Informações sobre o Mundo Gump

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Migramos de servidor. Veja o que mudará

Devido à desvalorização cambial da moeda brasileira, os custos de manutenção do Mundo Gump ficaram muito altos, impedindo que ficássemos nos servidores do Siteground.
O Siteground estava querendo me cobrar nada menos que CINCO MIL REAIS para manter o Mundo Gump. Evidentemente, que se eu tivesse (coisa que não tenho) cinco mil reais para gastar, eu iria para Paris com a primeira dama e esse blog que se F*! Até porque ele não está superavitário faz um ano.

Diante desse problema iminente (o site sairia do ar dia 20) eu migrei o Mundo Gump para um outro servidor cloud. Ele estará no primeiro mês em modo de testes. O problema eterno do Mundo Gump que existe desde que eu criei continua: O fantasma do consumo de recursos que surge do nada e estoura qq equipamento. Eu já tentei de tudo, otimizadores, limpar plugins, instalação zerada, limpar DB… O que você puder imaginar para resolver, acredite, em 15 anos desse problema bizarro, eu já fiz, e mais de uma vez aliás. Só falta ir em centro espírita para ver se resolve.

Esse problema de explosão de consumo de recursos é independente do acesso. Isso eu já sei, pq já vi ele dar com ninguém acessando. Ou seja, é um bug.

Na tentativa de reduzir a carga, você já notou a essa altura que mudei tudo. O tema, plugins, tudão. Eu vou lentamente ligar os plugins para avalizar o impacto na carga do site. Por isso, no momento em que escrevo esse post, esse menu principal aí em cima está sem funcionar.
Falta muita coisa e há muito trabalho pela frente, mas a parte pior que é migrar esse elefante aqui já foi. Agora é ir no aperfeiçoamento do site.
Enquanto isso, se algo parecer quebrado ou estranho, é o esperado. É parte da mudança (com exceção das clássicas imagens desaparecidas que é um problema antigo)

Se você está pensando que talvez este seja um post de testes, parabéns pela perspicácia.

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

4 respostas

  1. Caramba Philipe, estranho esse bug de consumo aí… Será que não é apenas o report dos indicadores que não estão sendo atualizados totalmente em tempo real, aí de uma hora pra outra são atualizados e mostra tudo que estava acumulado por um tempo, de forma retroativa?

    Abraços!

    1. Acho que não, pq há tempos atrás eu hospedei ele num servidor lá no Canadá que era voltado mais para games. Esse servidor me permitia ver a carga do site em tempo real, e tinha momento que ela disparava até derrubar o site por falta de recuso com erro 500. Se eu aumentava o recurso, ele consumia, se eu aumentava de novo ele tb consumia. Buscando solução, eu cheguei a encontrar um monte de gente com problemas parecidos no forum do WordPress. Tinha todo tipo de site, com casos mais comuns usando o woocommerce. Então esses caras achavam sempre que o problema era do Woo, mas eu desconfio que o problema fosse do CMS mesmo. O wp tem uns bugs esquisitos, ao ponto de depois de um tempo terem surgido hospedagens especializadas em WP que construíram ferramentas de diagnóstico justamente para achar esses gargalos, tipo o Kinsta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.