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Rig facial bizarro

Olha só este rig e diga se isso não parece tão avançado que chega a ser assustador! Se você não entende NADA...

Escrito por Philipe Kling David · 31 segundos de leitura >

Olha só este rig e diga se isso não parece tão avançado que chega a ser assustador!

Se você não entende NADA de 3d, eu vou explicar o que é isso. Rig é quando você usa uma estrutura de esqueleto para controlar uma malha 3d que é basicamente como uma escultura. Assim, mexendo certos “ossos” virtuais a peça em 3d pode ser animada. É através de Rig e também de outras técnicas, como morph e procedural animations que se faz praticamente qualquer animação 3d, seja de games, seja de filmes de computação grafica, animação, e efeitos especiais, chamados CGI. Este rig aí é tão impressionante porque ele integra um monte de morph targets (isso é, esculturas diferentes do mesmo modelo com diferentes deformações musculares) e a mistura delas funciona quase que como uma reprodução do movimento muscular humano real.

Escrito por Philipe Kling David
Designer, blogueiro, escritor e escultor. Seu passatempo preferido é procurar coisas interessantes e curiosas para colocar neste espaço aqui. Tem uma grande atração por assuntos que envolvam mistérios, desconhecido e tecnologia. Gosta de conversar sobre qualquer coisa e sempre tem um caso bizarro e engraçado para contar. Saiba mais... Profile

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3 respostas para “Rig facial bizarro”

  1. A reprodução das emoções humanas está perfeita. Não passa a sensação de ser algo feito de borracha, que esticou onde não devia.

    O que será que vem por ai no que se refere a atores "CGnianos"?

  2. Quando vc fala de morph targets, quer dizer blend shapes?
    A primeira vista ele parece ter uma malha ultra densa, pra atingir esse nível de deformação(com rugas e tal). Mas, daí vi outro vídeo onde dava pra perceber que a malha tem só o numero essencial de vertices pra manter a silhueta do personagem realista.

    Acho que o truque para atingir esse grau de detalhe são mapas de alpha associados a normal maps. Vi algo parecido no making of do God of war 3. O personagem tem vários mapas de normal guardados, dependendo da posição do rig pedaços desses mapas são acessados. Nesse vídeo a técnica parece ser muito mais bem executada.

    Um outro ponto que vc deixou de fora da matéria é que o produto vendido neste vídeo é um mocap sem marcação facial. No mesmo canal do youtube, vc encontra mais detalhes.

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