Você já ouviu falar na UVB-76?
Se você nunca ouviu falar na UVB-76, vai descobrir neste post que esta rádio de ondas curtas é um dos grandes mistérios do mundo.
O que é a UVB-76
Segundo a Wikipedia, A UVB-76 (também conhecida como MDZhB) é uma estação de rádio de ondas curtas, que transmite na frequência 4.625 kHz. Ela ficou conhecida entre os ouvintes de rádio como The Buzzer. Isso porque ela possui um pequeno e monótono sinal, repetindo-se a uma taxa aproximada de 25 tons por minuto, durante 24 horas por dia.
A estação tem sido observada desde 1982, e em raras ocasiões, o sinal de alarme é interrompido e uma transmissão de voz em russo ocorre . No entanto, o que se diz é algo que deixa tudo mais absurdamente misterioso.
Ninguém sabe o que as mensagens em russo querem dizer, nem porque ela emite apitos e números há tantos anos, desde o tempo da União Soviética. Claro que com o tempo, mais e mais pessoas se viram obcecados em desvendar o mistério dessa radio russa de onda curtas. Existe muita especulação sobre a natureza e razão de existir da rádio, mas, no entanto, o verdadeiro objetivo desta estação ainda é desconhecido.
A estação UVB-76 transmite um som vibrante, que dura 0,8 segundo, pausando por 1-1,3 segundos, e repetindo-se 21-34 vezes por minuto. Um minuto antes de cada hora, o tom de repetição é substituído por um tom contínuo, que continua por um minuto até que o tom de repetição volte a tocar. Sabe-se que entre as 07:00 e 07:50 GMT, a estação transmite com baixo consumo de energia. Provavelmente é quando a manutenção do transmissor ocorre. O som gerado pela estação, lembra um chiado igual ao de rádio acompanhado de um rápido barulho de um navio.
ESCUTE A UVB-76 AQUI:
A UVB-76 é transmitida pelo menos desde 1982 com seu repetitivo “pip” de dois segundos, mudando para uma campainha no início de 1990. Ela foi alterada brevemente para um tom mais alto e de maior duração (cerca de 20 tons por minuto) em 16 de janeiro de 2003, embora o este som tenha sido revertido para o padrão de tom anterior.
Hoje, milhares de pessoas escutam a UVB-76. Sim, parece bizarro que pessoas de todo o mundo, das mais diversas profissões e idades fiquem madrugada adentro com o fone no ouvido escutando essa estação lá no caixaprego apitar, mas é isso mesmo que acontece. Enquanto escrevo este post, talvez milhares de pessoas estejam ouvindo atentamente essa misteriosa radio russa.
Ah, Philipe! Se é tão misteriosa, por que ninguém vai lá e vê o que tem?
Pois é, meu amigo. Teve gente que foi!
A busca pela UVB-76 dá um filme. Muita gente já vasculhou a Russia em busca do lugar de onde se origina o sinal.
Após o período de duas décadas onde os ouvintes de ondas curtas apenas acompanhavam a radio, começaram a aparecer os fanzines, os primeiros grupos de trocas de informações sobre a radio. Quando a internet surgiu com força total e sua característica aglutinante de pessoas do mundo todo em torno de temas comuns, a UVB-76 ganhou destaque. Surgiram vários grupos dedicados a estudar o intrigante mistério.
Após um longo tempo de pesquisa, alguns grupos de investigação amadora da UVB-76 descobriram que o sinal estavam emanando de um gorodok voyenni (pequena cidade militar) perto da aldeia de Povarovo (fala-se povarôvo) e, muito raramente, talvez uma vez a cada poucas semanas, a monotonia era quebrada por uma voz masculina recitando breves sequências de números e palavras, muitas vezes sequências de nomes russos: “Anna, Nikolai, Ivan, Tatyana, Roman…”
Obviamente isso é um código. Mas o que ele diz, até agora ninguém sabe.
Durante um longo tempo a transmissão pareceu homogênea, mas então, um dia, a amplitude e a afinação do zumbido mudou, e os intervalos entre os tons que oscilam. A cada hora, a estação apitava duas vezes, rapidamente.
Parte do misterio da estação UVB-76 é que ela ainda existe. Nenhuma das grandes mudanças que marcaram a Rússia na última década, desde a Guerra Fria, as duas primeiras décadas do pós-guerra fria, a era Gorbachev, a Perestroika , o fim da guerra no Afeganistão, a implosão soviética, o período Boris Yeltsin, o bombardeio do parlamento, a primeira guerra da Chechênia, os oligarcas, a crise financeira, a segunda guerra da Chechênia, a ascensão do Puttinismo… Tudo isso passou, o país sofreu profundas transforações em diversos níveis, mas a UVB-76 permaneceu uma perturbadora constante, sem maiores alterações, para espanto do insondável grupo de entusiastas de rádios de ondas curtas, que sintonizaram e vem documentando quase todos os sinais que são transmitidos. Embora a campainha (como eles apelidaram) sempre foi uma incógnita, foi também uma constante reconfortante, zumbindo com um obscuro, metrônomo através das décadas.
Foi assim até o fatídico dia 5 de junho de 2010, quando subitamente, o zumbido cessou. Não houve informes, nem explicações. Só o silêncio.
No dia seguinte, a transmissão voltou como se nada tivesse acontecido. Ao longo dos meses de junho e julho, a rádio UVB-76 se comportou mais ou menos como sempre. Houve algumas perturbações-incluindo breves fragmentos de que soava como código Morse, mas nada dramático. Em meados de agosto, o zumbido parou novamente. Ele voltou, parou de novo, e então recomeçou.
Em seguida, no dia 25 de agosto, às 10:13, a UVB-76 parecia bichada. Primeiro houve silêncio, depois de uma série de golpes e ruídos estranhos, que espantou os ouvintes, pois o som vinha de uma sala. Só então eles perceberam que a campainha não era um som automático transmitido, mas um dispositivo que gerava o ruído “ao vivo” numa sala de transmissão. E nesse dia era como se alguém estivesse naquela sala.
Muitos acharam que o mistério estava prestes a se revelar. Quem seria o misterioso operador da radio russa?
Mas não foi o que aconteceu. Na primeira semana de setembro, a transmissão foi interrompida com freqüência, geralmente com o que parecia ser trechos gravados da “Dança dos Pequenos Cisnes” da peça musical de Tchaikovsky “O lago dos cisnes”.
Na noite de 7 de setembro, algo mais dramático: Às 08:48, horário de Moscou, uma voz masculina emitido um novo sinal disse:
-“Mikhail Dmitri Zhenya Boris”
Isso pareceu indicar que agora a estação estava mudando de nome para MDZhB. Isto foi seguido por uma sequencia de mensagens nebulosas típicas da UVB-76:
– “04 DRENDOUT 979”- seguido por um período de séries de números, e então – “TRENERSKIY” e ainda mais números.
