Os castelos…. No Brasil!

Um amigo meu estava pensando em fazer um videoclipe com sua banda com som medieval, e eu sugeri que ele fizesse o clipe num castelo, afinal, som medieval remete a quê?

Daí surgiram as primeiras dificuldades: Filmar tudo em Green Screen e meter um castelo de computação gráfica no fundo? De fato, isso não dá bom resultado, a menos que gaste uma bela grana na produção, e outra na pós. Se a grana está curta, como fazer para filmar num castelo estando tão longe da Europa?

Castelos para escolher

A Europa é uma maravilha para quem curte um castelo. Há dezenas, talvez centenas, de todo tipo que você quiser e puder imaginar, mas aqui no Brasil a coisa é um pouco mais complicada. Daí que eu fiquei pensando sobre isso e achei que poderia dar um post interessante elencar alguns castelos onde intrépidos videomakers poderiam usar de fundo. Mas será que tem castelo que preste aqui? Acredite se puder, tem! Vamos a alguns deles.

Não está em ordem de qualidade. E certamente não vou lembrar de todos, então lembre aí os que eu esqueci e ajude seu amigo fã de Dungeons & Dragons aí, parça!

1- Um castelo exótico

O castelo de Zé dos Montes, no Rio Grande do Norte, pode se passar por um castelo de outro planeta fácil, fácil!

ze-dos-montes

 

Ele fica no topo da Serra do Tapuia, no Rio Grande do Norte, e foi erguido no ano de 953, por Francisco Quitiliano. A obra foi comprada por Zé dos Montes em 1983 e por ele é mantida até hoje. Em uma das três pedras no centro do castelo foi esculpido um altar que homenageia Nossa Senhora. Com muitos recortes, ele permite uma variedade boa de planos, o que já é um belo diferencial para cineastas pobres como eu, que terão que tirar leite de pedra.

2- Um castelo estranho

Com uma arquitetura impressionante, cheia de desenhos geométricos coloridos, esse castelo edificado em Pernambuco, pode servir se seu filme se passa num castelo de fadas ou de outra dimensão. Olha que estranho:

CasteloHoje ele é a casa de um cara, chamado Edvonaldo Bezerra Torres, e tem influências variadas, como a arquitetura árabe, marcada por fontes e jardins.

3- Um castelo romântico clássico

Vamos supor que seu filme não seja em outra dimensão ou planeta, e sim aqui mesmo na Terra, no passado e pra piorar, em Paris ou algum lugar da Europa. Você talvez possa usar o Castelo Batel que acredite se puder, está em Curitiba. Obviamente você vai precisar acochambrar os predios do fundo com um pouco de pós produção, mas para planos fechados ele funciona, hein?

Castelo-do-Batel-Fotógrafo-Fábio-Fistarol

 

Com esse visual, é óbvio que o Batel foi inspirado nos castelos e charteus do Vale do Loire, na França. A obra começou a ser feita em 1923 à pedido do cafeicultor Holanda Luís Guimarães. Atualmente, é uma importante atração turística e centro de eventos, sediando casamentos de contos de fadas.

4- Castelo romano clássico?

RN-HI-Hostel-Brasil-HI-Lua-Cheia

Se você está em Portugal é moleza, mas aqui no Brasil é osso, brother! Felizmente pra você eu achei um que fica no Rio Grande do Norte, e é um Hotel, o que significa que você pode filmar e até dormir nele!  O castelo medieval em questão fica na praia de Ponta Negra, em Natal. O Lua Cheia Hostel é considerado um dos mais interessantes do país, contendo belos brasões nas paredes, taças de prata, espadas e armaduras de cavaleiros, o local transporta os hóspedes para os séculos passados.

5- Assombrado? Tem jeito! O castelo de Simões Lopes:

Esse é perfeito para seu filme de vampiros, meu chapa. Se liga só:

simoes-lopes

Construído em 1922 em Pelotas, no Rio Grande do Sul, o castelo do político Augusto Simões Lopes não teve um futuro promissor. Depois de sediar muitas instituições culturais, como a Academia Sul-Brasileira de Letras, o espaço está atualmente fechado para visitação. Em 2014, a Prefeitura realizou pequenos reparos no local. Uma brincadinha no color correction já deixa isso aí praticamente a Transilvânia! Ainda mais com  esses galhos secos aí.

6- Itaipava!

Se você quer outra opção de castelo romântico de conto de fadas estilo francês, e não pode usar o de Curitiba, que tal o castelinho de Itaipava? Olha que lindo:

castelo-de-itaipava

Ele fica em Itaipava, nas marges da BR 040, e é todo em estilo renascentista, construído na década de 20 pelos parentes da Marta Suplicy! Hoje ele abriga um hotel luxuoso, com espaço para eventos, um jardim, uma biblioteca e um acervo repleto de peças de época, como estampas e gravuras militares, armas de fogo e até armas indígenas.

7- La Cave, ideal para cenas de combate

O castelo La cave esta no Rio Grande do Sul, e parece perfeito para cenas de combate. Isso porque ele tem um patio, escadas e torres, e ele fornece um bom ângulo com as torres retangulares hispano-romanescas.  Esse lugar fica em Caxias do Sul é o único na América Latina a ter uma vinícola, o que só o torna mais incrível para quem aprecia a bebida do Baco. Com arquitetura inspirada nos castelos espanhóis do século 11, a propriedade foi idealizada pelo espanhol Juan Carrau em 1968. Além da vinícola, tem um restaurante com temática medieval.

chateau-lacave (1)

8- Outro castelo para tomadas variadas

Cinema e tv são a arte de fazer a mentira parecer a verdade, certo? Assim, muitas vezes, é preciso misturar cenas internas num estudio, com externas em locações e muitas vezes um mix de soluções com partes filmadas em castelos diferentes para parecer um só. E se este for seu caso, aqui esta uma dica interessante:

araras

Localizado em Araras, (Sp) está este castelo intrigante, que acredite, tem fama de ser mal assombrado! Talvez por isso ele foi colocado à venda, não sei.  Trata-se do castelo do piloto Luiz Michielín Neto. A edificação ocupa uma área de 5 mil metros quadrados. A construção foi iniciada nos anos 1990 e oferece ponte levadiça, balcões, sacadas, fosso, torres e muralhas de proteção. MEGA ÚTIL para sua versão cospobre de Game of Thrones, hein meufí?

 

9- Ah mas eu queria um castelo em Ruínas para a cena do dragão…

Não temas, meu amigo! Existe solução! Achei um castelo em ruínas que você vai curtir:

20738224

Claro, não é um castelo tradicional, mas porra, funciona!  (a propósito, esteja informado que esse é o único castelo DE VERDADE do Brasil)

Fazer isso parecer a ruína dum castelo de fantasia ou histórico, só depende de você e do seu amigo que faz um 3d direitinho. Com arcos de pedra e rochas bem grandes essa ruína engana muito bem. Principalmente para planos mais fechados ou de composição com cenário CGI. Este castelo é a sede da Casa da Torre, maior latifúndio da história, que na época ia da Bahia ao Maranhão, ocupando 1/10 do território brasileiro, meu!

10- Monalisa?

Acredite ou não, em Minas Gerais tem um puta dum castelão gigantesco que é um complexo. Dependendo do projeto, deve dar pra usar. Até como castelo de ocupação nazista…

castelo-de-edmar-moreira_foto_leonardo-costa_estado-de-minas_ae

Parece mais aqueles castelos de Michael Jackson! Ou coisa que o valha.

castelo-monalisa-visto-de-longe

O castelo tem mais de 7 mil metros quadrados de área construída, oito torres, 36 suítes, 18 salas, piscina com cascata, fontes, espelhos d’água e 275 janelas… E adivinha só? É a CASA de um político:  Edmar Moreira (DEM-MG)

castelo-de-edmar_foto_divulgacao-350x166

11- Outra opção para mal assombrado

Um castelo imponente, estilo medieval, de 44 cômodos com 300 hectares, que parece deslocado da singela cidade onde se situa. Fica em Pedras Altas, no RS.

16501378 16501385

12- Castelo Engady

DSC_0012

Com uma estética interessante e incomum, o Castelo Engady se destaca por muitas possibilidades de filmagem. O Castelo de Engady é uma edificação localizada nos arredores da cidade de Caicó. Construída pelo Monsenhor Antenor Salvino de Araújo, para ser um local de recolhimento, estudos, meditação e oração. Devido a sua arquitetura rústica em constraste com a aridez do local onde foi edificada, mostra-se como um local misterioso e místico, despertando o interesse de pessoas de vários lugares. Funciona bem como mosteiro medieval e até castelo em outro planeta.

Algumas partes desabando, dão a ele o visual ideal para castelo mal assombrado, lar de demônios, bruxos e o que mais a imaginação pedir.

