Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Migramos de servidor. Veja o que mudará

Devido à desvalorização cambial da moeda brasileira, os custos de manutenção do Mundo Gump ficaram muito altos, impedindo que ficássemos nos servidores do Siteground.
O Siteground estava querendo me cobrar nada menos que CINCO MIL REAIS para manter o Mundo Gump. Evidentemente, que se eu tivesse (coisa que não tenho) cinco mil reais para gastar, eu iria para Paris com a primeira dama e esse blog que se F*! Até porque ele não está superavitário faz um ano.

Diante desse problema iminente (o site sairia do ar dia 20) eu migrei o Mundo Gump para um outro servidor cloud. Ele estará no primeiro mês em modo de testes. O problema eterno do Mundo Gump que existe desde que eu criei continua: O fantasma do consumo de recursos que surge do nada e estoura qq equipamento. Eu já tentei de tudo, otimizadores, limpar plugins, instalação zerada, limpar DB… O que você puder imaginar para resolver, acredite, em 15 anos desse problema bizarro, eu já fiz, e mais de uma vez aliás. Só falta ir em centro espírita para ver se resolve.

Esse problema de explosão de consumo de recursos é independente do acesso. Isso eu já sei, pq já vi ele dar com ninguém acessando. Ou seja, é um bug.

Na tentativa de reduzir a carga, você já notou a essa altura que mudei tudo. O tema, plugins, tudão. Eu vou lentamente ligar os plugins para avalizar o impacto na carga do site. Por isso, no momento em que escrevo esse post, esse menu principal aí em cima está sem funcionar.
Falta muita coisa e há muito trabalho pela frente, mas a parte pior que é migrar esse elefante aqui já foi. Agora é ir no aperfeiçoamento do site.
Enquanto isso, se algo parecer quebrado ou estranho, é o esperado. É parte da mudança (com exceção das clássicas imagens desaparecidas que é um problema antigo)

Se você está pensando que talvez este seja um post de testes, parabéns pela perspicácia.

Informações sobre o Mundo Gump

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

4 ideias sobre “Informações sobre o Mundo Gump

  • 9 de fevereiro de 2021 em 13:38
    Permalink

    Parabenizar pelo esforço de não desistir de um sonho…e desejo muita força pra continuar mantendo ele real.
    Curto demais o Mundo Gump.

    Resposta
  • 9 de fevereiro de 2021 em 17:14
    Permalink

    Mano do céu 5 mil pra hospedar um site, absurdo.

    Resposta
  • 9 de fevereiro de 2021 em 19:32
    Permalink

    Caramba Philipe, estranho esse bug de consumo aí… Será que não é apenas o report dos indicadores que não estão sendo atualizados totalmente em tempo real, aí de uma hora pra outra são atualizados e mostra tudo que estava acumulado por um tempo, de forma retroativa?

    Abraços!

    Resposta
    • 9 de fevereiro de 2021 em 19:54
      Permalink

      Acho que não, pq há tempos atrás eu hospedei ele num servidor lá no Canadá que era voltado mais para games. Esse servidor me permitia ver a carga do site em tempo real, e tinha momento que ela disparava até derrubar o site por falta de recuso com erro 500. Se eu aumentava o recurso, ele consumia, se eu aumentava de novo ele tb consumia. Buscando solução, eu cheguei a encontrar um monte de gente com problemas parecidos no forum do WordPress. Tinha todo tipo de site, com casos mais comuns usando o woocommerce. Então esses caras achavam sempre que o problema era do Woo, mas eu desconfio que o problema fosse do CMS mesmo. O wp tem uns bugs esquisitos, ao ponto de depois de um tempo terem surgido hospedagens especializadas em WP que construíram ferramentas de diagnóstico justamente para achar esses gargalos, tipo o Kinsta.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.