Reflexões sobre o destino do Mundo Gump

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Ser dono de um blog é uma coisa que dá um trabalho do caramba. Exige tempo, dedicação, saco, exige estar o tempo todo ligado, procurando coisa curiosa, interessante, que acrescente alguma coisa para as pessoas. O blog suga mais do que uma amante. Suga mais que a segunda família. E eventualmente ele te dá algum prazer em troca. Poder trabalhar em casa, poder ganhar uma grana constante, (até quando você está dormindo), fazer amigos, trocar ideias, fazer o seu horário e não ter patrão. Como tudo na vida, ser blogueiro tem um lado bom e outro ruim.
Mas eu acho que as pessoas glamourizam os blogs como sendo algo mais importante do que são na verdade. Com o passar do tempo, você começa a ser identificado como a instituição, quero dizer, o blog.
Certa vez, num evento, um cara me perguntou: – Ei, você que é o Mundo Gump?
E eu disse: “não, eu sou só o dono”.
De uma certa forma, o criador acaba sendo colado na obra de tal maneira que com o tempo isso se funde de um modo que as pessoas começam a se confundir e já nem sabem mais onde que elas terminam e onde começa a obra.
Eu sinto isso com o Mundo Gump e não nego que isso me incomoda. Eu não sou o blog. Eu apenas trabalho nele.
Quando as visitas começam a aumentar, sabe-se lá porque, a gente se empolga. Pensa que está no caminho certo. Vem junto um cagaço que cresce na medida em que você começa a ver que a audiência é tamanha que já não pode mais falar qualquer merda. Que o que você escreve tem efeito na cabeça de milhões. E também surge a questão financeira. As necessidades de mais banda, mais espaço, melhor controle, mais interatividade te obrigam a correr atrás de mais investimento, mais publicidade, mais dinheiro entrando e saindo.
Quando você vê aquilo que deveria ser só prazer virou prazer, trabalho, vida, responsabilidade e muito mais.
Quando tudo dá certo, é muito bom. Quando você descobre que pessoas que não gostavam de ler passaram a não só a ler mais como a escrever por sua causa, é o máximo. Quando textos seus caem no vestibular, é a glória, quando entram em livros didáticos é o clímax da sua existência.

Você faz amigos às centenas e começa a pensar que talvez aquele site eventualmente suplante sua existência terrena. E então você começa a pensar como seria legal montar uma equipe, fazer um escritório, criar uma companhia edificada sobre suas ideias e textos.

Mas ninguém está livre de levar uma bala perdida.
E foi mais ou menos isso o que aconteceu com o Mundo Gump às 19:00 do dia 20. Sem que houvesse uma justificativa, o Mundo Gump sumiu das buscas orgânicas do Google.
Despencou a audiência. Despencou o faturamento. Despencou meu bom humor.
Curiosamente este fenômeno se deu na antevéspera do aniversário de seis anos do Mundo Gump, que é amanhã (junto com o meu). Não fosse nesta época, talvez eu encarasse isso como mais um mero probleminha entre as centenas que já tive aqui.
Após pesquisar em tudo que era possível afim de achar a razão do mundo gump sumir do google, comecei a me perguntar se o que ocorreu não poderia ter sido uma penalização do famoso mecanismo de buscas, aquele da empresa que defende o “don´t be evil” como lema.
Mas não houve aviso, ameaça, comunicado ou coisa similar. Muito menos respostas às minhas indagações.
Apesar de não possuir pornografia, nem pirataria, o Mundo Gump foi tratado de maneira bem pior que os milhares de sites que copiam o conteúdo daqui na íntegra e que talvez sejam os responsáveis diretos pela nossa punição.
Conversei com o Carlos Carvalho, um amigão que já hospedou o mundo gump anos atrás e que já passou por coisa pior com punições do mecanismo de busca (no caso dele, os prejuízos somaram mais de trinta mil reais) e pelo que entendi, esta é uma situação que não tem volta. (a menos que vc creia em milagres)
O interessante é o anacronismo de levar uma punição no qual você não sabe o porque. Sem uma razão clara, não dá pra consertar, e o lema “don´t be evil” se torna tão vazio quanto aqueles batidos lemas políticos de uma escória que sabemos que só querem entrar na política para se locupletarem com o nosso dinheiro.
O fato é que agora me coloco na dura situação de refletir se ainda vale a pena o meu esforço aqui. Todos os planos projetados para 2011, alguns muito legais, acabam de ir por água abaixo e não sei se tenho saco+interesse (e nem grana) para continuar com este blog.

Obrigado
Não creio que devo dizer qualquer outra coisa além disso.

EDITADO: O mundo Gump não vai acabar.

Comments

comments

47 respostas

  1. wow…isso foi tenso…cara…minhas palavras não vão valer de muita coisa, mais esse texto me deu um espasmo criativo e sinto que devo expor aqui, de maneira simples por não ter muita aptidão na área literária….penso que…escrever é uma coisa que você gosta muito…pode ser algo que você realmente ama..certo ? E você é um cara persistente…já é mais velho..mais maduro…pelo menos mais velho e maduro que eu você é…eu tenho 18 anos…eu já aprendi e tento por em prática, todos os dias, uma simples ideologia…que seria algo como, nunca desistir daquilo, ou de quem você ama, porque se você ama fazer isso, você simplesmente não vive sem, ou se viver, sentirá muita falta…então acho que uma boa pergunta pra esse momento é : Eu vou sentir falta do Mundo Gump?

    Porque pode acreditar cara, vai te fazer falta, assim como para muitos leitores…você demorou pra construir tudo que foi construido aqui….se você realmente acha que não compensa mais, o trabalho e a dor de cabeça…tente achar alguém que te ajuda a tocar as coisas…que ajude a escrever por aqui…e se quiser mesmo largar tudo de vez, não pare de escrever pelo menos…seria um desperdício de talento !

    É isso ai cara..grande abraço !

  2. Você diz que a “grana” não entra mais por causa de Adsense? Já tentou o pessoal da Boo-Box? Estava escutando sobre eles no NerdCast… Eu acho que tudo tem jeito… naquele esquema dos 6 níveis do orkut, e levando em conta que você “conhece” o Jô Soares… aposto que com 2 ou 3 telefonemas pras pessoas certas tudo se resolve… 🙂 Boa sorte aí… e Parabéns!

  3. Philipe, eu tinha lido há algum tempo atrás que o google estava com um mecanismo pra evitar a cópia de textos, por conta de direitos autorais, frequento aqui já há algum tempo sei que o conteúdo é na maior parte você quem produz, quando vem algo de fora você cita fontes e tudo mais. Eu tinha lido sobre isso há um tempo atrás se não me engano no papo de homem, até dei uma passada lá pra ver se encontrava e acabei não encontrando, pode ter acontecido de terem julgado algum texto/matéria que você publicou aqui como plágio ou algo parecido e por isso tiraram das buscas. Mas esse problema em si, particularmente eu nunca vi, até por que a coisa mais patética do mundo é você caçar conteúdo pirata e textos/imagens plagiadas ou ctrl c/ ctrl v em pesquisas do google. Como leitor não gostaria de ver um fim, mas como você mesmo disse a bagaça suga mais do que uma amante, imagino que todos que lêem e gostam saberiam compreender um possível fim do Mundo Gump.
    Abração meu querido

  4. Poxa cara, fiquei triste,vejo seu blog há muito tempo e acho que você é um ser humano com boas idéias que deveriam continuar sendo compartilhadas, entendo o lado financeiro, o tempo e a dedicação empregada e quanto isso pesa quando ocorre um imprevisto. Não se deixe abater, é uma pedra no caminho e por maior seja, você pode dar a volta nela ou passar por cima.

  5. Sinceramente… tudo tem um começo, meio e fim….talvez seja o fim de um ciclo, Philipe…. quando o sucesso não empolga mais, é hora de buscar outros rumos mesmo…. se eu fosse vc daria um tempo mesmo… De qualquer forma, esse blog vai estar nas minhas lembranças por um bom tempo!!!! e se um dia no futuro vc sinta saudades dele, faça outro melhor!!!! abração e feliz 2011

  6. Pois é Philipe, o tempo passou não é mesmo ?

    Seis anos de MUNDO GUMP, seis anos de alegrias e curiosidades que você proporcionou. Lembro até da vez que você fingiu uma parada muito loca que tinha a ver com aquele alien que você criou lembra? As pessoas ficaram loucas com tudo aquilo, até eu bati boca com você aquela vez por achar que você estava forjando tudo aquilo de sequéstro e tudo mais, um monte de coisas loucas, lembro bem que ali pra mim até certo ponto era tudo brincadeira sua, eu tinha sacado, mais tu persuadiu tão bem a galera que eu também comecei a achar que realmente era o fim do Mundo Gump.

    Já fazem mais de cinco anos e praticamente todos os dias desde então, entro no Blog. É praticamente automático, se estou na frente do computador sem fazer nada, lá vem o endereço do mundogump automaticamente nos meus dedos, quando vejo já estou vendo as novidades, as vezes até me assusto, pois é muito automático.
    Sei que você deu duro pelo blog, investiu, fez e desfez conforme o tempo foi passando, até virar o que virou hoje.

    Tenha consciência Philipe que nós seus leitores fiéis iremos aceitar não alegres e festivos o fim, mais compreensivos, pois como tudo o que você apresentou no blog teve um fim, talvez esteja chegando o fim do Mundo Gump também e sempre lembraremos com alegria dos 10 ou 30 minutos ganhos para ler uma matéria por você postada.

    Se o fim for realmente sua decisão, não encare como um fim, talvez seja um novo começo para você e como você mesmo falou, blog da trabalho e imagino que você também sinta um pouco de saudades do tempo antes do blog, pelo menos antes de tomar as proporções que ele tomou.

    Philipe a unica coisa que espero e imagino que os outros leitores também pelo que te conhecemos, seja que, se for realmente o fim, que sejas o fim em quanto o Mundo Gump ainda esta vivo, não o deixe morrer aos poucos, pois imagino que seus leitores prefiram uma tarja de Fim do que ver seus posts e atualizações no blog uma ou duas vezes ao ano. Não apenas por nós seus leitores, mais pelo próprio Mundo Gump, querendo ou não foi com ele que você obteve varias conquistas, pelo que ele te representou e por todo o carinho, tempo e dinheiro investidos nele.

    Mundo Gump
    Philipe

    Muito Obrigado

    Wagner TM

  7. Cara, que lástima… eu leio seu blog todos os dias que tem novidades a mais de dois anos… tem um botãozinho especial pro mundo gump aqui no meu Safari…
    Continua tentando falar com eles do Google, nem que vc tenha que ir até a Av. Faria Lima bater na porta do escritorio deles…

    Eu não quero que acabe…
    Se vc quiser continuar escrevendo em qualquer outro blog, nos informe… por que os fãs dos seus textos são fieis e vão te acompanhar onde quer que esteja na internet.

    Boa sorte e parabéns pra vc e pro Mundo Gump.

  8. Caramba Felipe, isso não só é tenso como assustador. Realmente qualquer nome relativo ao Mundo Gump que a gente joga, a única referência q o Google mostra é o do sua antiga plataforma…

    Você tentou contato com a o próprio Google pra saber o que houve? Quem sabe consultar algum especialista em SEO pra averiguar se alguma coisa em seu blog poderia ter causado a “punição”, sei lá, não desista assim tão rápido!
    Soluções sempre existem, pode ter certeza! Não jogue a toalha senão nós blogueiros que te acompanham, broxamos junto…

    Força querido e dá um jeito nessa bagaça, viu? Mundo Gumpo não pode parar!!!!!!

  9. Prezado,
    Sou leitor do seu blog a 5 anos, e acharia realmente uma pena se você desistisse dele. De qualquer forma, acho que todos tem que respeitar e compreender sua vontade.

    Grande abraço e obrigado pelos 5 anos de diversão que tive aqui.

  10. Salve Philipe,

    faz o que o Clayton falou, se vc não for cadastrado ainda, cadastre-se no webmasters tools, descubra o que houve, e entre com um pedido de reconsideração.

    Sim, é difícil, você terá que argumentar muito bem o seu caso, e pode conseguir o desbanimento, confie e tente, eu já fui banido por engano do AdSense, e consegui restituir a conta com um pedido de reconsideração.

    1. +1 no Knuttz

      Procurando por “Mundo Gump” por aqui, só aparece o endereço antigo no Blogspot. Talvez o redirect ou o conteúdo lá no endereço antigo esteja conflitando com o “.com.br” e o Google acha que o site de verdade é o do Blogspot.

      O Webmaster Tools pode ter a resposta, e rechecar se os redirects e conteúdo duplicado no blog antigo não influíram também.

      Isso tem correção, sim, Philipe. Talvez leve alguns meses para voltar ao normal, ou alguns dias, dependendo.

  11. Knuttz, eu acho que ele não foi banido. Se você buscar por site:mundogump.com.br no Google, vai ver que ele ainda está indexado no sistema.
    Acho que você foi alvo da famosa “dança” do Google. Já passei por esta situação e conheço outras pessoas que também já enfrentaram o problema. Uma dica é: continue produzindo seu conteúdo de qualidade! No meu caso, o site demorou 2 meses para voltar e foi do nada, não mudei nada, simplesmente continuei trabalhando e atualizando. As outras 2 pessoas, sei que demoraram uns 4 a 5 meses para voltar mas voltaram (isso que é importante).
    Dê uma procurada sobre o assunto na internet, tem bastante fórum dando dicas sobre o assunto.

  12. Dias atrás, após uma denúncia anônima, o Adsense foi desativado no meu site durante um final de semana. Logo após isso, uma semana depois, eu tive um problema parecido que e meu site despencou no Alexa, mas 15 dias depois tudo voltou ao normal.

    Nestes 15 dias, sem saber o que estava acontecendo, revisei todos os scripts que rodo no site. segundo indicações do Google Webmaster Tools e do Analytics e encontrei vários errinhos. Fica aqui a dica para que faça o mesmo, ademais crie um segundo sitemap (se já tiver um) e envie ao Google, espere uma meia hora e veja se o robot leu e indexou.

    Abraços

  13. OBS: Ainda não li os comments anteriores mas…

    Cara, sinto muito por tudo isso. Eu como muita gente aqui adora o Mundo Gump, ele é meu blog favorito e está add nos meus favoritos do PC para que eu o veja todos os dias, quase que religiosamente.

    Quando não tem uma novidade, eu simplesmente leio um dos contos, e por ai vai.

    Devo adimitir que eu fui uma dessas pessoas que ao ler esse blog passou a criar mais gosto por escrever. Ler eu já lia muito, mas escrever? Nada.

    E hoje graças a esse blog eu tenho um grande prazer em escrever e tudo mais.

    Sinto muito por todo esse transtorno. O fim do blog vai deixar muitas saldades.

  14. não acredito … philipe gump você não deve não pode fazer isso cara … se for por falta de tempo ou falta de saco, não vão faltar pessoas para te ajudar, se for por falta de conteudo é só falar que aposto que tem muita gente que pode te ajudar, se quiser … foi você que me inspirou a ler tudo o que eu antes achava chato, julio verne, shakespeare, e tantos outros, voc~e me inspirou a criar meu proprio blog e comessar a escrever, bom, forçar você eu não posso mais posso dizer que se o mundo gump acabar eu vou com certesa absoluta sentir muita falta e muita saudade…falow phil gump

  15. affs q pooha mano to muito viciado no seu blog.
    espero q nao acabe.eu tenho 12 anos e odeio ler, unica coisa q gosto e jogar e dormir mas depois q descobri seu blog MANO LEIO TODO DIA UM CONTO POR MAIS GRANDE Q SEJA EU LEIO .
    ESPERO Q VOLTE TUDO AO NORMAL .
    ABRAÇOS!!!

  16. Verdade, vida de blogueiro não é como as pessoas pensão, estou consigo Philipe, a Google ás vezes é foda, aconteceu-me o mesmo com o meu site mas após um mês o site voltou à normalidade. Mas para si, não há problema, pensa bem Philipe, você não precisa da Google para nada, seu blog é famoso sem ajuda de ninguém, viu como toda essa gente que comentou o post não foi no Google que ela foi encontrar o post, nós estamos aqui por uma razão, pela originalidade do seu post, acredito e compreendo que mesmo assim, não ter o blog nos motores de busca é muito mau, mas desistir não adianta de nada, pensa bem Philipe, se você desistir, você vai estar a afastar tudo o que nós até hoje admirámos, não o faça, eu visito este blog à anos e sei que você já passou por merdas muito piores, e você superou tudo isso, este problema não vai ser excepção…

    Espero que tudo melhor e que você consiga superar tudo isso.

  17. Bah… que foda.

    Não adianta ficar dizendo o que vc deve fazer. É sua decisão.

    Mas é certeza que eu, e muitos outros, sentiremos falta do seu trabalho caso decida parar com o Gump.

    Espero que o que decidir seja o melhor e que não se arrependa depois!

    o,
    |
    /

  18. PARA O MUNDO QUE EU QUERO DESCER!!
    Eu não acredito que o Mundogump vai acabar!
    eu descobri esse site quando ainda era blog e desde então me apaixonei!
    É o blog mais divertido EVER!
    E eu NÃO admito que o infeliz e sem noção do GOOGLE o tire do ar!
    Pelo AMOR DE DEUS Phillipe não desista desse blog que muitas vezes foi a salvação do meu dia!
    Força!!!!

  19. O que o Junim falou é o mais provável de ter acontecido. Tenho vários sites e de vez em quando acontece com eles. Punições de verdade são muito raras, ainda mais para um site de 6 anos muito bem conceituado. Isso que te aconteceu está mais para uma instabilidade dos resultados do google.

    De qualquer forma, isso é realmente crítico. Já tenho uma boa renda com o adsense, mas simplesmente não tenho coragem de largar a prestação de serviços com webdesign justamente por essa vulnerabilidade aos humores do google, onde não se tem abolutamente nenhum controle e pouquissima comunicação com responsáveis. Independente de google, a idéia de diversificar as fontes de renda ainda é o mais prudente.

  20. É importante refletir sobre como as pessoas e empresas começam a se tornar dependente do Google. Este é um caso que comprova isso: se o mundo gump for banido do Google, fica sem receita.

    É um elo muito fraco para o blog, para o empreendedor.

    E o proprietário ainda poderia ter um problema maior se abrisse uma empresa, funcionarios etc.

    Não podemos depender do google ou de qualquer outra empresa ou serviço, suas receitas tem que vir de fontes diferentes, diversificar mesmo.

    Imagine voce montar um negocio dependendo de um sistema gratuito do Google? E se acabar (como agora) ?

    O Google é a maior empresa do mundo por vários motivos, e ser-boazinha não é um deles.

  21. Po, acompanho o site a anos, anos mesmo, eu gostaria de ter um site no mesmo estilo, porem nunca tive saco nem talento como voce, ver o que vi no mundo gump me trouxe muitos momentos bons e muita informação ,espero que essa crise passe, e que continuemos com o mundo gump, em ultimo caso, como foi dito anteriormente, monte uma equipe para tocar o negocio em frente, um blog deste tamanho deve dar muito trabalho mesmo, ocupar muito tempo, mas nada está perdido…

  22. Philipe,

    Muito complicado isso. Tente seguir o conselho do Knuttz para ver se o seu problema se resolve. É uma pena não poder te ajudar de uma forma mais efetiva. Agora deixe-me dar meus dois dedos de prosa sobre trabalho em blog.

    Assim como você, vivo do meu .marcamaria e por várias vezes já pensei em abandonar o barco pelas enormes dificuldades que encontrei pela frente. Tenho muito menos visitação que o Sr., mas já dei um passinho a frente e tenho a própria sede da minha empresa, meus 25m² de criação de posts e bonecos.

    Toda e qualquer decisão que você precisar tomar dependerá única e exclusivamente da resposta para pergunta: “isso aqui me faz feliz?” – se você achar mais negações do que afirmações, faça as malas e mude tudo. Caso o contrário, levante-se e vá em frente. Uma hora os moinhos de vento cairão! X) (e outros aparecerão, mas lutar sempre será preciso).

    Pense nisso meu querido. Desistir não é ruim, as vezes é muito benéfico. Pode tirar um peso das enorme das suas costas que não deixavam você olhar para as outras opções que existem além do horizonte, como continuar lutando mesmo que a dor da queda seja enorme.

    Um super abraço,

    tio .faso

  23. Po Philipe, assim…
    Basicamente nós, leitores, te levamos ao topo. Nós, mais do que ninguem, somos quem você deveria considerar antes de tomar uma decisão drástica como acabar com o Mundo Gump.
    Eu acompanho seu trabalho há um BOM tempo, acho que antes do começo do .com.br , sem zoa… Acho que esporadicamente lia suas materias no blogspot. Mas desde uns 3 anos pra cá (nao sei ao certo) eu acesso diariamente, está no meu top 3 blogs que eu mais acesso…
    Eu sou seu fã mesmo cara, fui até na Lapa comprar seu livro, e o li por inteiro em menos de 1 dia. Já havia lido mtas histórias no site, e adorei as ler novamente no livro. Sou tão “fã” do blog que até arrastei minha namorada pra ir no evento de lançamento do livro, só pra conseguir tirar foto contigo haha
    Mas eu torço muito para que o Mundo Gump continue. Foi uma das fontes de conteúdo que mais me inspirou a fazer oque faço, seja escrever, ou tentar modelar, ou me interessar por assuntos GUMP.
    Sorte aí, paciência, e que tudo se resolva da melhor maneira possivel, pra que todos nós saiamos ganhando.

  24. Cara, entro neste site a um bom tempo….faz o horario do meu serviço passar mais rapido com as noticias!

    Mas NÃO desanime!

    Precisar de parceiro tamo aí!

    Desde a época do Blog, via seus post… hoje com o site, vejo todo dia, favoritei pra minha namorada ver sempre…comprei o teu livro pro meu pai ler

    então, sempre tive essa vontade..fico imaginando minha palavra sendo uma formadora de opinião, o que eu disser possa influenciar outra pessoa….isso deve ser o mais prazeroso de ter um site….esse sempre foi um sonho meu…e saber q vc conseguiu realizar…ja fico feliz!

    Amigos vc tem de carne e muitooossssssssssss virtuais…sou um deles e já te chamo como amigo, pois to aqui todo dia, esperando um assunto teu!

    Espero que vc continue, e como eu disse, precisar de ajuda para o site, tamo ai!

    Valeu por sempre estar presente na nossa vida!

    Eu que tenho que dizer,

    Obrigado!

    Lucas Gimenes

  25. Aê, Philipe,

    Fiquei pensando se postava algo ou não, mas acho importante que todos os leitores expressem seu apreço, para que vc lembre que apesar dos pesares, a galera ama seu jeito de escrever.
    É óbvio que isso só coloca mais pressão na panela, e estão bem claros para mim seus motivos e entendo todos eles.
    Então qualquer que seja a continuação, o caminho que você queira seguir, apenas finalizo agradecendo imensamente os momentos, ideias e curiosidades que você me proporcionou!

    Abraço e fique bem! Abraço pra 1a. dama, mãe e toda a galera que també fez parte aqui do MG.
    Edegar

  26. Então Philipe, se o problema foi só uma penalização do Google nos resultados de busca acredito que a questão será resolvido em breve.

    Mas fico me perguntando se o problema é a perda dos resultados de busca mesmo. O Mundo Gump tem alguns dos melhores textos da internet e eu tenho certeza que você os escreveu para os leitores e não para o Google.

    Talvez esse ‘incidente’ ajude a refletir sobre fatores fora do seu controle que afetam o seu blog, neste caso o Google, e o quão frágil um projeto que você dá tanta importância é perante estes fatores.

    Boa sorte e espero que o Mundo Gump continue, porque qualquer perda nesse mar de mediocridade que está virando a blogosfera é uma grande perda.

  27. Te sigo há praticamente desde o início. Já li seu blog do início ao fim. Participei pouco nos comments mas você sabe que sempre estive aqui. Indiquei seu blog pra muitos e digo de coração.

    Independente de qualquer coisa, acho que vc não deve parar de se expressar, vc é uma pessoa que tem conteúdo, e não pode simplesmente se calar. Acho que se isso acontecer vc vai acabar por explodir. Talento nato, vc escreve bem, tem opinião formada e percebe- se que vc gosta do que faz aqui no MG.

    Acho que a sua vontade deve vir em primeiro lugar sempre, mas acho que vc deve pensar no que eu disse. Quer um conselho? Tire umas férias do blog, dependendo de como vc levar as férias vc toma sua decisão final.

    De qlq forma, boa sorte e aconteça o que acontecer… vc tem uma fã aqui e em muitos outros lugares tb.

    “Don´t tell me what I can´t do!”

  28. …Eu não acredito..Philipe, eu realmente sinto muito mas não sei oque dizer em um momento desses, pode parecer banal mas estou falando sério, acompanho o Mundo Gump desde que descobri aos 11 anos e hj tenho 15, toda semana acompanhando este blog quase diariamente e agora isso acontece? pqp google. O Mundo Gump faz parte da minha a 4 anos e tudo que eu posso dizer é dizer que eu sinto muito, e desejar, que tudo de certo e que vc NUNCA pelo amor da hitória desse blog desista dele.
    Feliz Aniversário, Philipe

    Forças Philipe, por favor.

    Atenciosamente, Lucas B.

  29. Mas, de qualquer forma, Obrigado. Simplesmente obrigado por tudo que nos proporcionou.Você foi umas das pessoas que me fez o quê sou hoje.

  30. Putz! Acompanho o MG desde sei lá quando! É uma dos poucos lugares na Web que vale a pena ler. Algumas apresentações de temas no curso de Inglês que fiz vieram graças ao Philipe. Enquanto meus colegas faziam apresentações ” A História da Administração”, “O Futebol” e ” Minha Casa”, eu vinha com “10 Pessoas Totalmente Gump” no qual apresentei o site e expliquei o termo “Gump”. O pessoal adorou e eu disse: “Tem mais lá”. Acredito que uma galera veio conhecer o blog depois de algumas apresentações, claro que seguindo a linha de informar aonde você conseguiu a notícia. Aí Philipe: tu sabe bem que existe uma hora em que nós seres humanos estamos por baixo e outras por cima. Pense nisto como “Inverno x Verão” ou “Hoth x Tatooine” se preferir, porque sempre temos que passar por estas coisas na vida. Mas o que importa no final é o divertimento, o calor e o orgulho de fazer algo que dure e o mais legal: você acaba encontrando e reunindo pessoas com os mesmos gostos e opiniões referentes ao universo ou sei lá o que exista mais lá fora. Tu mesmo aprendeu e ensinou isto até nos teus tutoriais de escultura: “Errou? Quebrou? Desperdiçou? Comece novamente!” Foi isto que muitas pessoas leram nestes anos todos. Só porque o “óculos” não quer te botar no topo da lista de buscas, isto não foi motivo para toda esta galera que leu e escreveu aqui não procurasse teu blog, ou melhor: TE procurasse. Descansa um pouco, pense em descentralizar este peso, vá fazer algo fortemente nerd para se alegrar e volta respirando suave na frente do PC porque apoio das pessoas com gostos e opiniões em comum tu já encontrou. Forte abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Eu dei duro aqui

Com 15 anos de sangue suor e lágrimas, eu me esforcei para fazer um dos blogs mais antigos e legais do Brasil. Mis de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários, mais de 20 livros, canal, programa de rádio, esculturas... Manter isso, você pode imaginar, não é barato. Talvez você considere me apoiar no Patreon e ajudar o Mundo Gump a não sair do ar.
Ajuda aí?

Conheça meus livros

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.