IMG_7244-1

13- Outro castelo de político

Outro castelo de político, também se presta bem para cenas supostamente francesas, ou de fantasia. Ele está à venda. Erguido pelo deputado estadual Leonardo Moreira (PSDB-MG) seu castelo conta com 192 hectares e 36 suítes em São João Nepomuceno, na Zona da Mata mineira.

3raca4zlrg_4g91q9ll2d_file

14- Castelo de Bivar

Outro castelo de forma curiosa é o castelo de Bivar:

castelo de di bivar - openbrasil.org

Ele fica próximo ao Rio Carnaúba foi construído em meados de 1984 dentro da propriedade particular de José Ronilson Dantas. Cinco torres, muros e muretas compõem a obra medieval, que tem planos de sediar um templo espiritual de meditação.

15-Castelinho mal assombrado em São Paulo

Para filmes de medo, uma boa pedida é este castelo mal assombrado que fica em São Paulo.

castelo_rua_apa2

Na rua Dom Domingo de Silos, na zona norte de São Paulo, fica uma construção bastante conhecida na região. Para a maioria, o número 238 da rua abriga um casarão mal-assombrado. E sob certo ponto de vista, é preciso concordar que a aparência da residência colabora para aumentar a má impressão. Com muros recobertos por cercas vivas, o lugar é tomado pelo escuro. Na porta, uma imagem inteira branca é iluminada por uma lâmpada vermelha, dando o clima de medo e tensão. Corra antes que desabe!

16- Castelo do Valentim

Com estilo curioso, o castelo Valentim fica em Santa Tereza, no Rio de Janeiro. Ele é um hotel e você pode dormir nele!

castelo-valentim

17- Castelo Mourisco

Ainda no Rio está outro castelo curioso, em estilo Mourisco, que era a residência de Oswaldo Cruz, e onde hoje fica a Fiocruz.

Castelo mourisco

18- Castelo do alto da Serra

Com um visual sensacional, este castelo fica no alto da serra de Petrópolis. É um lugar que sempre me intrigou. Eu ja fui lá uma vez.

8364805

Acredite ou não, é um museu! E pessimamente divulgado. O prédio é em estilo medieval, construído em pedra e que chama a atenção pelo seu ar misterioso. Seu acervo reúne centenas de peças.  Destacam-se baionetas, armas de fogo, coberturas militares e também armas indígenas. Possui também biblioteca especializada sobre a armaria e assuntos militares.  Fica na BR-040, km 40 – no Quitandinha.

19- Castelo Brennand

Aqui temos mais um castelo que pode servir para filmagem. Ele fica no bairro da Várzea, em Recife, e ficou pronto há poucos anos atrás. Com pegada surrealista e medieval, o castelo do ceramista Ricardo Brennand é ocupado pelo Museu de Armas São João e resguarda ainda obras do artista, espalhadas pelos jardins.

institutoricardobrennand9

1146818211_castelo_0003

20- Vila medieval

Em São José dos Campos, está este interessante castelo, que foi inspirado em obras europeias: o castelo de Langeais, no Vale do Loire, na França; na Torre de Mounmouth, no País de Gales; e no castelo do príncipe alemão Von Earbach. Atualmente é o lar do Centro de Artes Suzana Laïs de Mendonça, promovendo exposições, convenções e festivais de música erudita, junto com o Castelo da Arcadia, na mesma cidade.

Castelo no bairro Interlagos. Foto: Antonio Basilio
Castelo no bairro Interlagos. Foto: Antonio Basilio

960371176

Bom, vou ficando por aqui, Espero que tenha gostado do post. Diga aí os castelos que esqueci, que certamente eles existem. Realmente não é fácil achar castelos no Brasil, até porque em termos históricos, somos um país jovem. Mas como você pode ver, não vai ser por falta de locação que a gente não vai filmar!

Related Post

18 comentários em “Os castelos…. No Brasil!”

  1. Olha esse Philipe… em Joinville-SC, pertinho da minha casa.

    http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2016/06/homem-constroi-ha-20-anos-o-proprio-castelo-em-joinville-me-sinto-um-rei.html

  2. Existe o Castelo Saint George em Gramado/RS, um museu medieval construído por Gilberto Guzenski, grande conhecedor de forjaria e heráldica – o cara é uma verdadeira enciclopédia viva, vale muito a visita!
    Segue o link: http://www.facebook.com/museu.medieval

  3. Conhece este Philipe ?
    http://static.panoramio.com/photos/large/35248675.jpg
    Castelo dos Arautos do Evangelho vizinho à capital em São Paulo

  4. Aqui em ascurra, temos uma versão ‘reduzida’ de um castelo. Castelli Mondini. nada comparado à imponência desses da sua matéria, mas uma boa opção pra eventos alternativos, desde casamentos, festas tradicionais Italianas (você adoraria a gastronomia da Festa Del Ghebo, e não somente pelas variedades de queijos) e eventos de rock, com muito death metal, sendo o último realizado no último dia 18.
    a propriedade pertence a uma pequena vinícola da região. dê uma olhadinha nas fotos, acho que você ai gostar:
    https://www.google.com.br/search?q=castelli+mondini&espv=2&biw=1440&bih=775&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiMmOWf5uPNAhVBOZAKHYCbBjwQ_AUIBigB
    Mais fotos no FB.

