Ante a pergunta:
Quem foi o inventor do avião?
Possivelmente, ante tal pergunta, você tenderá a um mecanismo bipolar de explicação: Ou dirá “Irmãos Wright” ou dirá “Santos Dumont”. Eventualmente, se você for francês, talvez até diga Gustave Whitehead…
Mas aqui está um lance que dá uma chacoalhada nos miolos. Veja este desenho:
Eu não sei quanto a você, mas a mim, lembra muito um avião. Como diz a minha vó, “até aí, morreu Neves”.
O lance é que este desenho é baseado num objeto de madeira, descoberto em 1898 (antes mesmo da invenção do avião) em uma tumba egípcia em Saqquara. Especialistas que avaliaram a imagem estabeleceram a data de sua provável criação em 200 AC.
Qualquer um poderia ter fraudado um modelo de avião e inserido em meio aos detritos e relíquias de uma tumba egípcia, mas considerando a data do achado, ainda assim seria surpreendente, pois o cara teria que não apenas falsificar algo a ponto de enganar os arqueólogos, mas também ser um gênio da aerodinâmica, prevendo como seria a estrutura de um avião muito antes dele existir.
Na época, como ninguém imaginava ainda como viria a ser a forma de um avião, o objeto egípcio foi catalogado como “modelo de um pássaro em madeira”. O treco foi esquecido numa caixa no porão do Museu do Cairo por décadas, até que foi redescoberto pelo Doutor Khalil Messiha, que estava estudando os modelos fabricados na antiguidade. Imediatamente a “redescoberta” foi considerada tão importante pelo governo egípcio que um comitê especial de arqueólogos, egiptólogos e estudiosos de renome foi convocado para estudá-lo. O trabalho da comissão resultou numa exibição especial que tomou lugar no Hall central do Museu do Cairo, onde o modelo, agora reconhecido como de um avião era a peça central da mostra.
O desenho foi rotulado como “um modelo de avião”. Por mais curioso que pareça, engenheiros analisaram o desenho e concluíram que este tipo de planador seria realmente capaz de voar! Se os egípcios tivessem sido capazes de criar um pequeno motor, mesmo que rudimentar, o engenho poderia decolar em baixa velocidade, e transportado carga! Esta insuspeita habilidade se deve ao formato curvado das asas e suas proporções, algo que só foi descoberto pela compreensão de fatores da aerodinâmica muitos anos depois da invenção dos aviões a jato, na época da Segunda Guerra. Este tipo de asa, com uma suave curvatura para baixo chama-se reversedihedral wing. Um tipo similar de asa curvada foi usada no avião supersônico Concorde, para obter o máximo de empuxo, sem afetar sua velocidade. Nesse contexto parece incrível que alguém tivesse uma sacação tão brilhante a mais de 2000 anos.
Obviamente alguém pode sempre alegar que é uma questão pareidólica. Como nós sabemos como é um avião dos dias de hoje, vemos o avião onde talvez estivesse uma escultura de um pássaro de madeira. Isso poderia ser realmente levado em consideração, entretanto, eu creio que os egípcios desenvolveram uma capacidade escultural muito avançada, sobretudo na madeira. Seria estranho que alguém esculpisse um pássaro sem representar penas, olhos ou bico, que são elementos constituidores de todos os pássaros existentes. As formas e estrutura parecem atender muito mais uma funcionalidade que uma representatividade. Dessa forma, minha conclusão é que o objeto não foi feito em representação, mas sim para voar na frente de alguém. O trabalho envolvido na modelagem precisa da curvatura da asa muda muito a forma como vemos o artefato.
EDITADO: De acordo com este link da Wikipedia, o modelo é mesmo de uma ave. A fonte original (de conteúdo altamente questionável) deliberadamente representou o objeto de forma a ocultar estes detalhes, colocando uma foto da parte de trás da escultura e eu fui no vácuo. Graças ao nosso leitor Dadojung, podemos ver que tudo não passa de um simples modelo de ave mesmo. Veja:
O artigo da Wikipedia ainda afirma que o objeto – ao contrario do que a fonte que originou este post informava – nunca saria capaz de voar. Acredite no que preferir, mas eu fico com a Wikipedia.
Mesmo que o avião esquemático fosse um brinquedo para o jovem faraó jogar para cima, ou uma mera representação mal esculpida de um pássaro, essa descoberta abala tudo que se acreditava sobre o conhecimento da aerodinâmica.
Talvez nunca venhamos a saber com certeza se os Egípcios chegaram a planejar a construção de uma maquina capaz de voar com gente dentro, ou se nunca chegaram a tal pensamento. Pessoalmente, eu acho provável que os egípcios tenham, ao longo dos milênios, criado diversos brinquedos e o planador-aeromodelo poderia ser um deles. Com anos de ajustes feitos na base da tentativa e erro, eles se aproximaram a uma forma aerodinâmica que só milênios depois viria a ser concebida por outro caminho, o científico, mas que tem bases não tão distantes da tentativa e erro que poderia ter antecipado a era da aviônica no planeta. Me parece improvável que uma civilização conceba uma maquina capaz de voar com gente quando nem sequer haviam descoberto o motor a vapor (algo que eles tinham condições e poderiam ter feito, mas não fizeram).
Tá mais pra um pássaro hein…
http://www.catchpenny.org/model.html
http://www.bibliotecapleyades.net/esp_aviones_precolom02.htm
se qualquer criança consegue azer um aviao de papel e bem possivel que varios avioes tenham sido inventados e se perdidos ao longo dos seculos.
Se fosse uma representação de pássaro, por mais tosca que seja, o escultor não teria feito a cauda invertida (como a de um avião). Definitivamente aquilo é um estabilizador vertical.
Existe pássaro com cauda em cruz?
Tenso.
O site original canalhamente alterou o desenho para justificar uma teoria maluquete. Não existe estabilizador de cauda no modelo. Nunca existiu. Nem há menção a um encaixe disso.
Philipe voce forçou a barra com aquele desenho no inicio do post , aqui esta o link com fotos do passaro, e nao é nada alem disso…apeas um passaro.http://en.wikipedia.org/wiki/Saqqara_Bird
Dado, não fui eu quem fez o desenho. Estou alterando o post e corrigindo as informações procedentes daquela fonte de conteúdo duvidoso. Obrigado por me informar do erro.
Era um pássaro, mas não apenas um pássaro, porque pássaros não possuem a cauda na vertical.
Era provavelmente o modelo de um pássaro usado em mastros de navios para indicar a direção do vento (veja no final do artigo relevos do Antigo Egito de mastros):
http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/2229/o-pssaro-de-saqqara
Philip tem um documentario onde esta escultura e analizada em um tunel de vento, nao me lembro qual e o documentario , se nao me engano e da national geografic, da uma procurada pois eles levantam esta questao do avio mesmo!
abraço
Putz, isso é que é vontade de acabar com uma discussão entre americanos e brasileiros… O dr. Khalil Messiha se visse um rinoceronte diria que descobriu o unicórnio. Mas agora que o Zé Mané aí em cima (não é flame, o cara assinou assim mesmo) mencionou, me veio a dúvida: Os aviõezinhos de papel já existiam antes dos “irmãos Dumont”? Se sim, como eram chamados?…
Não existe aves con a calda na vertical. Poderia mesmo ser um dispositivo para mostrar a direção do vento. Mas a curvatura das asas imita a curvatura das asas dos pássaros!