O Mistério do Adrenocromo: Explorando os Fatos e Mitos

Meu amigo e leitor Marcelo Silva mandou uma mensagem perguntando por que nunca escrevi sobre o Adrenocromo por aqui. Eu já imagino que ele esteja me perguntando isso, em função de:

  • Desde que o filme “Sound of Freedom” foi lançado em 4 de julho de 2023, várias desinformações espalhadas pelo ator principal, Jim Caviezel, voltaram a circular nas redes sociais.
  • Em junho de 2023, ao promover “Sound of Freedom”, ele falou sobre uma suposta venda secreta de sangue infantil nos Estados Unidos para extrair o adrenocromo, um composto que, segundo ele, é “10 vezes mais poderoso que a heroína” e que o torna ver “mais jovem” para quem o usa.

Nos cantos obscuros da internet, surgiu essa famosa e perturbadora hipótese da existência de uma substância chamada adrenocromo. Essa teoria tem gerado debates acalorados e especulações selvagens, mas o que é o adrenocromo e qual é a verdade por trás dessa narrativa? Neste artigo, pretendo falar um pouco sobre o adrenocromo, separando os fatos da ficção, e discutir por que essa teoria tem causado tanto alvoroço.

O Que é o Adrenocromo?

Descobrindo a Substância

A primeira questão é: O Adrenocromo existe ou é uma substância ficcional?

Ele existe mesmo. Você pode ler sobre ele aqui. 

O adrenocromo seria uma substância química que ocorre naturalmente no corpo humano como um subproduto do hormônio adrenalina. Sabemos que a adrenalina é liberada em momentos de estresse e emoções intensas, desempenhando um papel crucial em nossa resposta “lutar ou fugir”. O adrenocromo, por sua vez, é produzido quando a adrenalina oxida.

Propriedades e Usos

Não é segredo que a ciência médica reconhece a existência do adrenocromo. No entanto, ele não é utilizado para fins recreativos ou medicinais. A teoria controversa que circula online afirma que o adrenocromo é colhido de crianças submetidas a torturas extremas, mas até o momento, essa alegação não tem base científica ou verificável. O que temos são vários rumores e peças de ficção que são apresentadas ao publico como fatos reais. Isso pode ter uma base de verdade? Até pode, mas ninguém ate o momento bateu o martelo disso de maneira absolutamente conclusiva, o que leva o adrenocromo a estar no mesmo campo das sereias, do anticristo e de Sete Além.

As Origens da Teoria

Raízes Obscuras

A teoria do adrenocromo em torno da internet tem suas raízes em teorias da conspiração antigas e amplamente desacreditadas. Afirmações sobre a colheita de adrenocromo a partir de crianças são geralmente baseadas em rumores infundados e normalmente provém de fontes não confiáveis. Essas teorias se espalham pela falta de informações verificáveis e pelo apelo emocional das histórias trágicas. As pessoas se influenciam, se emocionam e “passam para todos os contatos na lista da família do Zap”. E assim, a coisa vai virando uma bola de neve.

Desmascarando os Mitos

Falta de Evidências

Até o momento, não há evidências confiáveis que sustentem a alegação de que o adrenocromo é colhido de crianças. Essa teoria é amplamente considerada uma teoria da conspiração sem fundamento, criada para manipular emoções e difundir o medo. A falta de provas concretas e a incoerência das histórias apresentadas desacreditam essa narrativa.

Ryan Marino , um toxicologista do Centro Médico dos Hospitais da Universidade de Cleveland,  chamou essa teoria da conspiração de “lenda urbana”, explicando que o adrenocromo foi “extensivamente estudado” por pelo menos 70 anos e não tem utilidade médica nem há evidências de que possui propriedades psicodélicas ou rejuvenescedoras. *

Maldita.estambém negou esta teoria do adrenocromo . Assim como  The Daily Beast ,  Reuters ,  The Washington Post ,  Wired e o  Office for Science and Society da McGill University,  no Canadá.

 

Crítica Científica

A alegação de que o adrenocromo teria algum efeito psicoativo ou rejuvenescedor também carece de uma base científica que a justifique. Estudos sérios sobre a substância nunca corroboraram os supostos benefícios mencionados na história. Vários estudos em pequena escala (envolvendo 15 testes ou menos) conduzidos nas décadas de 1950 e 1960 relataram que o adrenocromo desencadeou reações psicóticas, como distúrbios do pensamento e delírios. É importante confiar em fontes confiáveis e informações respaldadas pela pesquisa antes de aceitar afirmações extraordinárias.

