Líquens e fungos são provavelmente alguns dos organismos mais antigos do nosso planeta e talvez esta característica explique sua aparência alienígena. Os fungos e líquens costumam viver em simbiose em áreas diversas. Para saber mais sobre fungos e líquens recomendo uma lida neste artigo da wikipedia.
Estima-se que exista cerca de 1,5 milhões de espécies de fungos. Muitas são ainda desconhecidas do ser humano. Outras tão corriqueiras que fazem parte da nossa vida – e dieta. Os fungos ocorrem em todos os ambientes do planeta e incluem importantes decompositores e parasitas. Alguns são venenosos outros, muito nutritivos.
Por mais estranho que pareça, entre os menores seres vivos do nosso planeta, estão os fungos. E por ainda mais estranho que possa parecer, o maior ser vivo da Terra é também um fungo. O troço, conhecido popularmente como “cogumelo do mel” tem nada menos que 8,8 MILHÕES DE METROS QUADRADOS! O que dá mais ou menos 1.220 campos de futebol. Nada mal para um único ser vivo que surgiu num tamanho microscópico a 2,4 mil anos atrás. O cogumelo do mel, Armillaria ostoyae, fica em uma floresta no Oregon, EUA.
Das microscópicas leveduras que ajudam a fabricar cerveja ao maior ser vivo do planeta, os fungos vem nos surpreendendo a cada dia. Aqui está uma coletânea de fotos dessas criaturas (além, de algas e limo) que parecem saídas de um filme de alienígenas.
Algumas das criaturas muito confundidos com fungos são os Mixomicetos. Estas formas de vida são únicas e não parecem ter ligação com nenhuma outra conhecida na Terra, embora para os leigos (como eu, eu confesso) eles parecem apenas um tipo diferente de fungos. A ciência já conhece cerca de 500 tipos de mixomicetos.
Este post está repleto de imagens.
Como a vida na nosso planeta é generosa! Quanta beleza!
putsssss pior q a gente nem nota e vaiii estragando tda beleza q esiste….. huahuhuahuahuhauha
Achei lindo também! Nossa Terra é uma pequena pérola do Universo. Não é fácil achar uma pérola dessas. A gente devia cuidar melhor dela.
Achei mto bonito mas,ha coisas bem nojentas vcs n acham? :B Fora isso é mto Lindo msm :love:
Muito bonito, me formei em biologia e lembro que quando uma colega de faculdade resolveu se dedicar a estudar fungos, achamos meio engraçado o fascínio dela, mas sem dúvida são seres vivos de uma beleza misteriosa, surreal.
Ta… mais cade os gnomos que neles habitam???? Procurei mas não avistei nenhum ahUHAuHAhUAHuHA =x
Eles só aparecem para a Xuxa.
UAU que lindos!!! :ohhyeahh:
Esse tbm é interessante, é um Cordyceps sp, um ascomiceto parasita:
http://www.youtube.com/watch?v=knKpSfDcP7U
…mas a graaande maioria das fotos são de fungos…
[]’s
continua o bug do post travado “o caçador”
td vez que entra no site tem que clicar em HOME, se não, não vai!
ta loco phillipe quanta foto cara meu deus tu teve que fica acordado desde as madrugada fazendo isso
como é o nome do dono desse site acho maravilhoso o site mas sem ofensa você demora muito pra atualizar coisas novas no blog ta loco só tem aquele do caçador meu irmão de fé da uma ajuda
Paco, meu nome é Philipe Kling David. Muito Prazer.
Eu sou o dono do blog e autor/editor/suporte e tudo mais.
Sobre as atualizações, o blog é atualizado -quase sempre – uma vez ao dia. Muitos desses dias, com três posts ou mais.
O problema que tá acontecendo é que o server antigo do blog migrou para outro server. Isso implica em mudanças de um troço chamado NS. O post antigo tá aparecendo porque o NS novo ainda não propagou por toda a rede. E o Ns antigo aponta para o site com o post do caçador.
Cedo ou tarde, o Ns antigo será totalmente substituído pelo novo e vocês verão o blog cheio de atualizações.
É isso. Um abraço
Qual deles dá para fazer um chá?
Acho que dá com todos. O problema é saber se o chá mata ou não mata, hehehe.
Caramba…Tem tanta foto de fungos que até o meu computador pegou bolor! Mas muito legal este post!
increive…
Minha nossa, que grandão!
Omg…fiquei com vontade de comer.o.o’ x_x
phillipe,
queria contribuir com uma correção =)
na minha opinião você poderia ter pesquisado melhor pra fazer esse post, afinal algumas das fotos são de organismos chamados de mixomicetos, que, rigorosamente, não são fungos e não são mais classificados como fungos…
mas realmente muita gente confunde…
abraço :]
Opa, vou adicionar esta informação ao post. Valeu a dica. è que não sou biólogo e até você dizer isso, pra mim isso tudo era fungo.
Correção adicionada, Antônio.Valeu. É sempre bom contar com os leitores especialistas.
Olá, parabéns pelas fotografias ficaram ótimas, muitíssimo bem tiradas.
Sou professor e no próximo ano desenvolverei um projeto enfocando os líquens como bioindicadores de poluição, para tanto numa parte do desenvolvimento do projeto utilizará um caderno com fotografias de diversos líquens, em virtude disso terei que fotografar os mesmos. Então gostaria de saber como você as tirou.
Grato
Guilherme
Não fui eu. Foi o cara do link lá no fim do podt. Mas imagino que seja necessário apenas um bom tripe e uma lente super macro.
:worry: :cool: :wow: :*( :curious: x_x :gasp: =D :happy: :D :injured: :lol: :lol2: :love: :X :meh: O_o :ohhyeahh: D: :omg: :raisebrow: :P :( 0_0 :shocked: :sly: adorei pois o texto esta otimo e as imagens são incriveis :argh: :) :| :] :$ ;] :B
fala sério mas estas imagens estão lindassssssssssssssssssssssssssssssssssss
Lindos! Cada um mais interessante que o outro!
sao nojentos mas sao super intertressantes
heim, a foto 39, não é um esporófito de uma hepática simples? é o que parece, seta não fotossintetizante e capsula. Parece uma Jungermaniales com esporófito maduro aclorofilado.
Fotos de esporófito de hepáticas simples (Jungermaniales) que parecem com a foto ai…
http://farm7.staticflickr.com/6059/6879472248_a4c2b67539_m.jpg
https://sites.google.com/site/biodiversidadecatarinense/plantae/marchantiophyta/pellicaceae/noteroclada-confluens
http://www.flickr.com/photos/r-rico/3049536488/in/set-72157600202046649
Philipe… Se superou. Acho que é o melhor post que eu já li na minha vida! Aquele bagulho branco no gif. o que é? *curiosa*
Deve ser um fungo que se mexe hehe, arrg, que nojinho
Gosto de posts assim, mas ficaria ainda melhor se você colocasse o nome científico ou algo assim em cada foto.
Fora isso tá ótimo