Jóias feitas por insetos

Tem gente se que pela de nojo de barata, formiga, larvas, qualquer merda que tenha um cefalotórax e seis perninhas cabeludinhas causa-lhe puro asco. Essas pessoas, por mais que gostem da ideia de ouro e rubis, certamente não deverão apreciar este curioso invento abaixo:

Jóias feitas por insetos

Jóias feitas por insetos

Jóias feitas por insetos

Jóias feitas por insetos

Trata-se de jóias criadas por insetos. Acredite ou não, existem insetos que podem sim bancar os joalheiros.  Esse bicho com cara de monstro de filme de terror é conhecida como “larva da mosca-dágua”.

Trichoptera (do grego tricho = pêlo; ptera = asas) é uma ordem de insetos constituída por cerca de 7.000 espécies conhecidas como moscas-de-água.

O animal em sua fase larval cria uma carapaça de detritos. Ele vai pegando elementos que encontra na terra, como pedaços de casca de árvore, folhas mortas, gravetos, musgos e unindo isso tudo com fios de seda, cria um tipo de concha ou casinha, que o protege dos predadores.

Foi vendo esses estranhos animais que o artista francês Hubert Duprat teve a ideia genial de pegar alguns desses bichos e colocar numa caixa contendo pedacinhos de flocos de ouro, rubis, diamantes opalas, turquesas e outras pedras preciosas. O resultado foram carapaças criadas pelos animais, com curioso bom gosto estético. Acho que após os insetos se tornarem adultos, quando abandonarem suas luxuosas casinhas ele deve vendê-las em joalherias.

fonte

Related Post

9 comentários em “Jóias feitas por insetos”

  1. Resta saber se o joalheiro vai repassá-las assim ou vai colocar algumas alterações, como clipes ou fechos, para pendurar e prender!
    Mas a mulherada vai adorar, pode crer. Falô que é joia, ouro, pedras preciosas…!
    Afinal, pra quem compra até quadro em “branco”…?

    • nesse mundo tem gente que toma até “café de côcô” … usar jóias de inseto desse tipo (caso se consiga preencher o interior e “colar as partes” evitando a fragilidade) é ntranquilo, tem gente que usaria até (o que pensei ao ler o titulo) bichos banhados a ouro …

      uma barata dourada de presente nhein ? XD

      mas, voltando ali naquelas fotos, se ele conseguir driblar a fragilidade, ou encher de ouro ou outro metal que não destrua/derreta o restante, ou ainda usar pra observação apenas, como modelo, ele pode aproveitar os padrões criados para refazer em tamanho maior as jóias …

  2. Se observar a última foto deste post, veremos um casulo de ouro em que o inseto uniu todas as pedras azuis juntas numa espécie de “anel” ao redor do casulo de ouro, de maneira bem ordenada…

    Ficou bonito e até muito interessante para um animal que junta os detritos de maneira aleatória. Deve ser o Renoir das larvas de mosca! ahahahahaah

  3. O legal é que essas carapaças de ouro foram feitas com ajuda do artista (realmente são lindas, salvo meu gosto exótico. c.c), mas aqui em casa vejo com frequência um casulo metálico que reluz como alumino derretido, e é cheio de pontinhos brilhantes azuis. Parece uma dessas joias.

    A natureza cria uns bichinhos com técnicas estéticas invejáveis, mesmo. v.v

  4. Véi, eu tenho nojo de barata, mas essas coisinhas fazem as jóias mais incríveis que já vi em toda a minha vida.
    Queria uma…(não a barata, a jóia)
    Sabe, sou mulher e também não entendo o porquê de elas terem tanto medinho de barata.
    Como diz o meu pai: ” A última e única que tentou e conseguiu entender uma delas acabou parando no manicômio”.
    Ele só não me disse quem foi…

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares