fbpx

dicas

Antigomobilismo, uma paixão que cresce

Todo mundo sabe que tem muita gente que ama os carros de paixão. O brasileiro quando é fanático sobre alguma coisa, é...

Escrito por Philipe Kling David · 2 Minutos de leitura >


Um hobbie para poucos


Todo mundo sabe que tem muita gente que ama os carros de paixão. O brasileiro quando é fanático sobre alguma coisa, é mesmo do fundo do coração. Mas também é bem sabido que colecionar carros, é um desafio de esforço e também financeiro, uma vez que carros são caros se comparar com outras matérias de coleção.

Há muitas pessoas que trocariam sem nem pestanejar um carro zero da moda por um empoeirado carro antigo esquecido nos fundos de uma garagem ou galpão…


Apesar das dificuldades intrínsecas ao Hobby, existe no mundo e também no Brasil pessoas que colecionam carros antigos.
Os amantes de veículos antigos gastam muito dinheiro na compra de relíquias do inicio do
século.
Ninguém pode explicar os hobbies, são gostos da gente que não tem regras e só se pode tentar compreender o comportamento do público. Mas sim podemos conhecer esse mundo novo.


As marcas que fizeram historia


Qualquer um já sabe que o carro realmente surgiu a começo do século. A marca pioneira em produção de carros foi o Ford T. Aqueles carros de visual colonial e oligárquicos que só alguns poucos no momento tiveram a oportunidade de ter.
Atualmente, ter um carro antigo e sinônimo de ser colecionista, quando todo o mundo quer comprar os carro a mais tecnológicos da temporada, só alguns tem a nostalgia de voltar ao passado e recuperar relíquias automotivas.

Confira o que acontece no Brasil em matéria de compra e venda de carros antigos. A continuação a lista dos carros mais procurados:


1) Cheavrolet Opala
2) Wolsweaguen Fusca
3) Ford Maverick
4) Cheavrolet Chevette
5) Wolswaguen Combi
6) Cheavrolet C-10
7) Ford F-1000
8) Cheavrolet Caravan
9) Cheavrolet Veraneio
10) Cheavrolet D-20


A lista poderia ainda continuar, no caso do Brasil, são os modelos clássicos mais procurados. Existetem varias formas de se comunicar os apaixonados desses carros. No mundo do comércio, na atualidade, existem plataformas especializadas somente nesse assunto.

As pessoas com a paixão de voltar dirigindo pelas brumas do tempo, sabem que o gosto não e barato. Podem pagar até bem mais do que num carro novo.

O Opala, um ícone indelével do automobilismo


No caso do Opala, o preço aproximado poder ser de 100.000 reais. Quanto mais antigo for o carro, mais caro ele será. Dentro da gama histórica de veículos, um modelo muito procurado em todos os países do mundo é o clássico Ford A modelo 1929.

Uma bonita peça dos inicios da montadora Ford, que marcou o começo da era comercial de carros. Por falar desse caso, hoje quem quer obter um veículo desse tipo, tem que pagar no mínimo 110.000 reais. O mesmo preço curiosamente pode se pagar por um carro seminovo Ford.

Ford 29, um dos mais cobiçados


Como funciona o intercâmbio


A fascinação de ter carros antigos, vem de várias décadas, passa o tempo e o público ainda valoriza mais ter na sua garagem um ícone da história automotiva.

O nome dessa paixão é “antigomobilismo”. Existem dois grupos de colecionistas, aqueles que compram carros antigos mas populares e acessíveis, como o caso do Fusca, que é um carro pitoresco, e ainda pode ser visto nas estradas e ainda não se tem que pagar muito, com seu preço partindo de 30.000 reais.

Todas as plataformas de venda de carros tem todos os veículos que falamos.

Mas existe outro grupo de pessoas que já vão para os carros de época, do início do século, como o Caso do Ford A 1929 que já tem locais específicos onde achar. Essas plataformas especiais surgiram para que todos possam aceder ao mundo deles. A montadora Ford continua fazendo história na atualidade com seus carros seminovos Ford.
Por falar de eventos, tem também festivais que se fazem em todos os países, onde cada um leva seu carro antigo.
Vale lembrar que a gente que tem aquela relíquia, sabe que tem que ser muito limpo e manter bonito o visual. No caso de exposições ou mostras de todas as marcas e modelos, os veículos ficam brilhantes, refletindo uma imagem de excelência e provocando uma vontade de ter um deles na garagem de casa em todos que visitam as feiras.


No geral, os colecionistas se contatam entre eles, passando dicas e se consultando pelas novas aparições de modelos e oportunidades. Ficam fora da média do comércio automotivo, já que o que eles procuram é ter a maioria de carros antigos em alguns casos, nem tanto para usar na rua, mas sim para preservar um pedaço precioso e cada vez mais valioso da história, e de quebra, mostrar ao público o que têm na sua casa.

Escrito por Philipe Kling David
Designer, blogueiro, escritor e escultor. Seu passatempo preferido é procurar coisas interessantes e curiosas para colocar neste espaço aqui. Tem uma grande atração por assuntos que envolvam mistérios, desconhecido e tecnologia. Gosta de conversar sobre qualquer coisa e sempre tem um caso bizarro e engraçado para contar. Saiba mais... Profile

Curso de História da arte online

em Arte, dicas
  ·   1 Minutos de leitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.