Aquilo quase causou uma comoção aos que seguiam a rádio misteriosa através de noite após noite. E não eram poucos!
Sabe-se que a versão captada em ondas curtas e retransmitida em tempo real para a internet tinha, em agosto de 2010, mais de 41 mil pessoas ouvindo. Hoje são dezenas de milhares deles.
Conforme o tempo passa, o mistério só aumenta. E entre os diversos mistérios envolvidos nessa radio, um dos que eu acho talvez o maior é: por que? As pessoas se concentram no “pra que?” mas o “por que” também não se explica. Se são mensagens cifradas, qual a razão de usar um método tão arcaico quanto ondas curtas, que viajam pela ionosfera e precisam de quantidades BRUTAIS de energia? Fica caríssimo manter isso, ainda mais por mais de três décadas! Uma transmissão via satélite militar geoestacionário seria mais barata e mais fácil.
Cerca de 30 anos atrás, diz-se, os soviéticos construíram uma estação de rádio de ondas curtas, perto Povarovo, um lugarejo que fica a 40 minutos de carro segundo para o noroeste de Moscou. Na época, Leonid Brezhnev ainda estava vivo, o Kremlin presidia um império intercontinental, e as tropas soviéticas estavam lutando contra o mujahideen. Após o colapso da União Soviética em 1991, foi revelado que toda Povarovo era controlada pelos militares, e que tudo o que acontecia lá era top-secret.
O fato de ser top secret talvez explique porque até hoje o governo se nega a reconhecer a existência da Radio e afirma que “não tem nada a ver com essa transmissão”.
Claro que os aficionados pelos mistérios das transmissões de ondas curtas levantaram várias hipóteses sobre o papel da estação na vasta rede militar de comunicações da Rússia:
- Era um nó esquecido, criado para servir alguma função agora perdida nas profundezas da burocracia.
- Era um sinal ultra-secreto, que transmitia mensagens para espiões russos em países estrangeiros.
- A UVB-76 serviu de nada menos do que o epicentro da “máquina do Juízo Final”, também chamada de ” arma do soldado morto” ou “arma da mão morta” da ex-União Soviética, que tinha sido programado para lançar uma onda automática de mísseis nucleares para os EUA no caso de o Kremlin ser arrasado por um ataque furtivo dos EUA. Se isso ocorresse a estação sairia do ar, e os mísseis seriam disparados decretando o fim do mundo.
- A teoria mais curiosa diz que a UVB-76 pode ser uma radio “fantasma”. Isso é: Uma transmissão do outro mundo. Num dos raríssimos momentos em que ela ficou fora do ar, um homem em russo transmitiu coordenadas. As coordenadas levaram a uma estação de transmissão abandonada – veja fotos no fim do post. Mas essa teoria embora bem alegórica, caiu por terra com novas descobertas posteriores.
- A teoria menos sexy, e também das menos prováveis, é a que postulava que a campainha estava testando a espessura da ionosfera. (ela é a menos provável porque especialistas em radiofrequência dizem que a faixa de radio e a potência são insuficientes para qualquer medição)
Ainda hoje, ouvir a UVB-76 é como ouvir um mundo que já não existe há décadas. Tem sabor de Guerra Fria.
A maioria dos observadores acredita que UVB-76 é um exemplo idiossincrático do que é chamado de uma estação de números, usado para comunicar mensagens criptografadas para espiões ou outros agentes. Normalmente, estas estações transmitem números em grupos de cinco, o que torna impossível detectar partições entre palavras e frases. Os números podem ser descodificados utilizando uma chave de posse do ouvinte pretendido (o espião) .
Sabe-se que as estações de números existem por aí desde a Segunda Guerra Mundial, como documentado pelo Projeto Conet, uma compilação de gravações que foi lançada pela primeira vez em 1997. Existem algumas russas, norte-coreanas, norte-americanas, as cubanas, e as britânicas.
Os amadores de ondas curtas suspeitam que o MI6 estava por trás da mais famosa estação de números no planeta, a tão reverenciada Lincolnshire Hunter.
Um grupo online que se autodenomina Enigma 2000 coleta dados sobre números de estações de todo o mundo. Jochen Schäfer, que dirige a filial alemã do grupo, acredita que a UVB-76, não é nenhuma estação de números típica, mas certamente é uma delas.
Normalmente, diz ele, as estações começam suas transmissões com um sinal de chamada, em seguida, passar para uma introdução própria. A Lincolnshire Hunter, por exemplo, tem o seu apelido, porque cada transmissão começava com os dois primeiros compassos da canção popular Inglesa com o mesmo nome, antes de começar a transmitir os números. Já a UVB-76 é diferente por causa de sua estrutura. Na maioria das vezes, não é apenas o a campainha irritante e repetitiva. As mensagens vêm em horários irregulares, e isso é muito estranho.
Aliás, foi este formato anômalo que levou alguns pesquisadores da UVB-76 a sugerir que ela não é só uma estação de números, mas algo mais.
Um ex-funcionário europeu de alto escalão e investigador de longa data do bloqueio soviético às estações de rádio ocidentais, conhecido por seu nickname “JM”, afirma que o propósito da campainha é transmitir ordens codificadas para as unidades militares na Rússia, não para espiões fora das suas fronteiras.
JM observa que a maioria do que foi reunido sobre a estação indica que a sua frequência é de 4625 kHz, e seu principal transmissor é de 20 quilowatts. O transmissor de backup é de 5 quilowatts, e sua antena horizontal-dipolo aponta para uso convencional, militar.
Bryan Tabares, um engenheiro de produção de 21 anos de idade, de Jacksonville, na Flórida, concorda e propõe uma teoria ainda mais inócua para explicar as perturbações de 2010: Ele acredita que foi apenas “ruído rosa”, fabricado por engenheiros de som para calibrar os equipamentos de áudio.
Boender, um pesquisador da radio e consultor financeiro perto de Roterdã, diz que agora está confiante de que a UVB-76 é 100% controlada pelos militares russos.
Ele baseia esta conclusão da sua análise dos conhecidos postos militares russos:
“Descobrimos uma rede russa no início dos anos 90, mas levou dois anos de pesquisa para realmente descobrimos quem eles eram. Parecia ser uma rede de embaixadas soviéticas, consulados, ministérios, e provavelmente também a KGB e GRU. Um número de pessoas em todo o mundo escutava, e trocamos mensagens, gravações e analisamos o material até que finalmente descobrimos quem eles eram. Isso é o que torna tudo mais divertido. “
Uma nova intriga sobre a UVB-76 ou MDZhB é a questão da sua localização. Logo após os levantes de agosto e setembro de 2010, com toda a parada e partida e as batidas e sussurros na “sala”, os ouvintes relataram outra mudança notável: a posição da estação parecia ter movido no dial.
