Vagabundagem chegou no nivel Jedi: A anatomia de um golpe usando IA

Eu custei a acreditar quando meu amigo Vinícius Fantini me mandou o caso. É mais um desses casos de golpe 171 de investimento de PIX onde o golpista ROUBA O SEU DINHEIRO. Até aqui tudo mais do mesmo, tem golpe de tudo quanto é tipo na internet e no WhatsApp e Telegram é muito. Praticamente todo dia tem um canalha tentando me tirar de burro. Ontem mesmo fiquei zoando um desses vagabundos. Mas esse caso aqui me impressionou pelo grau de sofisticação que o negócio chegou.

Um amigo do Vinícius trabalha com uma moça chamada Leticia num banco. E ela teve a conta do Instagram invadida e os caras de posse da conta usaram uma IA para extrair a imagem dela e a voz dela de videos que ela tinha,(sei que parece roteiro clichê da série Black Mirror) e geraram um video realista onde ela atesta e assume a responsabilidade por indicar um Golpe de pix.

O que me impressionou é o REALISMO do bagulho. Não tem como nego não cair nisso, numa boa.  Enquanto eu faço o post a Leticia está na delegacia fazendo o BO, então tive que gravar a tela para poder fazer o post, porque provavelmente a pagina dela deve ser retirada do ar.

Então vou avisar de novo: ISSO AQUI É UM VIDEO FALSO: link do video

 

O vagabundo 171 ainda botou o clone digital dela dizendo que não é golpe, não é fake e diz que ela se responsabiliza. Absurdo, o troço. Coisa de filme.

A tecnologia é uma coisa incrível e maravilhosa quando ela é usada para o bem, mas infelizmente, nem todo mundo é do bem, e aí esse aqui vai ser o novo normal. Pode soar inacreditável agora, mas em um mês ou dois vai pipocar um monte disso, eu aposto.

 

Quando o Vinícius me contou eu juro que não acreditei. Eu achei que eles tinham realmente usado a garota e pagado pra ela e ela achou que o golpe estava funcionando e indicou, mas então ele me disse que não, que era golpe mesmo, que tinham invadido a conta e capturado imagem e som dela para criar um video falso dela dando credibilidade ao golpe. Mermão, os caras já estão nesse nível. Tem noção do tanto de dinheiro que esses malucos vão ganhar quando começarem a pegar esses influencers grandes?

A técnica de criar um fake realista de uma pessoa se chama deep fake. Aqui está um exemplo da tecnologia:

Primeira coisa que você precisa fazer AGORA: Verifica se a autenticação de dois fatores está ativada. Se não estiver, ative.  Tutorial. 

Ative autenticação de dois fatores no google, no facebook, no whatsapp e instagram.

Segundamente, você precisa PRA ONTEM, ligar pra sua mãe, seu pai, sua vó, vô, tio, tia, sua esposa ou marido e combinar com eles uma palavra secreta. Você deve explicar pra ele que ele só pode te salvar de qualquer perrengue financeiro se você falar a palavra secreta que vocês combinaram. Claro que você não vai combinar a palavra secreta no zap e largar lá para o 171 ver, né?

Terceiramente, cuidado com as suas senhas. Não faz senha fácil tipo abc123 porque é pedir pra se ferrar.

Use antivírus. Tenha muito cuidado ao usar sua conta de rede social (sobretudo se vc sempre integra tudo que é app usando o login do facebook, por exemplo) em hotéis, restaurantes, escolas, bibliotecas e outros lugares públicos.

Depois, entre nas suas configurações da lista de contatos do seu celular e lá onde você colocou Mãe, Pai, e etc. Mude os nomes. Tira essa porra de pai, mãe, vó, porque assim, você só facilitou pro vagabundo mapear sua rede de contatos.

Infelizmente, se roubarem seu celular, um abraço. 

Sempre, sempre, sempre que alguém que você conhece te pedir dinheiro, dê uma desculpa, ganhe tempo e fale pessoalmente com a pessoa, e não esqueça da palavra secreta.

Esse negócio que eles estão fazendo é impressionante, porque um bandido consegue tirar um certificado digital PF ou PJ

Pq a entrevista eh on-line e simplesmente fazer o que ele quiser no seu nome.
“Ah, mas eles vão ter as informações dos documentos como?”

É bom que você fique ciente que…

Todos os seus dados já foram vazados!

Agradeça ao governo incompetente do Brasil e suas instituições financeiras como SERASA DETRAN e etc, bem como seu sistema tosco e burocrático de fazer as coisas nas coxas.

Inúmeras vezes as bases de dados da ampla maioria dos brasileiros já foram vazados por hackers, e nos grupos de 171, basta ele colocar por exemplo /nome ou /cpf e informar que o sistema puxa TUDO seu. dependendo da base de dados vazada, puxa a placa do seu carro, renavan, seu endereço, seus documentos, os bancos que você tem conta, o numero dessas contas, informa até os nomes (acredite se quiser) dos seus vizinhos!

Aqui está um exemplo do que rola no grupo dos 171:

Como eu sei disso? (pq eu sou um agente da CIA)

É assim que os vagabundos compram coisas no seu nome usando cartão de credito falso, e também podem facilmente ligar pra sua casa e se passar pelo seu banco, eles dizem o numero da sua conta, sua data de aniversario, os últimos dígitos do seu cpf, e até os nomes dos seus pais para aumentar a confiança. Qualquer zé ruela (como eu) consegue saber isso.

Fora que se você quiser morrer, por exemplo, por alguma razão, tipo estar sendo perseguido pela Interpol ou sei lá o que, eles conseguem “te matar”  pelo preço de 700 reais. Seu cpf será cancelado nas bases oficiais e tecnicamente vc foi de base para sempre.

Como a polícia pega alguém que está morto? Isso significa que esta cheio de gente morta andando por aí com docs fake.

 

Enfim, como diz o meme, O GOLPE ESTÁ AÍ!

 

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. Acho que ainda não é IA, aconteceu com a esposa de um amigo qd ela tentou recuperar a conta do insta, de alguma forma qd foi acionar, indicaram um contato para ela acionar era os 171 ainda e orientam a gravar uns videos assim falando q era ela mesmo, q deu td certo e talz. E acabam postando depois, no contesto de q a pessoa ta comprovando o golpe… Pelo menos no caso dela foi assim a boa e velha pilantragem organica .kkkkk

    • A vitima disse que é IA, diz que não gravou video nenhum. Ja fez ate o BO.
      Eu estava desconfiando que era um video real ate ver o segundo video, onde ela gira a cabeça de um lado para o outro e fala aquele negocio de “eu me responsabilizo”.
      Mexer a cabeça de um lado para o outro, dizer que não é golpe é antinatural e eu me responsabilizo é o que deixou bem claro pra mim que tinha ia no negócio, principalmente mexer a cabeça, parecia um stress test da tecnologia.
      Como eu acho que é: Eles pegam uma pessoa que faz a cena e a Ia vai e passa o rosto da vitima em cima. Outra IA sintetiza a voz.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertisment

Últimos artigos