Os materiais mais duros que o diamante

Muita gente quando pensa em dureza suprema, tende a pensar que o diamante é o material mais duro que existe. É uma ideia bem comum isso, mas a verdade é que existem materiais diferentes ainda mais duros que o diamante. Quais são eles?

Ao contrário da crença popular, o material mais duro que existe não é o diamante. O diamante é apenas o material natural mais duro e abundante na Terra. Na verdade, existem seis materiais que são mais duros que o diamante, de acordo com várias medidas de dureza, como resistência ao risco, dureza de indentação e resistência à tração.

Os seis materiais são:

Nitreto de Boro de Wurtzite

Este é um cristal feito de átomos de boro e nitrogênio que tem uma estrutura semelhante ao diamante, mas é um pouco mais duro devido à sua menor densidade. Ele pode suportar pressões até 18% maiores que o diamante.

Lonsdaleite

Esta é outra forma de carbono que tem uma estrutura hexagonal em vez de cúbica como o diamante. É formado quando meteoritos contendo grafite atingem a Terra. Ele pode resistir a pressões até 58% maiores que o diamante.

Carbino

Esta é uma cadeia unidimensional de átomos de carbono que é extremamente forte e rígida. Tem o dobro da resistência à tração e três vezes a rigidez do diamante. No entanto, é muito instável e difícil de sintetizar em massa.

Grafeno

Esta é uma folha bidimensional de átomos de carbono com um átomo de espessura. Possui notáveis propriedades elétricas, térmicas e mecânicas. Tem a maior resistência à tração de qualquer material conhecido, cerca de 300 vezes mais forte que o aço.

Nanofilamentos de Carbono

Estas são estruturas cilíndricas feitas de átomos de carbono dispostos em um padrão semelhante a um diamante. Eles são mais finos do que um cabelo humano, mas mais fortes que o aço. Eles têm aplicações potenciais em nanotecnologia e exploração espacial.

Fulereno ultraduro

Esta é uma forma de carbono que consiste em moléculas esféricas chamadas fulerenos, que são feitas de 60 átomos de carbono cada. É mais duro que o diamante por um fator de 1,17 a 1,52, dependendo do método de medição.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos