Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Estamos dando cada vez passos mais largos para conseguir o que até poucos anos atrás era mera ficção científica.

Veja só a notícia:

Pesquisadores de dois laboratórios independentes dos Estados Unidos e da Inglaterra têm usado cristais de calcita para tornar objetos visíveis (grandes o suficiente para serem vistos a olho nu) em invisíveis.

Ao longo dos anos, os metamaterias foram vistos como a esperança para as pesquisas na área. Produzidos artificialmente, uma de suas características é o de desviar certos comprimentos de ondas de luz, de forma a esconder um objeto. O problema é que isso acontece em nível microscópico, e os cientistas ainda não conseguiram aplicar o fenômeno em larga escala ou no espectro visível.

No entanto, a solução pode estar em um meio bem menos exótico. A calcita, uma abundante forma cristalina do carbonato de cálcio, também possui singulares propriedades de desvio de luz que, de acordo com o estudo, podem ter algum futuro na criação de dispositivos de camuflagem.

Para realizar o experimento, os pesquisadores alinharam e “colaram” cristais de calcita com orientações opostas, e então os posicionou sobre pequenos objetos – uma cunha metálica do tamanho de um grão de pimenta, nos Estados Unidos, e um clipe de papel, na Inglaterra. Em ambos os casos, os cristais de calcita refletiram e refrataram a luz de forma a esconder os objetos do outro lado, como se este não estivesse lá.

Por enquanto, a tecnologia é incipiente e um tanto bidimensional, embora a equipe norte-americana afirme que possui algumas ideias de como a camuflagem de três dimensões poderia ser feita. E, ao menos teoricamente, a técnica de camuflagem com cristais de calcita é limitada apenas pelo tamanho das pedras, que podem crescer o suficiente para esconder uma pessoa ou um pequeno apartamento de Nova York.

fonte

Eu não duvido que em pouco tempo sejamos capazes de compreender a orientação espacial dos cristais da Calcita para desenvolver um cristal de laboratório com estas intrigantes propriedades. O artigo que trata da invisibilidade do clipe foi publicado aqui.

Pesquisadores conseguem fazer um clipe ficar invisível

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

5 ideias sobre “Pesquisadores conseguem fazer um clipe ficar invisível

  • 11 de fevereiro de 2011 em 19:31
    Permalink

    agora só falta esperar por naves anti-gravidade e teletransporte

    Resposta
    • 12 de fevereiro de 2011 em 9:43
      Permalink

      Pode crer. Algo me diz que a antigravidade (não a anulação, mas uma significativa redução do efeito) está muito mais perto do que pensamos.

      Resposta
  • 14 de fevereiro de 2011 em 6:58
    Permalink

    E kd o clipe?….. e não venham me dizer q não o vejo pq está invisível…. kkkkkkkk

    Resposta
    • 14 de fevereiro de 2011 em 8:33
      Permalink

      Esta foto não é da experiência. É só um bloco do mineral.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Related Posts