JM, o ex-funcionário europeu, desde então, ajudou a traçar a sua localização aproximada para perto da cidade de Pskov, perto da fronteira da Rússia com a Estónia. Mas ninguém foi capaz de triangular exatamente onde a transmissão está vindo.
Ary Boender teoriza que a mudança estava relacionada a uma reorganização militar russa, que rolou em setembro daquele ano, quando os distritos militares de Moscou e Leningrado foram fundidos para formar um novo centro de comando em São Petersburgo. Supostamente, isso explicaria porque a UVB-76, também mudou seu sinal para centenas de quilômetros a noroeste.
Hoje, a pequena cidade militar em Povarovo, local de origem das transmissões da UVB-76 durante décadas está praticamente abandonada.
A área circundante é uma tapeçaria cinza-marrom de edifícios comunistas apartamentos, algumas obras construídas recentemente, e plantações de pepinos. Perto de voyenni gorodok, há portas lacradas e as paredes ostentam sinais militares, mas não há guardas ou cercas eletrificadas, e a maioria das portas não estão trancadas.
A única atividade ali está perto dos blocos habitacionais preenchidos com as esposas e filhos e netos de veteranos soviéticos, vivos e mortos.
– “Este era o paraíso”, diz uma moradora, Natalia, cujo falecido marido, Sergey Nikolayevich, serviu como motorista para o comandante da voyenni gorodok . Quando perguntada sobre a imponente cerca de ferro forjado a cerca de uma centena de metros da entrada de seu prédio, ela diz que nunca se desvia através de seus portões. É lá que fica a torre de rádio, e – veja que estranho – “ninguém nunca vai lá”.
A estrada de uma pista que segue para a torre se estende por cerca de um quarto de milha, passando um punhado de edifícios vazios e uma espessa floresta de pinheiros. Uma cerca de arame, apoiada por pilares de pedra cobertas de musgo, rodeia a torre.
Ela tem entre 100 e 150 metros de altura, é vermelho e branco e está enferrujada, mas ainda mantém três ou quatro antenas ligadas a ela.
Ao lado da torre está um galpão azul, uma cabana de metal verde recheada com fios e equipamentos elétricos bem detonados, e uma estrutura de pedra antiga, que também está coberta de musgo. A parte interessante vem agora:
Ali parece haver uma grande instalação subterrânea: O relvado em que a torre fica é cheio de cilindros metálicos saindo do chão (presumivelmente dutos de ventilação), e há um pequeno prédio rosa que se parece com a entrada de uma escada que desce para os níveis abaixo do solo.
Além disso, há uma porta que está parcialmente aberta no lado da estrutura de pedra. Se você abri-la e olhar para dentro, você vai ver um buraco escuro e úmido onde certamente deveria ter uma escada no passado. Se você deixar cair uma pedra nesse buraco, vai demorar cerca de um segundo para chegar ao fundo, o que é lá em baixo é de pelo menos dez metros de profundidade.
A próxima construção do complexo, na superfície, surge além da cerca de arame e a torre de rádio. É outro edifício também pintado de rosa. Há uma grande antena externa, uma árvore, e um vira-lata latindo ferozmente preso a árvore por uma corda. A configuração é tal que, se você pretende se aproximar da porta da frente, você precisa ser amigo do cachorro bravo, ou “o bicho pode pegar pro seu lado”.
A porta da frente parece estar bloqueada. Não há luz no interior, ninguém entra ou sai. Mas certamente alguém esteve aqui, já que o cão parece ser devidamente alimentado.
Mas a radio ainda está funcionando e você pode ouví-la aqui:
Um arquivo pode ser baixado neste link que permite aos seguidores ouvir a UVB-76 no iTunes.
Há várias razões para especular que mais de um “buzzer” existe e que isso indica que há mais de um local de transmissão.
A recente aparição curta do segundo sinal de alarme em 4622kHz em 12 de outubro 2012 não deixa dúvidas de que há mais de uma estação operando o sinal.
Uma neblina misteriosa antes da estação inteira sumir
Dois grupos de exploradores urbanos pesquisadores da UVB-76 viajaram para a remota cidade russa na tentativa de visitar o tal bunker militar subterrâneo onde o sinal tinha se originado por mais de trinta anos. Quando chegaram à cidade, um morador local disse-lhes sobre a tempestade de 2010.
Uma noite, um denso nevoeiro rolou, e o posto militar foi evacuado dentro de 90 minutos.
Opa! Isso estranho ou não é?
Este é um dos registros do Bunker da radio, que operou ali até 2010.
Bens e equipamentos estavam espalhados em toda a base. Água gelada encheu o bunker nas partes mais profundas, mas ainda havia pistas a ser encontradas ali dentro.
O grupo descreveu o bunker militar de Povarov como “um lugar escuro, silencioso e solitário, algo como um labirinto com muitos corredores e quartos.”
Um livro foi encontrada que continha, veja só! Um log de mensagens enviadas pela UVB-76. O sinal etéreo que fascina o mundo há trinta anos tem agora uma presença física, juntamente com a confirmação de que estavam certos os caras que apostaram que a radio era tocada pelos militares russos.
Mas se foi como a testemunha local afirmou, uma mudança da base de transmissão às pressas, quase que uma “fuga”, pra onde a rádio foi?
Ao que parece, hoje a UVB-76 é proveniente de múltiplos transmissores em toda a Rússia. A triangulação deu origem a três localizações possíveis.
A pequena aldeia russa de Kirsino, um buraco perdido com uma ridícula população registrada de apenas 39 pessoas. Um dos sinais foi traçado aqui.
Kirsino parece até cenário de filme de zumbi.
Perto da fronteira com a Estônia está a Oblast de Pskov. Esta é atualmente a fonte mais provável de UVB-76, devido ao fato de que várias tentativas de triangulação apontaram para este lugar.
Até agora ninguém sabe a real função da transmissão. Já sabemos que ela é militar, mas o que está dizendo ainda permanece envolto em mistério. Cada nova descoberta leva a novas levas de perguntas sem resposta. Por que unidades militares iriam usar logo as ondas curtas, que poderiam ser recebidas em outros países para se comunicar quando eles tem satélites e redes mais seguras de comunicação criptografadas? (vamos lembrar que eles foram os caras que primeiro colocaram um satélite no espaço)
Ao que parece, a transmissora esta instalada num lugar remoto, no meio de uma floresta, e uma única estrada estreita conduz ao local. Olha que VIAGEM visto do satélite!
