5 cogumelos bizarros – Parte 2

Estamos dando continuidade ao primeiro post onde mostrei cinco cogumelos tão bizarros que parecem de outro planeta. Neste post, veremos que a doideira só tinha começado.

Mais cinco cogumelos bizarros

1- Cogumelo lady do véu (Phallus indusiatus)

Este cogumelo delicado e estranho pode ser encontrada em jardins e bosques no sul da Ásia, África, Américas e também na Austrália. Ele é comestível e bastante saudável, e por isso é usado bastante na culinária chinesa. Enquanto seu belo véu rendado é o que atrai os nossos olhos, o cogumelo realmente usa a “aba, ou chapéu” para chamar a atenção também. Ele é revestido em um lodo marrom-esverdeada que contém esporos -. Lodo atrai moscas e insetos que ajudam a dispersar os seus esporos.

veiledlady3.jpg.650x0_q85_crop-smart

veiledlady1.jpg.650x0_q85_crop-smart

veiledlady2.jpg.650x0_q85_crop-smart

2-Cogumelo que brilha no escuro (Chlorophos Mycena)

Sem dúvida, este é um dos mais legais cogumelos que existem. Este cogumelo brilha no escuro e é encontrado na porção subtropical da Ásia, incluindo o Japão, Polinésia, Java e Sri Lanka, na Austrália e até aqui no Brasil.
Eles são bioluminescentes, o que significa que emitem uma luz verde brilhante quando no escuro. É mais brilhante quando as temperaturas são em torno ou acima de 32 graus, e por cerca de um dia depois da aba amadurecer e se abrir. Depois disso, o brilho vai diminuindo rapidamente, até que ele fica indetectável a olho nu.

glowingmushroom3.jpg.650x0_q85_crop-smart

glowingmushroom2.jpg.650x0_q85_crop-smart

glowingmushroom1.jpg.650x0_q85_crop-smart

3-Chifre fedido do pinto do cachorro (Mutinus caninus)

Este fungo de nome extremamente bizarro e em forma de falo é encontrado na Europa, Ásia e América do Norte oriental. Foi descrito pela primeira vez em 1700. Seu nome em latim, bem como seus nomes comuns em Inglês e Francês se referem à sua forma, que lembra o pênis de um cão. Ele começa como um corpo de frutificação que sai de um ovo oculto no solo. Assim que sai do ovo, o cogumelo se expande para sua altura máxima dentro de algumas horas. Seu segredo é que a “pica do cachorro” é coberta em um lodo de esporos que exala um cheiro de defunto desgraçado, o que atrai insetos, que ajudam a dispersar os esporos.

dogstink1.jpg.650x0_q85_crop-smart

dogstink2.jpg.650x0_q85_crop-smart

dogstink3.jpg.650x0_q85_crop-smart

dogstink4.jpg.650x0_q85_crop-smart

4-O cogumelo azul(Entoloma hochstetteri)

Este lindo cogumelo azul é encontrado na Nova Zelândia e Índia. Embora venenoso, sua beleza foi reconhecida por ele fazer parte de uma série de selos emitidos na Nova Zelândia em 2002, bem como quando apareceu desenhado na parte de trás de uma nota de banco de $50 na Nova Zelândia em 1990. EU creio que pelo fato dele ser venenoso, esse cogumelo pode gerar alucinações, ou como dizem popularmente “dar onda”.

Entoloma_hochstetteri3.jpg.650x0_q85_crop-smart

Entoloma_hochstetteri2.jpg.650x0_q85_crop-smart

Entoloma_hochstetteri1.jpg.650x0_q85_crop-smart

5- Cogumelo cérebro (Gyromitra esculenta)

Este cogumelo estranho ganhou fama porque sua aba forma uma espécie de padrão irregular que lembra os gomos de um cérebro. (ou um cocô)

E de fato ele não é nada bom para comer. Este cogumelo é potencialmente fatal se for comido cru, mas se preparado corretamente, é considerado uma iguaria na Escandinávia, Europa Oriental, e nos EUA na região dos Grandes Lagos. Embora ele possa ser encontrado sendo vendido fresco em alguns mercados, é necessário vir com etiquetas de advertência. Um estudo conduzido na Polônia em 1971 mostrou que esta espécie foi responsável por até 23% das mortes de cogumelos por ano no país. Assim, as autoridades dizem que em caso de dúvida, não se arrisque a comer nada que pareça com um cocô (como se precisasse desse aviso, né?)

falsemorel3.jpg.650x0_q85_crop-smart

falsemorel2.jpg.650x0_q85_crop-smart

falsemorel1.jpg.650x0_q85_crop-smart

E assim chegamos ao fim de nossa lista de cogumelos bizarros. (a menos que vocês queiram mais!) Se este post não foi suficiente pra você, que tal dar uma olhada neste post aqui em baixo, onde eu falo de um dos cogumelos mais bizarros do planeta. E não deixe de ver nosso post sobre fungos alienígenas que não são alienígenas de verdade.

Conheça o fungo polvo do diabo
Conheça o fungo polvo do diabo

Se você curtiu este post, mande para seus amigos, indique o post no facebook com o botão aqui em baixo! Obrigado!

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. Ola Phill,
    rsrsrrs
    Parabéns pelo post, porem gosto muito de acampar e volta e meia me deparo com cogumelos na mata e mesmo procurando ainda nao encontrei meio de identificar quais são seguros de consumir ( como alimento viu ) e quais devo evitar.
    Sei que na Europa e EUA é muito comum sobreviventes comerem cogumelos que sabem que nao ira lhes fazer mal, mas aqui no Brasil não achei nada que possa identificar.
    Sera que consegue me ajudar?

    Grato

    • Hummm… Acho que eu não me arriscaria em comer nenhum (mas eu sou naturalmente cagão, pq tudo dá errado comigo). Sei que o que nasce no cocô do boi é alucinógeno, e só isso. Sou newba total no assunto cogumelo, mas posso ver se um amigo meu que é biólogo se anima a fazer um guest post sobre isso.

  2. Oi Philipe, os posts com as listas estão muito maneiros, parabéns!!!
    Estou sentindo falta dos temas mais polêmicos, como ufologia, mistérios e teorias da conspiração e dos contos, é claro!!!! O último post das pedras com aquele geodo enorme me lembrou muito o Ganzu! rsrsrsr
    Gosto dos seus post que são longos e elaborados, sei que vc precisa de tempo pra isso, mas é TÃO maneiro!!!! Lembro de um post que vc tá devendo pra algumas leitores que pediram nos comentários, um sobre a tal doença de morgellons! Ia ser mto maneiro ver esse post por aqui!!!!
    Bjos
    Juju

    • Juliana, pretendo fazer sim, é que estou enrolado com dois sites enormes de clientes que tem me dado um trabalhão tão monstruosamente filho da puta que já penso até em pagar uma sessão de terapia.

  3. Aquele primeiro (lady do véu) aparecia lá na jardineira de casa de tempos em tempos. Apelidamos de “penis do homem aranha”. Tinha um fedor insuportável

  4. Um grande texto Philipe! Eu já tentei cultivar o Entoloma hochstetteri aqui em casa e não consigo. Já matei umas dez culturas diferentes. Cultivar cogumelos e plantas carnívoras é dificílimo. Faz um post sobre planta carnívora também que é bem bacana! Abç.

  5. Só sei que esse cogumelos em conserva os “champinhons” sao cultivados em canteiros escuros, sombreados, úmidos do tipo “beliches”.e preparados com uma mistura rica em “cocô de cavalo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos

Gripado

O dia da minha quase-morte

Palavras têm poder?