Dá pra comprar Adrenocromo? Eu acho que não, a menos que você seja uma empresa farmacêutica. Obviamente que se você for chafurdar em lugares como a Deep Web, pode se deparar com vagabundos 171 vendendo o adrenocromo pra você lá (certamente por um alto preço). Obviamente é um golpe para iludir trouxas crédulos querendo a finte da juventude.

O adrenocromo não é regulamentado pela Lei de Substâncias Controladas dos Estados Unidos. Não é um medicamento aprovado pela Food and Drug Administration e, se produzido como um suplemento dietético, deve estar em conformidade com as boas práticas de fabricação.

Conclusão

A teoria do adrenocromo é um exemplo de como histórias sensacionalistas e conspiratórias podem ganhar vida na era da internet. No entanto, é fundamental abordar essas teorias com ceticismo e examinar as evidências disponíveis. No caso do adrenocromo, até o momento, não há base científica sólida para sustentar as alegações de colheita dessa substância de crianças. Mantenha-se informado através de fontes confiáveis e evite cair em narrativas infundadas que visam explorar nossas emoções.

Caviezel e as conspirações do adrenocromo

Caviezel, que também estrelou o filme de Mel Gibson de 2004 “ A Paixão de Cristo ”, divulgou publicamente as narrativas  do QAnon  e em outubro de 2021 participou e  falou em um evento em Las Vegas organizado por apoiadores do QAnon .

O problema com essas conspirações do tipo de acusar os Rotshield de matar crianças pobres no mundo para fazer um remédio e viver para sempre, é que, bem isso é delírio. Não por acaso ele acabou virando um pária em Hollywood, e até os caras que representavam ele profissionalmente já pularam fora. Como toda conspiração, se você tiver o viés de conformação e for procurar apenas o que você quer ver, vai encontrar, e passará a acreditar nisso. è assim com o adrenocromo, é assim com a teoria de que a família real da Inglaterra são reptilianos e é assim com a história de que Paul McCartney de verdade já morreu e o que está aí é um impostor.

Caviezel também lançou outras teorias de conspiração infundadas.

Por exemplo, nesta entrevista ele defendeu  a teoria da conspiração anti-semita  que  acusa a família judia Rothschild  de comandar secretamente a economia mundial.

Neste  vídeo de junho de 2023, Caviezel afirmou que não apenas os bancos, mas também o Papa Francisco era secretamente controlado pelos Rothschilds. Ele também disse que em Hollywood não lhe ofereceram um emprego porque os estúdios são “controlados por bancos centrais”, referindo-se também à família Rothschild.

Somado a isso, nessa mesma entrevista, Caviezel garantiu que  Joe Biden não era realmente o presidente dos Estados Unidos , uma teoria da conspiração também promovida por seguidores do QAnon.

Adrenocromo é um componente de várias teorias de conspiração falsas, como QAnon e a teoria da conspiração chamada Pizzagate.

Não acredite em tudo. Como diz Bilu, Busque conhecimento. 

Tenha a mente aberta, mas não ao ponto do seu cérebro cair no chão.

 

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. O que reforçou muito essa história toda foi o caso Epstein.

    Lembrando que anos atrás, Epstein poderia ser um parágrafo todo desse seu texto, falando dos absurdos que eram incutidos para ele. Hoje parte significante do que antes era apenas uma teoria da conspiração já é de conhecimento público. Realmente o nome dele foi associado a abuso de menores e chantagem política, dentro da ilha dele, que realmente é bem esquisita.

    O suicídio dele, nas circunstâncias que foi, só piorou as coisas. Os guardas que curiosamente abandonaram o posto, a câmera que não filmou, tudo faz parecer suspeito um caso que morreu com mais dúvidas do que confirmações.
    Enfim, há muita viagem nessas teorias difundidas, mas entendo que talvez possa ter um pequeno fundo de verdade, como por exemplo, o assustador número de desaparecimentos de crianças e a ligação disso com o tráfico de orgãos.

  2. Onde há fumaça, as vezes há fogo…
    Adrenocromo, aparece no filme Medos e Delírios em Las Vegas – Fear and Loathing in Las Vegas 1998 – baseado no livro (1971) de Thompson S Hunter.
    Advogado, personagem de Benicio del Toro, recebe o pagamento de um cliente em Adrenocromo….
    Vale a pena conferir

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertisment

Últimos artigos