O mendigo prateado da Indonésia

“Topa tudo por dinheiro”

Ao ver o mendigo prateado na Indonésia você poderia se perguntar se não estaria diante de um quadro bizarro do antigo programa Pânico na Tv, afinal, o mendigo era um personagem fixo do elenco e havia também o Freddy Mercury prateado, que admito, me fez rir muito naquele tempo.

Eduardo Sterblitch interpreta o Fredduy Mercury Prateado contra Toninho, o homem que nunca ria

Manusia Silver, ou “Silver Men”, é um tipo especial de mendigo que se tornou comum nas ruas de várias cidades da Indonésia.

Os mendigos existem desde sempre, e a Indonésia não é exceção, mas o país do sudeste asiático viu recentemente o surgimento de um novo tipo de mendigo, os chamados “Homens prateados”.

 Inspirados nos artistas de rua que usavam tinta metálica para se transformar em estátuas vivas e impressionar os transeuntes com seus movimentos de boneca, os Silver Men ou Manusia Silver, como são chamados em indonésio, simplesmente adaptaram o visual desses performers ao seu própria habilidade – mendigar.

OS mendigos comuns perceberam que ao adotar o visual que os faz se destacar, eles conseguiam maior visibilidade, aumentando assim as chances de pessoas que lhes dessem algum dinheiro.

A maioria dos Silver Men simplesmente se pinta com o pigmento metálico, pega uma caixa de papelão e anda entre os carros em estradas movimentadas, esperando que alguém lhes ofereça trocados. Para muitos, é como um trabalho, que coloca comida na mesa.

Desde que os Homens de Prata começaram a aparecer em cruzamentos de ruas movimentadas em Jacarta e outras grandes cidades, cerca de um ano atrás, eles têm recebido muita atenção da imprensa e das redes sociais, o que levou muitos mendigos regulares a adotarem o brilhante estilo metálico. Virou moda.



Claro que se virou moda, uma hora ia saturar.  Como seu número tem aumentado muito recentemente, eles se tornaram um incômodo. De acordo com artigos recentes na imprensa indonésia, a polícia tem tentado reprimir os Manusia Silver, prendendo-os e multando-os para os desencorajar de importunar as pessoas por dinheiro.

OS homens prateados ficaram com má reputação quando um vídeo mostrando uma criança pintada de prata correndo atrás de carros e pedindo dinheiro começou a circular online. Não sei quem faria isso com uma criança, mas certamente não ajudou a melhorar a imagem da já polêmica “profissão”.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertismentspot_img

Últimos artigos