  5. Não pode faltar o Castelinho do Flamengo na lista. O da Ilha Fiscal também rende algo. E em Teresópolis tem o Castelo Montebello, que andou à venda.

  6. Philipe, na maior sinceridade, o Castelo de Simões Lopes merece uma pesquisada, e talvez um artigo aqui no site se realmente te interessar. Uma ex-roomate minha que cursava antropologia aqui na UFPel foi fazer um trabalho sobre o lugar e GERAL que vive nos arredores dele diz que já viu vulto aparecendo, barulho que vem do nada, etc.
    Na verdade, nesses meus 5 anos aqui na cidade já vi e ouvi muita coisa esquisita, nivel furgão com o logo da NASA próximo ao “fim” da cidade.

  7. Aqui em São José dos Campos tem uns castelos também, vou procurar depois.
    Philipe, queria sugerir um post com filmes de tubarão… sério, eu tava dando uma rodada por um site de filmes genéricos e descobrir uma caralhada de filme de tubarão. Tem tubarão voador, tubarão em tornados, tubarão em avião e tem agora até tubarão exorcista (na verdade o tubarão é o possuído e não o exorcista, mas sabe comê né?).
    Acho que daria um belo post essa onda de filmes de tubarões malucas estilo shackotopus e o escambau.

    Abraços.

  8. Correção: O castelo “mal assombrado” de São Paulo fica, na verdade, na esquina da rua Apa com a São João. no centro da cidade (mais especificamente no bairro de Santz Cecilia). O mais curioso é que a São João é a avenida do famigerado “Minhocão” (ou “Elevado Costa e Silva”), uma via expressa elevada paralela famosa na cidade por ter estragado a qualidade de vida dos moradores da região. As janelas do castelinho dão literalmente para a pista elevada; um anacronismo que concede ao cenário ares absurdos. Enfim, é o esqueleto de um castelo enfiado numa área extremamente urbana.

    O chamado “castelinho” foi palco de um crime violento que lhe concedeu a fama de mal-assombrado. A historia pode ser conferida aqui: http://www.saopaulominhacidade.com.br/historia/ver/9163/O%2BCrime%2Bdo%2BCastelinho%2Bda%2BRua%2BApa

    e aqui (com fotos): http://www.saopauloantiga.com.br/castelinho-da-rua-apa/

    Minhocão, construído durante a prefeitura de Maluf: https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2014/09/23/elevado-costa-e-silva-proposta-quer-transformar-minhocao-em-corredor-de-onibus/

    Hoje o castelinho é uma ocupação de moradores de rua. O lugar até recebe sopão nas sextas.

    • Esse castelinho já apareceu num episódio do programa Ghost Hunters. Na época “constataram” que ele era realmente assombrado.

  9. Muito bom o seu artigo! Mas você esqueceu do Castelinho da Ilha Fiscal no Rio de Janeiro, local do último grande baile do Império antes da Proclamação da República. Seguem as fotos:

  10. Tem o Castelo do João Capão em Garanhuns no Agreste de Pernambuco. Um senhor da cidade (o João Capão) resolveu construir um castelo para morar. https://www.youtube.com/watch?v=YvDM_ErsOcU

  11. Quem estiver no RN e quiser conhecer o castelo de Zé dos Montes, a ANCL Adventure faz um passeio por lá com direito a rapel também. O castelo do Engady, no RN, está praticamente abandonado. O castelo Di Bivar, também no RN, já foi cenário do filme O Homem que Desafiou o diabo.

  12. Porto Alegre também tem seus castelos…
    O famoso Castelinho do Alto da Bronze: https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelinho_do_Alto_da_Bronze
    Sem falar nessa beleza arquitetônica aqui: http://arghtetura.fotoblog.uol.com.br/photo20041006180535.html
    (sim, tem mais dois, um em Capão da Canoa, outro em lugar desconhecido)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares