Windows lento: Como deixar o windows mais rapido?

Sharing is caring!

Eu tava dando uma olhada nas estatísticas de acesso aqui do blog é é espantoso como a massa quase absoluta dos visitantes utiliza o windows. E a massa desses que usa o Xp é brutal! Então me lembrei que volta e meia dou umas dicas aqui no Mundo Gump sobre como resolver alguns problemas. Basicamente eu primeiro arranjo o problema pra mim e depois que descubro como resolve, mostro o que foi que eu fiz, o que eventualmente acaba ajudando alguém.

Há um tempo atrás, eu estava com um problema chato pra dedéu com relação ao WINDOWS, que estava lento para carregar.

Eu fiz uma série de alterações, algumas são mais simples que outras, outras tão retardadamente fáceis que chegou a dar ódio de não ter pensado nisso antes. O resultado é que meu computador ficou muito mais rápido e estável.

Por que meu computador está lento?

Esta é a pergunta que milhares de internautas fazem todos os dias. O problema é que o Windows acostuma mal as pessoas. O Sistema operacional mima o usuário, que acaba ficando refém dele e espera que ele resolva todos os seus problemas magicamente. O usuário mais comum ignora solenemente que ele tem que se preocupar com o  Windows do mesmo jeito que o dono de um carro tem que periodicamente fazer certas coisas.

Carro não precisa de revisão? Trocar óleo? Ver a água? Então, o sistema operacional também. Se você não faz nada disso, ele continua a funcionar, só que vai piorando lentamente, ficando cada vez mais fraco até que um dia engastalha e finalmente para. Felizmente, você não vai gastar um tostão para fazer 90% das soluções que apresentarei aqui.Mas antes, vamos começar com os investimentos.

O primeiro problema do cara que está com o computador lerdo, é que provavelmente ele está com pouca memória.

O Windows consome muita memória e se o cara tem pouca, por exemplo apenas 512mb na máquina, o problema se agrava, porque com menos do que isso, o desempenho do sistema operacional garantidamente deixará a desejar. Memória RAM é um dos upgrades mais baratos que você pode fazer na sua máquina, e o resultado certamente irá  surpreendê-lo. Mas tome cuidado para comprar pentes de memória compatíveis com a sua placa-mãe. Obtenha ajuda do fabricante do computador ou de um especialista. Dica: Nunca compre pentes diferentes, mesmo que tenham velocidades compatíveis. Já me estrepei fazendo isso. Pense nas memórias como irmãos gêmeos idênticos. Sempre iguais. Vale mais a pena pagar mais caro por pacotes de pentes duplos do que comprar separadamente. Cuidado com memória muito barata. Memória é talvez a coisa mais capciosa num computador, porque ela provoca uns erros malucos, e o computador pode apresentar umas instabilidades aleatórias dificílimas de resolver. Pense o seguinte, toda vez que você comprar uma memória de qualidade, estará investindo numa coisa que pode não parecer mas faz muita diferença. Memória de marca boa é igual a carro com air bag. Você pode até arriscar e ficar sem, mas ter é muito melhor, mesmo pagando um pouco a mais.

Se o seu problema com o computador lento  não é de pouca memória RAM, tem uma grande chance de ser fragmentação de dados no seu HD. Neste caso, a boa notícia é que você resolve grátis! Quando o usuário instala e remove programas,  ou apaga muitos arquivos, é preciso fazer uma vez por mês uma desfragmentação do disco rígido. Com essa tarefa, o HD organiza os dados no disco, facilitando a sua leitura.

Antes de desfragmentar, eu sugiro que você faça uma faxina no seu HD. Por que? Porque a gente tem tendência a juntar tralhas inúteis. Restos de jogos que nunca mais jogaremos, fotos baixadas da internet, musicas em formatos grandes, restos de arquivos de DVs ripados, etc. É impressionante como sempre junta muita porcariada velha. Tem gente que passa anos e anos sem nunca esvaziar a lixeira.

Abra o programa, em Menu Iniciar -> Programas -> Ferramentas do Sistema -> Limpeza de disco;
Selecione todos os itens que julgar que devem ser apagados. Aproveite e remova programas que você não usa com frequência.
São necessários 300 MB de espaço livre para o Windows funcionar bem. Depois de dar aquela bela limpada, desfragmente o que ficou.

Por que devo desfragmentar o computador?

O que acontece é que um Hd não grava continuamente os dados. Ele vai gravando em pedaços diferentes do disco. Então, na hora de ler, é uma merda, porque ele fica procurando pra lá e pra cá os pedaços. Quando você não desfragmenta o disco periodicamente, ele vai ficar fazendo isso cada vez mais. E este treco é uma das coisas que mais deixa o seu computador lento de tudo que falaremos aqui!

