Um game que te ajuda a saber se você está ficando surdo

Compartilhe

Hoje tive que ir ao Rio pegar umas chaves com meu primo Fernando e me espantei com a barulheira. Eu estava há alguns dias sem sair de casa (felizmente) e aqui é um silêncio quase de mosteiro budista, de modo que é bem estressante me aventurar no caótico centro do Rio de Janeiro. De cara, parei para esperar o ônibus diante de uma obra, onde um sujeito estava britando o asfalto sem protetor auricular.

britadeira Um game que te ajuda a saber se você está ficando surdo

-“Ou já está surdo, ou vai ficar”. – Pensei.
Nisso tocou meu telefone e só percebi porque ele vibra, – uma desgraça que quase me mata do coração sempre porque não sei como, minha mente me faz imaginar que tem uma lacraia ou escorpião andando na minha perna sempre que o celular vibra- Corri para atender, mas eu não conseguia ouvir nada com a barulheira. Fui me afastando, andando apressado para longe da obra e novamente me espantei com a enorme distância que precisei percorrer apenas para ouvir o que a Nivea dizia no telefone.

Ela não queria dizer nada de importante, mas a distância do ponto me fez perder o ônibus e eu fiquei tãããão feliz…

Enquanto esperava o segundo ônibus que demorou horrivelmente, eu desfrutei de ótimos minutos no sol de quarenta graus, ouvindo a britadeira inclemente e o trânsito engarrafado cheio de buzinas, imaginando que é bem provável que o inferno seja assim.
As pessoas se expõe a toda sorte de barulheiras insanas ao longo do dia. Quem pega ônibus então, sofre terrivelmente, porque tem uns que tem o motor na frente, e aquele troço faz um barulho que parece a turbina do concorde, principalmente quando começa a subir uma ladeira.

Falando em surdez, lembra daquela empresa que produziu um programa capaz de ajudar a reparar as células do seu ouvido que gradualmente começavam a dar defeito? Eu cheguei a fazer um post falando do produto da Biosom.
Se você não lembra ou não viu, aqui está.

Então, agora os caras lançaram outra parada, que é um sistema de diagnostico, baseado em game. A Biosom fez uma parceria com uma empresa de gamifação de treinamento para empresas. O resultado dessa parceria é um jogo interessante, porque sabendo que ambientes mais barulhentos dificultam os que têm algum grau de perda auditiva a ouvirem, eles criaram esse teste baseado nesses ambientes do dia-a-dia. O game simula diferentes lugares que frequentamos, como shopping, rua, restaurante e etc; e nesses ambientes as pessoas falam e você só tem que entender o que elas falam.

O teste, gratuito, que ajuda a saber se você está ficando surdo está aqui: http://biosom.com.br/teste-auditivo-online

exemplojogo Um game que te ajuda a saber se você está ficando surdo

Esse game online foi desenvolvido com a parceria da Aennova, uma empresa dedicada a gamificação de treinamento para as empresas. O propósito do jogo é conscientizar os jovens sobre a importância de cuidar da audição. Sobretudo a galera que frequenta baladas e ouve sons altos no headphone o dia todo, são costumeiramente afetados, tendo uma progressiva perda auditiva, que em muitos casos poderá ser definitiva. O teste ajuda a perceber se o seu caso pode ser necessário buscar ajuda ou se você tem boa audição.

Pode ser, que dependendo do seu score no teste, seja possível recuperar sua perda auditiva através do programa deles que é baseado em TSC – Threshold Sound Conditioning. Essa tecnologia consiste em mapear o nível auditivo e condicionar as regiões de frequências danificadas. Assim, aumentando a capacidade auditiva (mais informações aqui: http://www.biosom.com.br/sobre-a-tecnologia-tsc).

O jogo é baseado em perguntas e respostas. Basicamente ele te pergunta o que você ouviu. Ao final do procedimento, o Hearing Guardian entra em ação. Você recebe o resultado do teste por email e em seguida já pode baixar o software para condicionar sua audição. Depois de um tempo de uso regular, você pode voltar a fazer o teste para comparar os resultados. Segundo os desenvolvedores, isso demonstra a eficácia da proposta, de melhorar a capacidade auditiva de seus usuários.

Artigos relacionados

3 comentários em “Um game que te ajuda a saber se você está ficando surdo”

  1. Desculpe, mas não achei o teste útil. Só é avaliada a capacidade de compreensão de sons em um ambiente ruidoso. O resultado é apenas divulgado por e-mail (espertinhos) e só informa a porcentagem de acertos. Nada a ver com uma audiometria.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.