Expedição ao bunker
As fotos abaixo são da “expedição” ao bunker realizada por dois grupos anônimos de investigadores amadores. Veja como o lugar foi rapidamente detonado antes da mudança às pressas dali para o novo lugar desconhecido. Note o risco de vida FERRADO desses doidos ao entrarem no lugar escuro, cheio de cabos de alta tensão e inundado em muitas partes!
Eu não tenho certeza que esteja relacionado com a UVB-76, mas num forum russo encontrei um cara falando que adentrou um dos complexos abandonados e entre algumas coisas desinteressantes que ele encontrou como “calendários do ano de 2009”, havia uma maquete! E essa maquete está aqui:
Ela mostra uma PUTA ESTRUTURA GIGANTESCA de antena, que se espalha por uma vastíssima área. Curiosamente, essa área parece muito com a foto do satélite da área da antena abandonada. Não sei se fizeram isso, ou a maquete mostra o que poderia ser o projeto original da transmissora. Nunca vi um complexo de antena tão monstro, que acho que só perde para o HAARP. Talvez esse complexo tivesse como objetivo criar um escudo de interferência, impedindo transmissões ocidentais de rádio na época dos soviéticos (especulação minha).
Na sequencia de videos abaixo, que achei no youtube você pode sentir na pele a “excursão” até o local misterioso.
Se você acredita nas teorias que tentam explicar a radio misteriosa ou não, pouco importa. O fato é que a radio ainda está no ar, enchendo a ionosfera com seu mistério permanente, transmitindo para o mundo seus segredos ocultos e inacessíveis. Não há como negar a emoção que vem com a audição das mensagens da UVB-76 e suas vozes distorcidas, que podem surgir quando você menos espera.
fonte fonte fonte fonte fonte fonte
É muito sinistro mesmo. Eu to ouvindo aqui ao vivo e lendo sobre. PUTZ, não é que meio viciante mesmo aos ouvidos. É viajante a bagaça. Mas o som que to ouvindo tá um chiado estranho e não a sequência de bips do primeiro vídeo. É até legal fazer investigações, e tal, sobre a misteriosa estação. Mas ficar ouvindo isso sempre é coisa de maluco. Tem coisa que só acontece na Russia mesmo. Não me vi com explicação coerente em relação a isso.
Na Russia soviética era a rádio que ouvia você, hahaha
Na internet atual, do mundo capitalista, você navega na Internet enquanto a internet (USA) navega em você.
Na Russia, as arveres, somos nozes transmitindo bongs e bings…
Mude para Coreia do Norte, lá não tem internet capitalista pra te vigiar.
e lá tem internet???
Reversal Russa. Mas ficava mais legal no original.
Se é tudo tão antigo, daonde saiu aquela multifuncional da Samsung?
Tem tb uma caixa de placa de video super moderna. Me parece que muitos equipamentos de broadcast deles é velho e obsoleto, mas a parte de escritório deveria ser modernizada. Provavelmente, largaram tudo que é velharia para tras porque a nova estação deve ser modernizada.
Aquela impressora esta no complexo que foi esvaziado em 2010.. por isso também tem um calendário de 2009…
Foi abandonada em 2010, mano… por isso a impressora (merda) Samsung…
Eu sei o que é isso, é uma pesquisa que existe desde 1959, bem parecido com a HARP, porém existe um detalhe mais pavoroso. Logo após a explosão da bomba de Hiroshima e Nagasaki, a União Soviética entendeu que uma nova ordem mundial se formava com a explosão de um aparato de destruição em massa, eles então desenvolveram a pesquisa atômica, porém sabiam que a busca por bombas maiores, não iam parar. Já havia estudos sobre paranormalidade, porém em 1959, um submarino americano abaixo de uma calota polar relataram contatos extra sensoriais, o que foi negado. Foi o suficiente para União Soviética entendesse que a nova ordem mundial estava batendo na porta. Interessante que neste mesmo ano, ocorria a crise dos mísseis em Cuba. A União Soviética então desenvolveu “geradores” de PES (percepção extra sensorial) que ampliava “externamente a capacidade de sugestão”. Existe especialistas no assunto que essa crise foi deflagrada por culpa de um desses geradores. Agora ouvindo essa rádio, a estrutura, alguns equipamentos médicos que dá pra ver na galeria de fotos, trata-se da área 51 russa de pesquisas de PES. Acredito ser impossível algo do tipo paranormal, sou cético demais, porém a pesquisa sendo ultra secreta ainda existe. Por diversas vezes a PES foi desmentida, até mesmo pela Rússia tratando-se desse assunto, vendo algo como a harp mas em uma estrutura mais elaborada acho que em algum ponto eles chegaram, senão não duraria tanto tempo.
Pelo que me parece isso provavelmente é um “gerador” de PES, só não me pergunte como funciona e como isso vai no código fonte do cérebro humano.
Acho que os comentários não estão indo no blog.
Tá aparecendo aqui pra mim.
putz,sinistro.
Nesse momento, às 19:00 do dia 18/09/2013 a rádio está apenas com um zumbido, com um som repetitivo, uniforme e contínuo de interferência.
A qualidade do som flutua de acordo com fenômenos atmosféricos na área.
Já tinha lido sobre numbers stations e sobre a estação russa, mas você destrinchou o assunto, como sempre. Muito bom!
Tem uma nos EUA também, bem misteriosa. Aliás na série Lost tinha uma numbers station com aqueles famosos número amaldiçoados do Hurley.
Muito maneiro o post Philipe!!!! Adoro ler sobre esses mistérios que já duram anos e anos e milhares de pessoas pesquisam e nada, ou quase nada, de concreto conseguem obter! Muita coragem dos caras de fazerem a expedição até o local, deve ter sido muito emocionante, imagina?!?!? Fale mais sobre esses mistérios, é sempre muito bom, vivo sempre uma experiência de imersão no que vc conta, pq vc sabe contar de uma maneira especial, rsrsr! Parabéns!
Bjos, Juju
Programa SETI nos EUA e na Rússia tem-se a UVB 76… hahahaha.
De qualquer maneira é estranho, muito estranho. Tanta gente já sabe da existencia dela e ainda está funcionando. E ainda “ganhou” um novo local…
Esse assunto é o que mais me fascina atualmente.
Descobri naquele post que você fez sobre o jogo Fallout e pesquisei. Infelizmente os sites brasileiros tratão o assunto como algo fantasmagórico.