Para fazer a desfragmentação, vá em Menu Iniciar -> Programas -> Ferramentas do Sistema -> Desfragmentador de disco. No programa que será aberto, aperte no botão Desfragmentar. Existem alguns programas – alguns gratuitos – que te oferecem pacotes que ajudam bastante, eles aglutinam numa só tela uma série de ações que você poderia fazer na mão, mas que daria um belo trabalho. Essas ações são trocadas por um único botão, que faz um check up, e de uma só vez limpa o lixo que vai se acumulando com o tempo na maquina, e organiza e desfragmenta a maquina, etc.

antes de executar qualquer programa em seu computador, principalmente os que fazem alterações no Registro do Windows ou modifiquem informações em seu HD, lembre-se de fazer um backup de segurança do registro do sistema, criar um ponto de restauração e fazer backup dos seus dados.

Um programa que eu uso aqui que acho muito bom é o One click Check Up da Asus Logic. Ele é um aplicativo do Boost Speed pago, mas compensa. Tem a versão gratis para baixar.

Outra coisa importante a se ter em mente, é manter o Windows sempre atualizado. Isso é fundamental, porque como tudo na vida, ele não sai perfeito de fábrica. Com o tempo, com os problemas aparecendo, os caras da Microsoft vão melhorando e aperfeiçoando as funções, e lançam essas melhoras em uptades. Se o cara não faz o update, é possível que ele sofra de problemas que já podem ter sido resolvidos. A vantagem do Windows é que tirando certos casos especiais, é fácil deixar ele atualizado. Para atualizar o Windows, vá no endereço http://windowsupdate.microsoft.com/. Para atualizar seus componentes, consulte a documentação e o site dos fabricantes.

Outras coisas que sabotam a velocidade do seu computador, são as fontes e os temas. É a armadilha clássica de quem tem pouca pratica com Windows. Por ser graficamente amigável, o sistema operacional da Microsoft permite um monte de alterações que visam deixar ele mais “biíto”. Só que algumas dessas alterações são um tiro no pé e deixam o seu computador super-lento!

Nessa hora você tem que se perguntar se o que é mais importante pra seu dia-a-dia é ter um computador bonitinho ou rapidinho.

Se estiver ainda muito lento, desabilite opções de visualização.
Abra o Painel de Controle e clique em Sistema. Abra a aba Avançado e dentro de Desempenho, clique no botão configurações. Na aba efeitos visuais, selecione a opção “Ajustar para obter um melhor desempenho”. Isso vai limar boa parte de toda a perfumaria visual, aumentando a disposição da maquina para o que realmente é necessário.

Outra merda são as fontes! Cada vez que o Windows é inicializado, ele carrega todas as fontes (os tipos de letras). O ideal é que o número não passe de 500, ou o sistema rodará de forma mais lenta. Para remover fontes, vá na pasta C:\WINDOWS\Fonts e mova os arquivos para uma outra pasta (ou até mesmo para um CD-ROM, pra uso posterior). Cuidado para não apagar fontes que você deseja utilizar. Certa vez eu estava com a maquina muito lenta, e depois de muito futicar descobri que um programa que eu usava havia instalado sem que eu soubesse, cerca de vinte mil fontes no meu computador. Resultado, ficou uma carroça!

Não deixe abertos aplicativos que não usa. O problema de boa parte dos usuários é acreditar na conversa fiada de que o Windows – um sistema baseado em janelas é infinito. Na pratica nego vai largando janela atrás de janela com programas rodando simultaneamente. Em 90% dos casos, rodando atôa, já que são poucas as pessoas que precisam trabalhar com mais de um programa aberto de cada vez.

Um problema que eu sempre achei GRAVE PRA DEDÉU no Windows é que ele pra te “facilitar” a vida, já pré-carrega um monte de programas na inicialização. Alguns são úteis e importantes, como o Antivirus. Outros são babaquices inúteis que irão apenas consumir a memória RAM e atrasarão a sua vida. Eles ficam rodando sem você nem imaginar que estão ligados.

Vá em executar e digite “msconfig” e clique em OK. Vá na aba inicializar e desmarque os itens de inicialização que você não utiliza. Estes são os programas que o Windows executa ao inicializar o computador. Clique em OK e reinicialize a máquina. Muito cuidado para não desmarcar itens importantes: se não souber o que é, melhor deixar assim.

Uma outra coisa que pode aumentar a velocidade do seu Windows é mexer no arquivo de paginação.
Quem tem bastante RAM (pelo menos 1 GB) pode desabilitar o arquivo de paginação que o Windows XP utiliza. Este arquivo é um auxiliar da memória, mas no HD. Como todo mundo deveria saber, a memória RAM é mais rápida que o HD, e por isso, a velocidade aumenta. Entretanto, se você tem o costume de abrir muitos programas ao mesmo tempo, isso tende a deixar o computador lento e esta opção não é recomendada, já que em seguida a RAM lota.

Outra coisa que deixa o Windows lento, é  a Indexação automática.
O Windows XP faz uma indexação de todos os arquivos do HD para facilitar na hora de fazer uma busca. Este processo pode deixar o computador lento e ocupa memória. Para desativar este serviço, vá no Painel de Controle e abra “Adicionar e Remover Programas”. Vá em “Adicionar/Remover Componentes de Windows” e desmarque o item “Serviço de Indexação”, depois clique em Avançar. Tenha em mente que o computador vai ficar mais rápido, mas as buscas, mais lentas.

Antivirus deixa o computador lento!
Quem tem sabe que um Antivirus é o tipo de programa que deixa o computador mais lento. Isso acontece porque o antivirus fica funcionando o tempo todo, em busca de achar atividade suspeita e com isso, consome memória.

Como ele inspeciona todas as informações que a máquina processa ou passam pela rede isso vai tornando tudo  devagar. Mas tirar fora o antivirus é burrice! Não faça isso.

Ainda assim, é um programa fundamental para a proteção da máquina. A solução é escolher um produto que utilize pouca RAM. Eu recomendo o Kaspersky. Mas a solução aqui é comprar memória. Tira o escorpião do bolso que resolve.

Já que falei de Antivirus, não custa falar pra tomar cuidado com outras pragas virtuais, como os spywares. Um monte de programas gratis, sobretudo esses tipo kazaa, e outros de baixar mp3, etc, instalam spywares na sua máquina! Nunca acredite em “almoço grátis”.

Além de outros males que estes programas podem fazer ao seu computador, spyware instalado no sistema diminui sensivelmente a velocidade do Windows. Use somente anti-vírus bom na sua máquina e mantenha o em dia. Para remover spyware, utilize programas como Ad-Aware e o Spybot. Faça isso periodicamente para dar uma limpada.

Faça faxina de verdade! Limpe o seu computador.
Pelo menos uma vez por ano, abra o o computador e com um pincel macio, retire pó e sujeira. Aproveite para verificar se os coolers do gabinete estão funcionando adequadamente. Dependendo de onde você mora, a poeira pode estoporar seu computador. Quer um exemplo? Um amigo meu que morava em Vitória, no ES sempre tinha problemas com curtos, porque a maquina dele não filtrava legal a sujeira e o pó de lá é impregnado com metal do minério que passa por ali diariamente. Como o pó se acumulava na placa mãe, ele acabava cedo ou tarde fechando curto onde não devia. A poeira pode afetar as ventoínhas da sua maquina de forma horrível! Elas vão lentamente se aglomerando e reduzem a velocidade do ventilador. Gradualmente o aumento da temperatura começa a gerar problemas. Não tarde, surgem os travamentos e até mesmo os desligamentos do nada. Computador desligando do nada? Tem boa chance de ser problema de superaquecimento.

Uma opção que eu considero de último caso, é desabilitar a restauração do sistema.
A restauração do sistema pode ser muito útil na hora de problemas, mas guardar todos esses dados consome literalmente diversos Giga. Para desabilitar a função de restauração, abra o Painel de Controle, clique em Sistema e abra a aba “Restauração do sistema”. Desmarque a opção “Desativar restauração do sistema” e clique em OK. Não faça isso se sua maquina não estiver uma merda completa, porque na hora que o bicho pegar você vai sentir falta!

Overclock

Depois de fazer tudo isso, é possível dar um gás extra, aumentando o clock do PC e da placa gráfica.  Quando você utiliza a técnica do overclock, ajusta seu computador para que trabalhe mais rápido do que sua velocidade certificada. No geral, isso não traz problemas porque a CPU é projetada para ultrapassar a velocidade declarada já que os fabricantes de chips incorporam um pequeno amortecedor. Em muitos computadores, você simplesmente aumenta a velocidade do barramento frontal (FSB) e/ou as configurações multiplicadoras da CPU no Setup do computador (que você acessa quando aperta a tecla F1 ou Delete depois de ligar o sistema, mas antes de o Windows carregar).

Para obter mais detalhes de como fazer overclock da CPU e da placa gráfica, o ideal é buscar em foruns específicos o modelo do seu processador e placa gráfica. Existem diversos tutoriais que ensinam isso. Mas é bom lembrar que o superaquecimento de um processador ou de qualquer outro chip, pode destruí-lo. Portanto, informe-se sempre antes de alterar seu sistema. O Overclock deve ser visto como uma solução para casos bem específicos. Eu não recomendo se o seu caso é usar o computador para escrever no word. Mas se é pra jogar, pode realmente ser útil. Mas NUNCA saia mexendo nos valores sem saber no que vai dar, ou você pode fritar o equipamento.

Para acelerar o Boot, Além de configurar o HD como UDMA, há uma outra grande configuração que, ás vezes, passa despercebida. Mude a configuração de “Detecção Automática” para “Nenhum“. Então reinicie a maquina.

É muito raro a BIOS estar optimizada para o seu hardware. Provavelmente, os canais IDE estão definidos para auto, o que significa que os seus discos rígidos e drives de CD/DVD são identificadas automaticamente. Altere a definição do seu disco rígido para a especificação do seu disco rígido para acelerar as coisas.  Se tiver canais IDE livres, incluindo posições slave, configure-os para None. Isto poupa tempo no arranque, uma vez que eles não serão verificados.
Muitas placas mãe antigas continuam a considerar a RAM como parte do boot. Isto é importante depois de um upgrade da RAM, mas depois é um tempo inútil. Se for possível, desative esta característica no setup da BIOS para poupar tempo. Sempre tenha em mente que ter uma bios atualizada pode deixar as coisas mais rápidas.

Uma coisa que sempre me irritou no Windows é que assim que você liga, ele fica um tempão pra realmente te deixar mexer. Você já está vendo os ícones e tudo mais na sua tela, mas o Windows está carregando aquele monte de programas da inicialização. Acontece que isso é meio mal programado no Windows. A sensação que eu tenho, é que esses programas da inicialização funcionam como uma corrida de cavalos. Assim que ouvem o tiro de largada, o Antivirus, o Skype, o MSN, bluetooth, updates, java, enfim,  todos os programas disparam ao mesmo tempo, e como há um gargalo de memória, todos querem passar no funil ao mesmo tempo. Tentei solucionar isso e consegui achar um programinha muito bom – e grátis – chamado startup delayer. O que ele faz é organizar a zona. Você atribui uma ordem e tempo para cada um, assim, cada programa começa na sua vez. Com menos programas disputando cada bit da sua memória, você começa a trabalhar imediatamente ao logar a maquina. E o programa se encarrega de ajustar o andamento da fila em segundo plano. Esse foi dez!

Nem sempre compensa desligar. Isso eu descobri por acaso. É uma coisa simples e óbvia,m mas tem muita gente que não sabe ou confunde.  Antigamente só havia a opção de ligar e desligar. Decido a isso, muita gente simplesmente desligava o computador quando ia almoçar, por exemplo.

Com o avanço da tecnologia, outros modos de gerenciamento da energia foram criados. Então hoje há o desligar, o hibernar e o dormir.

Qual o jeito certo de interromper a atividade do PC?

O dormir é um modo de standby, que grava o estado da sua maquina na memória e entra num modo de economia de energia. Clicou no botão de ligar, ele volta ao ponto onde você parou, rapidaço, sem precisar recarregar nada, com as telas e programas abertos como na hora que você mandou dormir.(isso não é pratico para notebook, pois se acabar a bateria ele apaga tudo)

O Hibernar é similar a isso, só que ele grava o estado no Hd, e então desliga mesmo. O Hibernar demora mais que o dormir, porque o hd é mais lento que a memoria Ram, mas ainda assim é muuuuito mais rápido do que desligar normalmente. Então, se sua maquina é lerda, eu recomendo usar na maioria das vezes o hibernar ao invés do desligar padrão.

Bom, acho que é isso. Não deixe de ver também as dicas dos leitores aqui nos comentários, pois tem boas sugestões. Se você já passou por algo assim e fez alguma coisa que deu resultado compartilhe aí com a galera. Espero que algumas dessas diversas dicas possam ser uteis para deixar o seu computador mais rápido e acabar de vez com o problema do computador lento.

Comments

comments

Luminária Ufo

14 comentários em “Windows lento: Como deixar o windows mais rapido?”

