aconteceu. Como você publica coisas assim e simplesmente morre? Ele está morto por causa de seus posts? Ele foi assassinado? Eu tenho muitas perguntas. “

 

Uma busca nos vídeos de Dawson não mostra outras referências ao Pé Grande, OVNIs, a CIA, teorias da conspiração ou coisas do gênero. No entanto, alguns posts no YouTube e outros sites da Internet sugerem o contrário, como este: “Vídeo misterioso no TikTok faz Andrew Dawson ASSASSINAR por agente do governo (sic)? Pé Grande? Yeti? Gigante? CGI”.

É realmente triste que o jovem tenha falecido. Se foi em circunstâncias suspeitas, esperemos que sua morte e os eventos que levaram a ela sejam investigados adequadamente e revelados ao público – e especialmente àqueles que investigam OVNIs, criptídeos, agências governamentais, conspirações e outras anomalias que muitas pessoas acreditam estar sendo coberto.

Será uma fraude?

Sabemos que um lugar perfeito para pessoas querendo criar um Arg ou buscando por audiência com uma historinha assim seria o Youtube ou assemelhados, então as hipóteses envolvendo uma fraude não podem ser deixadas de lado até num caso envolvendo uma supost morte. A realidade é que é somente a morte nesse caso o elemento que dá algum suporte na história. Parece legítimo e parece estar em um site de jornal real. Se alguém tentando configurar um ARG ou algo assim estava orquestrando isso, é muito trabalho construir uma pessoa totalmente falsa, jogar sua vida no Tiktok por um tempo antes de iniciar o conteúdo do ARG, criar perfis falsos para amigos e família no Facebook, construir um site de jornal falso, etc. Parece tornar isso bastante improvável. Possível, mas improvável.

Uma das muitas possibilidades é que tudo se trate de uma trágica sequencia de acasos, em que Dawson estava criando um ARG e acabou morrendo no meio dele e agora essa morte entrou no ARG como um elemento conveniente à favor da história.

Outra hipótese é que sadicamente, este cara já pensava em tirar a própria vida e criou toda uma história escabrosa que operará para sempre de modo subjacente à própria existência, o que é um forte traço de egocentrismo.

https://youtu.be/rdkOCSDX-dU

 

Destrinchando a alegação do gigante

Parte que parece muito importante em todo o caso está ligado ao misterioso “gigante” visto no alto dessa montanha. O que ele realmente seria? Um alien?
A julgar pelas coníferas da imagem ao pé da montanha essa coisa seria tão colossal que não consigo pessoalmente vislumbrar esse tipo de gigante fora de mundos de RPG de fantasia. Claro que todos esses carinhas que “querem acreditar” assinantes dos videos da Carol Capel, vão ter certeza absoluta de gigantes e Nephilins como no final desse video aqui em cima. Mas na prática, não há NENHUMA evidência de gigantes tão gigantes assim. Mas isso no leva a um questionamento. Se não foi um gigante, o que era aquilo no topo da montanha, e por que depois ele sumiu?

Minha hipótese é que era obviamente uma antena de radio. Admito inclusive a possibilidade de ser uma antena de radio militar, talvez algo relacionado a emissão de estações de números… Mas a forma parece muito mais uma antena do que uma pessoa.

A hipótese da antena ganha mais força quando pegamos o Google Earth e damos uma olhada no topo dessa montanha:

Tem uma torre grande lá em cima.

Apesar disso, o caso continua curioso sobre o lance dos videos e da morte.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.
Previous article
Next article

Artigos similares

Comentários

  1. Parabéns Philipe, te acompanho desde os primórdios da internet brasileira. Tu tá ligado que é pioneiro nessa bagaça né? Passei pra elogiar o site, é o template mais foda que tu já botou para rodar. Abraço!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertisment

Últimos artigos