Eu já tinha visto falar dessa estação uma vez nesse blog em outra postagem e assim como o outro amigo falou, fui pesquisar sobre e é algo bem interessante.. pena que as materias em portugues sao apenas copias de outros blogs, mas esse post em si é o mais completo em portugues que eu já li, com muito mais informacao, videos, fontes, etc! Parabéns!..
aliás, como sou um cinéfilo incondicional dia desses baixei um filme que me chamou a atencao pelo titulo: NUMBERS STATION (OU EM PORTUGUES, CÓDIGOS DE DEFESA), lancamento deste ano inclusive.. pelo titulo e sinopse, já baixei de cara e assistindo eu lembrei automaticamente dessa estaçao uvb-76 e da provavel funcao dela q seria manter espioes informados sobre missoes ao redor do mundo. O filme retrata inclusive uma situacao atual, ou seja, algo que pode ser muito mais corriqueiro do que imaginamos mesmo com todo o aparato tecnologico e a “ausencia de logica” de se adotar sistemas “tao vulneraveis” visto aos que temos ao alcance hj em dia para transferir informacoes..
e acontece justamente isso.. pessoas que trabalham em estacoes, geralmente duplas e que com informacoes repassadas tem a missao de colocar isso numa maquina criptográfica pelo q pude perceber e essa maquina gera sequencias numericas que somente podem ser decifradas pelos espioes e tal, numeros estes que são transmitidos dessa mesma forma.. o filme é bom, recomendo!! inclusive nesse filme um grupo interessado em enviar outras mensagens com outras finalidades meio q invade a mesma, mata os operadores, apesar do aparato de seguranca e comeca a transmitir codigos suspeitos e tal..
Boa dica. Vou procurar!
Cara… esse post arrepiou, parabéns. Eu juro que estava esperando no final você falar que esse era um conto de ficção! Hahaha, muito bom.
Sou muito fascinado nesse assunto. Não é a primeira vez que você fala disso por aqui philipe e como sempre uma matéria mais do que completa para o deleite dos seus leitores.
Eu nao tenho nem ideia da real função da uvb76, mas seu comentário humoristico acima “na russia as radios escutam vc” me deram uma idéia. E se na verdade eles estão é ouvindo… ou tentando ouvir alguma coisa que talvez se manifeste em resposta ao sinal transmitido.
só não entendi o porque da janela circulada em vermelho
É simples meu caro. Abra a imagem em uma nova aba, aplique um zoom na área onde está marcada em vermelho, e observe o que tem ali, no primeiro abertura de baixo da janela. ;)
Ampliando um pouco, parece que tem alguém lá.
Parece que tem algo apontado na janela com o círculo.
Parece que tem uma pessoa na janela. Ou deve ser só um borrão.
Pramim isso tudo está relacionado em contato com vida extra-terrestre, claro que muitos nao acreditam mais dps de tudo que li sobre isso acho muito possivel!
Que história incrível! Parabéns pelo artigo, muito completo e detalhado. Na época que saiu o Conet Project, fiquei muito interessado pelas numbers stations. Não sei se você sabe, mas esse ano foi relançada a compilação, numa edição expandida, agora com 5 CDs. Coisa de maluco :)
Um lance maneiro também de se escutar são as EVPs (electronic voice phenomena). Procura só pela compilação “The Ghost Orchid: an introduction to EVP”. É outra coisa, mas acho que as duas, spy stations e EVP, são igualmente arrepiantes.
Abraços!
Parabéns, o post mais completo em Português sobre esse mistério fascinante! Sou meio viciado nesta radio, escuto pelo menos uma vez por dia viajando no Google Earth pela Mother Russia! :D Mundo Gump como sempre muito a frente!
Valeu mesmo, Robb!
Philipe,
Parabéns pela matéria, conheci o seu site através de um compartilhamento de uma amiga no facebook sobre a matéria.
Estou navegando no site e gostei muito.
Forte abraço.
Fico feliz que goste, Fabio. tem muita coisa por aqui. São mais de 4000 posts!
Bom Muito interessante esta radio! Bom a questão dos números esta mais para coordenadas de alguma coisa, agora os sons esta mais para sons de uma máquina de reçonância magnética. Muito semelhante!
Foi a Danielle Rousseau do LOST quem fez isso.
Acho simples desvendar a existência da UVB-76, por exemplo hoje temos armas para destruir satélites, vamos dizer que em uma guerra destroem todos os satélites, como ficaria para passar informações? Transmissão por rádio. agora coitado do decodificador, tem que ter saco para ficar escutando os zunindos esperando pelo código.
Excelente Post.
Concordo com você. Em caso de guerra nuclear, os satélites geoestacionários não duram 5 minutos, e ter um sistema de comunicação por ondas curtas funcional é bastante útil. O problema, claro, é que se você não testar periodicamente, esse sistema vai acabar falhando. Essa rádio possivelmente deve servir como um sinal de teste para os equipamentos: se você consegue receber os chiados dela, quer dizer que, se necessário, você conseguirá uma comunicação em ondas curtas.
Os decodificadores certamente sabem o horario certo que vao ocorrer as irformacoes, caso o sinal nao eh transmitido no horario exato eles saberao que algo esta errado(minha opiniao)
Iniciativa Dharma
O que uma impressora samsung a laser estaria fazendo em um bunker? e um cd rom? existia isso antes da guerra? acho que esta mais para maquina do tempo!
Eles abandonaram aquela estação tem pouco tempo.
Você é mestre! Parabéns
Eu tenho impressão que o locutor começa a falar “UZB” (???) e não “UVB”. Alguns amigos russkiye tambem concordam… Não que isso faça diferença né, mas… Talvez buscando UZB-76 apareçam mais coisas por aí. ))
Também sempre achei que fosse UZB pelas primeiras transmissões. O acho que ocorreu foi um erro na interpretação das primeiras transmissões.
Parabéns pelo grande trabalho investigativo!
Definindo a matéria em uma palavra FODA !
enquanto eu lia e escutava os áudios me arrepiei, parabéns mesmo rs
Valeu!
Um novo vicio para a minha vida.
Sempre me pergunto por que continuo buscando por estar coisas!
‘-‘
Oque tinha no circulo vermelho ? uma pessoa?
‘aqui, oh” que eu escuto essa radio. não depois de ler filhos do eden anjos da morte. não mesmo.
hahaha cê tá maluko, não vou escutar essa bagaça aí não!! Parabéns pelo texto Philipe conheci esse blog hoje e já está entre os meus favoritos
Valeu cara!
parabens pela materia facinante, mais a vdd funçao da uvb-76 vai ficar escondida por mais alguns anos…
Muito bom. Parabéns.
a e tenho uma pergunta pq vc destacou a janela ????
Eu nunca tinha ouvido falar sobre essa história, mas adorei. Muito interessante e “assustadora”.
