O maior telescópio do mundo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Night mode

O maior radiotelescópio do mundo é o de Arrecibo, que fica encravado numa depressão rodeado de pequenos montes em Porto Rico. Ali naquele lugar propício, foi montado o prato principal que tem 305 m de diâmetro.
Ele é mais ou menos parecido com uma antena parabólica. O tamanho descomunal do prato parabólico permite à antena a maior capacidade de captação de ondas eletromagnéticas no nosso planeta. Para a construção do pato parabólico, foram usados 38.778 placas de alumínio perfurado, que são presos por um numero absurdo de cabos de aço tracionados mecânicamente.
Lá no meio do prato, há uma estrutura presa por grossos cabos de aço que pendem de três enormes torres, sendo uma com 110m de altura e outras duas com 80m de altura. Cada uma fica em cima de um morro. E pendurado no ar, numa altura de 150 metros por grossos cabos de aço, está a estrutura que é a plataforma central de 900 toneladas. Ligado a ela, vemos o refletor esférico. É ele que se mexe, como se fosse um guindaste, mudando a posição da antena principal em relação ao prato, que é fixo. Assim, o telescópio capta emissões de rádio em sentidos diferentes.
A posição geográfica do telescópio em Porto Rico, e sua proximidade com o Equador Terrestre, permite uma visão de cone em 40 graus para o espaço, bem como a ampla visão de todos os planetas do sistema solar.
O radioteslecópio teve um papel importante para a astronomia mundial. Através dele foram descobertas coisas interessantes na área científica e militar

O telescópio também foi usado para o programa de SETI, de busca de vida extraterrestre. Em 1974, a mensagem de Arrecibo, uma tentativa de comunicação da Terra com nossos vizinhos de outros planetas, foi transmitida do telescópio de rádio para o conjunto globular M13, que está aproximadamente a 25.000 anos luz daqui. A mensagem foi emitida usando um padrão de bits de 1.679 de “1” e “0” o que permitiu gerar uma imagem bitmap de 73 pixel que incluiu números, figuras de palitinhos, fórmulas químicas, e uma imagem bem simples do próprio telescópio. Obviamente, não houve resposta a esta emissão até hoje.

Sem financiamento para sua manutenção, o telescópio será fechado antes de 2011. E sem financiamento imediato para as pesquisas, o telescópio parará em 1 de outubro de 2008.

É de se estranhar que o governo dos EUA gaste mais de um milhão de dólares para cada bomba de navegação por GPS lançada inutilmente em Bagdá e não tenha um puto sequer para o financiamento deste importante equipamento que ajuda a ciência humana a descobrir mais sobre para onde vamos e de onde viemos.

Fonte: Fagonazos

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

8 respostas

  1. a parte de baixo do telescopio na mensagem parece o símbolo do Gmail…

    hehheheh

    A Google está por trás disso?
    seria o primeiro caso de marketing intergaláctico?

  2. lamentável que esta ferramenta possa parar de funcionar e ficar abandonada por culpa do descaso!
    é óbvio que ainda tem muito a contribuir para a humanidade…
    quanto ao filme do 007, é verdade, sim! mais uma bobagem como foi tb a filamgem no bondinho do Rio!
    parabéns pelos textos!
    abraço

  3. Olá,

    É realmente uma grande pena que Arrecido será fechado. Os EUA deviam se preocupar mais com os estudos da Ciência, para mais conhecimento da mãe Terra do que realmente gastar um milhão numa bomba GPS para rastrear Bagdá.
    Lamentável.
    Grande reportagem. Parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

LUMINÁRIA UFO 

compre a sua em www.obscura.art.br

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.