  1. Existem 2 softwares gratuitos que conseguem melhorar consideravelmente o desempenho da máquina, através de ajustes no sistema e gerenciamento da memória RAM. Eu utilizo e recomendo:

    1 – Memory Cleaner

    2 – Advanced System Care

    Ambos podem ser encontrados no http://www.baixaki.com.br

    Abraços,

    Rodrigo Martins

    Responder
  2. Uma mão na roda pra quem não intende, o que não é o meu caso.
    Philipe, dá uma editada aí e coloque algo sobre o ccleaner, que uso desde sempre e que realmente sempre melhora a velocidade. Só pra você ter uma idéia, uma vez eu rodei ele no PC de um amigo e ele removeu, nada mais nada menos que 1,4 gigabytes de tralha (detalhe, rodou uns 5 mins). Fodástico.

    E estamos esperando a próxima parte do seu conto.

    Responder
  3. passei esses 2 ai que o Rodrigo Martins falou pra ver no que da , não me parece que fez muita diferença . também uso o Ccleaner e ajuda bastante pra remover as tralhas como o Marcelo Oliveira Disse , e quanto aos malwares eu uso o spybot , Malwarebytes e o Spyware Terminator e o Norton de anti-virus.
    Eu tinha um virus que inpedia abrir o gerenciador de tarefas , e não achava em lugar nenhum como resolver , ai parti pra apelação e passei tantos programas que resolveu , ai mantenho os que achei melhores.

    A dica que me ajudava bastante era a de remover essas frescuras visuais , deixava realmente mais rapido .

    [EDIT]
    A dica de navegadores mais leve também é válida , como o Opera e o Google Chrome , o baixaki tem uma análise sobre os navegadores , mas cada um tem seu gosto ^^ (até hoje discuto com um amigo que o Opera é melhor que o Chrome )

    também uma dica que não tem nada haver com velocidade do pc é aumentar a frequência do monitor que prejudica menos a visão”quanto maior a frequência, menos seus olhos se esforçam”.vale a pena dar uma pesquisada sobre isso .

    é isso , Esperando
    ZUMBI , ZUMBI , ZUMBI !! :DD

    Responder
      • Nçao posso dizer que um seja melhor que o outro, mas o chrome tem dado pau direto em algumas paginas comigo. O Opera não dá. Mas não posso atribuir a culpa ao chrome. Talvez seja algo envolvendo o flash ou o java.

        Responder
    • Kleber, esqueci de dizer que depois de instalar o Memory Cleaner, deve-se ir até a aba OPTIONS e selecionar “Start Memory Cleaner with Windows”, pois do contrário não haverá mudança alguma realmente. Abraços.

      Responder
  4. Eu preferi trocar de vez de plataforma. Mudei de Windows pra Mac OSX para livra-me desses
    problemas com o Windows. Os Mac’s tem alguns problemas, mas não tantos e tão serios como
    os PCs.

    Responder
    • Norberto, se a Microsoft fizesse como a Apple, criando do software ao hardware, tudo seria diferente no Pc. Ele seria mais controlado. Por sua característica popular onde milhões de fabricantes fazem peças e equipamentos pra ele é difícil obter uma qualidade no Pc similar ao Mac.
      Como usuário, eu acho que todo computador é problemático em algum grau. Como psicólogo, acho que as pessoas tb são, hahaha.

      Responder
  5. Aconselho o que os comentários acima disseram, também: CCleaner me fez milagres.
    Não só isso, quem tiver grana pra comprar o Auslogics Boostspeed pago e não o gratuito. É uma ferramenta muito simples e incrível. Só o “search” de duplicatas dele já vale o investimento. É incrivel como a gente cria várias duplicatas desnecessárias no computador e acaba não se ligando nisso. Além disso, tem otimização de uso de internet, limpeza de registro etc.etc…baita programa.

    Aconselharia também a baixar o Revo Unistaller e a cada programa instalado verificar os “poréns” que vem com ele. É incrivel como você instala um software (e, mesmo escolhendo instalação personalizada), o diabo instala um bando de porcarias inúteis junto. O Photoshop é um que vem com o programa + community help + media player prório + isso + aquilo + outro monte de craca. É bom, ao instalar o sofwtare, dar uma verificada com o Revo Unnistaler e desinstalar todos esses componentes inúteis adicionais.

    E o resto você já disse. Não adianta, taca um processador bom, muita memória, uma placa de vídeo digna e corra pro abraço.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Apoie este projeto

Criar este website não é uma tarefa fácil. Mais de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários e conteúdo próprio, demandam muito trabalho. Saiba como você pode ajudar a manter o Mundo Gump cada vez melhor e evitar que ESTE SITE ACABE
Ajuda aí?
MUNDO GUMP – © 2006 – 2020 – Todos os direitos reservados.