Ta soando um barulho como se alguém do outro lado estivesse batendo no microfone! Já está tendo isso há uns 10 minutos!!
Antes que alguém fale que é o beep normal, eu já futuquei bastante pra saber qual o beep normal. Isso é irregular, nao parece ter um padrão.
Por favor, não diga foto de satélite, é imagem de satélite. XD
Agora, que esse sinal é bizonho… isso é.
Gente, que bizarro isso! O_o
Estou aqui ouvindo o ruído dela, me lembrei da dra. Arroway, do filme e livro Contato, tentando captar os sinais extraterrestres com seus fones de ouvido. rsrs
As teorias são bastante interessantes. Essa rádio é para os russos o que a Área 51 é para os americanos. rs Não admitem que ela exista, mas ela está lá.
Ou melhor, era para os americanos, afinal eles ENFIM admitiram que a Área 51 existe. =D
Cara, parabéns pela matéria!! Virei fã do blog!!
Valeu!
Como vocês escutam ela?
Tem o link debaixo da foto do cão.
o buzz vicia o povo, tipo locke em lost,
Meu amigo…
Faz tempo que eu não lia um post tão envolvente como esse. Chega parecer um conto de suspense!
Fiquei bastante curioso com este assunto, me trazendo uma sensação ao estilo Lost / Portal 2!
Obrigado pelo ótimo trabalho.
Marcus Valerio XR
Aquelas antenas em formato de losango na maquete são chamadas “Antenas Rômbicas”. Elas apontam para diversas direções e tem tamanhos diferentes. Qualquer radioamador sabe que elas são usadas para transmissão e recepção de ondas curtas. Essa maquete parece indicar que se trata de um centro de comunicações por ondas curtas com alcance global.
No link abaixo você encontra uma instalação de um radioamador americano com diversas antenas rômbicas:
http://www.qsl.net/ne6i/w6am/
òtim,a contribuição, Mark
Conheço a história dessa rádio e cada vez que eu leio algo sobre, fico mais entusiasmada em pesquisar relatos na net! É realmente um mistério que prende a nossa atenção e nos deixa curiosos! Muito bom o seu artigo!
A história daria um ótimo filme!!! Sinistro…
Philipe, vendo as fotos da maquete… Você já ouviu falar sobre uma rádio que tem no Alaska que seria usada pra manipular elementos na ionosfera? Cara, a maquete é a “versão russa” pra central de rádio estadunidense.
Agora, veja bem, foi especulado que essa tal super rádio no Alaska teria abalado a ionosfera de modo a causar vários furacões, a seca na Europa, etc, e na defesa, os norte americanos deixaram escapar que a Rússia já possuiria essa tecnologia que, num primeiro “trabalho”, teria causado a grande seca da Califórnia, há algumas décadas.
Bom isso são apenas especulações que eu ouvi falar, estou apenas instigando a investigação, não estou afirmando nada. Mas como não acredito em coincidências…
O que eu diria é que a UVB76 seria um meio de comunicação entre esses militares que estariam relacionados (ou não) à operação dessa rádio que manipula a ionosfera. O complexo de antenas sim, acho que é o que interfere na ionosfera, a uma frequência ainda mais baixa, com uma potência incrível, enquanto a rádio numérica, “dita” o que deve e vai ser feito.
E o que ganham com a manipulação da ionosfera? Manipulando a ionosfera, pode-se criar chuvas, secas, furacões, aumentar, diminuir temperaturas, tudo baseado em onde concentrar as frequências certas, e o resto é com sua criatividade.
Sim é o Haarp que eu citei no post. Ja tem um post sobre ele aqui.
Ah! Esqueci de mencionar… ÓTIMO post, ótimo blog!! :D
Valeu Thiagão!
Ola,
aqueles nomes russos não seriam os filhos do Czar Nicolau II?
Deve ser massa ouvir Lago dos Cisnes enquanto sua cidade é intoxicada por uma nuvem de Radiação hsahuasuashu
Detalhe o”Lago dos cisnes” na era sovietica era tocada quando uma trasmissão de radio ou tv era tirada fora do ar,geralmente quando dava alguma “grande merda” no pats tipo Chernobily
Nunca tinha ouvido falar dessa radio, mas fiquei IMPRESSIONADA o.o trinta anos se passaram, e ninguem descobre de onde, pra que, porque essa transmissao existe. Adoro misterios, piro demais em investigacoes amadoras e graças ao seu post, vou ficar mais ligada no assunto! Paaarabens, esse post ta demais :D
Eu penso num sistema de alerta, qualquer mudança do sinal pode indicar uma condição. Seria destinado a silos, lançadores móveis e/ou submarinos nucleares. Tipo o sistema que existe nos EUA via internet, que assegura destruição mútua garantida. Ter mais de um ponto de transmissão é estratégico em caso de desativação de uma dessas bases.
Cara, puta materia sua ein ! Voce foi buscar detalhe por detalhe. Parabéns,
Valeu!
Noss, o bagulho é viciante, de 2 em 2 minutos eu quero escutar.Parabéns pela matéria, a masi completa que já vi.
Onde consigo ver um streaming live da rádio??
O link do streaming esta ali embaixo da foto do cachorro
Existem o que é chamado de rádio farol.
É bem possível que esta transmissão seja um deles.
Bom na minha opiniao as pessoas estao obcecadas com essa radio, como si a radio falasse algo para eles q eles tem a tendencia de ficar ouvindo quase 24 hrs por dia… mais mto legau a pesquisa
Parabéns pela reportagem, muito completa e bem escrita! É raro ver essa qualidade nos textos publicados na internet hoje em dia. O assunto é interessante e realmente bizarro, parece que a Rússia, mais uma vez, conseguiu impressionar o mundo com suas peculiaridades.
Valeu mesmo.
Estive usando o google tradutor para experimentar anagramas dos nomes postados acima. com os nomes Mikhail Dmitri Zhenya Boris achei Mal Dita Figura Feminina e também Correio Lutas Feminina e coisas do tipo. Já nos primeiros nomes, Anna, Nikolai, Ivan, Tatyana, Roman, achei: Uma coca-cola e um ladrão de rum. Não sei o que significam essas coisas, mas os nomes com os números certamente formam alguma mensagem codificada.
Com certeza deve haver alguma vantagem em se comunicar desta forma, se não, jamais estariam fazendo isso… basta saber o porque!!! Muito curioso mesmo…
Cara sério parabéns fenomenal matéria nunca tinha ligo seu blog depois desse post vou começar garimpar um pouco.
Fique à vontade! Tem mais de 4000 posts aqui. Alguns são meio merda, mas tem uns legais.
Gente, onde posso ouvir a rádio ao vivo?
Tem o link no post para ouvir ao vivo (abaixo da foto do cachorro)
Muito bom esse post!! è bem viciante. Mas nao vou negar que prestando atenção nos videos eu estava vendo a hora de aparecer algum vulto e me assustar!!! É intrigante e fascinador.
Acho que ja vi isso em uma mini serie LOST, ja sei de onde o filme foi inspirado… auauaua
Minha teoria é que esse sinal é mecânico, produzido ao vivo, como se uma máquina de criptografia estivesse sempre funcionando para codificar e decodificar mensagens. A existência da rádio dá a certeza que a máquina está operante para a rede de emissores e destinatários; a interrupção do sinal, significaria alguma anomalia na rede.
É muito interessante, chega a dar medo em alguns momentos, já que até hoje ninguém consegue explicar de fato o por que dessa radio transmitir isso. Show de bola Philipe. :D
Valeu!
Parabéns, post muito interessante e bem escrito.
Obrigado!
viram q na imagem de satélite aparece uma cara?
Demais!! a série Fringe também fez um episódio sobre as number stations, e na série elas eram uma das chaves para o “mundo alternativo” rsrs… mais uma teoria “sexy” para a rádio!
Parabéns Philipe, espero que algum dia isso seja desvendado… abçs
Pode ser alguma linguagem militar.
Mas essa ideia parte da própria ideia mostrada no game COD: Black Ops. Um sinal (Russo) de sequencias numéricas que ativam células adormecidas (espiões) por exemplo. Pode ser uma das melhores teorias.
Muito mistério, agora a rádio esta sem som xD
To lendo isso sozinho no escurto. Nem consegui chegar na metade do teto só de medo.
MEDO.
Realmente é intrigante.
Existe duas teorias pessoais, uma é que é uma rádio comandada por militares para guiar e dar avisos criptografados as tropas around the fucking world.
Rádio usado por militares russos na guerra fria que acabaram por morrer, porém suas “Almas” ainda vivem na guerra, sendo assim eles ainda estão a guiar suas tropas no mundo espiritual…
ultima mais emocionante, mais menos improvável.
Hey, bem legal o post eu Moro em Kursk central-sul da russia,
Aqui eles tem em lugares bastante estranhos umas entradinhas seladas que acredito serem passagem para bunkers, dentro da floresta vi uma assim,
Há vários lugares estranhos aqui, simplesmente abandonados no nada, prédios no meio do nada, há um hospital de infectologia, abandonado em moscou o complexo forma o símbolo de tóxico visto de cima,
Ah, e estão proibindo visitas as supostas estações de ondas curtas, nem mesmo eles sabem quem opera isso,
Os russos não sabem o que é,
As vezes na madrugada soam sirenes que aparentam serem códigos, mas ninguém sabe de onde vem.
Bom como dizem por aqui, ??? ?????? ! Ahahah abraço e vlw pela matéria.
Existe este vídeo que monstra dentro da UVB-76:
https://www.youtube.com/watch?v=nCC8Xb7K0c8
as batidas ai não seria o codigo Morse ??
Eu acho q eles fazem isso para manter a atenção voltada pra essa rádio como meio de distração..
Pq obvio q eles tem métodos muito mais sofisticados para transmissão de dados confidenciais…
Infelizmente estamos falando dos Russos..
Esses numeros parecem coordenadas. já tentaram ?
MANO! Que coisa loca, já tinha visto sobre essa rádio em um site, mas aqui o negócio foi mais afundo sobre o tema, vish, fiquei me imaginando desvendando esse mistério hehhehe, acho que até vou aprender russo agora. Não sei se mais alguém notou (talvez o óbvio), mas os nomes Nikolai, Anna, Ivan, Michail, Ivan, Nikolai, Anna, formam NAIMINA, com as primeiras letras de cada nome, é a palavra que ele fala antes de anunciar os números e depois os nomes, e os número que ele fala depois de NAIMINA, como 74, 14… depois que ele diz os nomes ele fala a mesma sequência, mas agora unidade, por unidade, como 7, 4, 1, 4. Muito estranho mesmo.
Parabens pelo Artigo, é enorme, porem valeu a pena a leitura.
Acredito que você deve estar tendo milhares de visualizações nessa matéria, pois recebi ela pelo facebook por 3 amigos, fora nas listas de e-mail sobre DX e Rádio Escuta.
Aliás, não consegui captar ela pelo meu recptor, mas quem sabe um dia eu capto ela aqui.
Eu consegui captar ela uma vez em petrópolis quando estava com tempo bom, num radio de ondas curtas do antigo Del Rey do meu pai. Fiquei ouvindo os beeps mas não sabia, naquela época do que se tratava.
TCI com certesa…
Cara, parabéns pela compilação dos trabalhos! Grande site! Abraços.
Valeu Matheus
Cabreroooooooooooooooooooooo
Engraçado como fragmenta a informação
Naimina seria
N – ikolai
A – nna
I – van
M – ichail
I – van
N – ikolai
A – nna
74 – 14 – 35 – 74
7,4,1,4,3,5,7,4
93 – 882
9,3,8,8,2
Who gives a shit?
Só eu que notei que naimina seria uma abreviação com as inicias dos nomes nikolai anna ivan michail ivan nikolai anna?? G.G
Realmente… ler o post ouvindo o som da radio dá um clima fantástico. Bela diversão de domingo
Isso me parece meio que coisa da Dharma ein, uma estação, que transmite ruídos, por vezes números. Um banker subterrâneo. Só falta um cachorro fdp e um monstro de fumaça!
Efetivamente, eu acho que os escritores de Lost se inspiraram em parte na UBV76
Bom tinha um cachorro la no bunker abandonado e a monstro de fumaça? tinha o misterioso nevoeiro que a população diz que depois disso os militares deixaram o local as pressas
Bizarro. Essas coisas dão até medo.
Curti muito a publicação!
Lembrei da nova série Siberia da NBC.
SPOILER: no último episódio os sobreviventes encontram uma cidade abandonada que lembra vagamente (muito vagamente) as fotos apresentadas neste post.
estive notando nas fotos que em uma delas a uma impressora atual sinal de que ela esteve em uso até pouco tempo ou como diz no post portas fechadas e trancadas pode aver uma instalação subterranea mais ai fica a uma investigação muito aprofundada
Acho que o maior entrave ao invadir o lugar com as portas trancadas, é que dependeria de maçarico, marretas e equipe. Ainda assim há o permanente perigo de a pessoa ser eletrocutada.
também não entendi a da foto circulada…e como essa radio funciona se o local ta abandonado?
A radio operou no lugar abandonado até recentemente, quando, segundo testemunhas que vivem perto dela, deu uma nebrina estranha e naquele mesmo dia a equipe da radio abandonou o lugar sem explicações. Hoje a radio opera sendo emitida de diferentes pontos da russia, mas ninguém sabe com certeza onde é cada um.
no segundo video deste post, dá pra ver que quando se diz NAIMINA 74 14 35 74 – 9 3 8 8 2 é repetido a mesma coisa, só que com nomes. NAIMINA(Nikolai, Anna, Ivan, Michail, Ivan, Nokolai, Anna e os mesmos números Um a um e não em grupos: 7,4,1,4,3,5,7,4 e sem o 9 3 8)
Excelente matéria parabéns.
Valeu!
Tem uma Foto circulada … É uma pessoa ?
Provavelmente o autor da foto achou que era uma pessoa. Eu achei esta foto num servidor de imagens e o site que linkava ela originalmente ta fora do ar, de modo que não saberemos o que o cara achou que havia ali. Provavelmente ele pensou em alguem escondido, mas dada as condições da foto, pode ser apenas uma pareidolia.
Cara, isso me lembrou muito da Iniciativa Dharma de Lost, mesmo que não tenha tantas relações, coisas em comum e tal. Mas com as fotos e alguns fatos sobre o mistério me fizeram fazer essa comparação haha.
Gostei muito, e quero continuar informado sobre o mistério!
Sinistro isto ai hein.
Eu nunca tinha ouvido falar dessa rádio, cai aqui de paraquedas porque vi um amigo curtindo uma publicação sobre o seu texto e mano, que foda isso! Um dos textos mais bem explicados que eu já li, rico em informações, videos, genial cara! Cheguei aqui sem saber absolutamente nada e já me sinto um especialista! Parabés.
Eu fiquei com medo lendo isso, é de arrepiar e eu meio que concordo com um comentário de um leitor dizendo que eles podem estar usando a radio pra “ouvir algo”, aliais, estamos falando da Russia! É muito mistério pra uma historia só , fascinante!
Valeu Kauê. Fico feliz que tenha gostado. Querendo aprofundar mais sua pesquisa, recomendo os textos que usei para montar este artigo, principalmente uma materia da Wired. As fontes estão no fim do post.
Fiquei sabendo dessa notícia e blog através de um compartilhamento no Facebook de um amigo. Achei fantástico, sou apaixonado por esses tipos de histórias ligada à Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, etc. e o post é muito bom, vou começar a ler com mais frequência este blog. Parabéns!
À propósito, o que significa aquela janela com o destaque em vermelho?
Achei aquela imagem ja circulada. Certamente alguém achava que havia uma pessoa oculta ali. Mas tb pode ser uma pareidolia.
Ai você resolve juntar as iniciais dos nomes ditos no video e descobre que naimina é o nome do filme sobre isso.
É a torre de lost hehe
Ora…essa rádio na verdade serve para orientar aeronaves em voo ……..o fato dela emitir sons estranhos e contínuos nada tem de mais ….com certeza ela apenas serve de orientação para os aparelhos ADF que normalmente estão instalados nos paineis das aeronaves e os pilotos no momento que inserem a frequencia desta radio no seu ADF tem então uma orientação para chegar a este local….ou simplesmente se orientar atraves deste sinal para sua navegação. Pronto misterio desvendado!
Realmente é muito interessante, sem dúvida!
Para mim é apenas transmissão de instruções para agentes espalhados pelo mundo.
Meio como a BBC fazia para mandar mensagens para a Resistência francesa na II Guerra.
Eles especulam sobre a alta tecnologia existente para isso, que o sistema é arcaico etc e tal. Mas quem conhece a alma russa sabe que eles são, acima de tudo, práticos. Enquanto a NASA gastou 5 milhões de dólares para desenvolver uma caneta que funcionasse na ausência de gravidade, os astronautas russos usaram… lápis!
Um eventual agente perdido lá no meio da PQP não precisa de um sofisticado (e frágil) equipamento para receber sinais de ondas curtas. Afinal, se a bagaça funciona, pra quê inventar?
O sinal intermitente deve funcionar como uma espécie de relógio, para o interessado saber quando a mensagem é para ele – e deve estar codificada no ruído de fundo.
Acabou a Guerra Fria, mas todos os países continuam a espionagem de rotina – vide o Obama xeretando a Petrobrás.
Todo mundo deve ter coisa semelhante, e o aparente anacronismo me parece ser a maior causa de todo o “mistério”. Mas no dia em que uma tempestade solar tirar do ar os satélites ultra-sofisticados dos países “avançados”, o agente russo lá no meio do Seilaondestão vai continuar recebendo seu “correio” direitinho… :-)
Parabéns pelo site!
Valeu Carlos!
Ok, esse é oficialmente um dos melhores, mais completos e maneiros artigos que lí este ano! Parabéns ao autor, deixou G1 no chinelo :P
Achei estranho nao ter comentários/referências ao LOST,pois eles tinham também lá um sinal de radio que nunca parava. Pode ter sido inspirado nesse :)
Abraços
Tem bastante comentarios referentes a lost, mas eles estavam acumulados para eu aprovar.
Cara, absolutamente sinistro!!! Eu estava lendo o post ontem a noite, quando estava para chover aqui na minha cidade, o que reforçou ainda mais o medo! ehehehehhe. Interessantíssima essa matéria. Também a descobri por um compartilhamento do Facebook. Parabéns pela postagem! Abraços
Valeu Guilherme, fico feliz que goste
Os códigos transmitidos são informações secretas para destinatários do governo russo. A rádio permanece funcionando como backup da transmissão via satélite (que pode ser destruído por uma tempestade solar ou por ataque militar direto). O sinal intermitente serve como sinal auditivo de localização por parte dos destinatários dos códigos. O sinal contínuo a cada hora serve para sincronização da hora cheia entre a origem e o destino das transmissões.
É bem provável que a estação, além de enviar mensagens, seja utilizada como radar de Ondas Curtas, pois é o melhor método para vigiar além do horizonte, seja navio, aeronave ou míssil. O EUA tem um sistema assim em operação, vigiando todos os 360°. Em termos de custo, uma estação de Ondas Curtas também tem um custo de instalação e operação inferior a um sistema via satélite. Funciona, já está instalado, e é recebido por qualquer receptor com um sistema de antenas muito simples, acessível e que não chama a atenção (basta um fio estendido…) Enfim, não teria porque desativar somente para substituir só por que é mais moderno. Abraço a todos.
É, provavelmente você não leu todo o texto. Não está mantida por estar lá. Em 2010 (pouco tempo atrás) houve uma grande operação para mudar a localização do transmissor na surdina.