terça-feira, janeiro 14, 2025

O maior “cagão” do mundo

Olha, eu sei que prece muito bizarro. Tão bizarro que chega a ser difícil de acreditar, mas é verdade. Na Espanha, há uma tradição que surgiu por volta de 1700 de celebrar uma figura folclórica do tipo papai noel no natal, mas ao contrario do bom velhinho barrigudo que se veste de vermelho e dá presentes, o personagem chama-se “El caganer”, que eu traduzi como “o cagão”. Basicamente, é um cara ou menino, soltando um “barro”.

3110091057 b1629fda72 z | Curiosidades | bizarrice, bizarro, curioso, escultura, estátua, incrível, maluco, presépio
O "cagão" é um item usado em decoração de presépios na Espanha

O cagão é uma figura que aparece em muitos presépios na região da Catalunha. Originalmente, o cagão aparece no cantinho, perto de um regato ou uma moita.
Eu não sei que tipo de doido achou que seria maneiro fazer esculturas de alguém defecando para compor um presépio, mas a coisa pegou e o maior cagão do mundo foi usado como decoração de natal na praça central do Maremagnum Shopping Center, em Barcelona, no ano passado. Olha só:

838827largest caganer | Curiosidades | bizarrice, bizarro, curioso, escultura, estátua, incrível, maluco, presépio

Ao que parece, não há uma definição precisa do conceito de el caganer. Alguns sustentam que é apenas piada, outros dizem que pode ser uma referência a ideia de que ele está fertilizando a terra, o que seria de uma certa forma, um conceito que simboliza o trabalho para melhorar o mundo. No meu ponto de vista El caganer traz por tabela uma irremediável lembrança da qualidade da política brasileira.

largest caganer2 | Curiosidades | bizarrice, bizarro, curioso, escultura, estátua, incrível, maluco, presépiofonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos similares

Comentários

  1. Pois é…. foge um tanto desse espírito cristão e bondoso dos enfeites de Natal. Mas nem todos são cristãos hoje em dia. Só me adimira isso estar na Espanha, considerando o forte catolicismo de lá….

  2. Philipe eu e meu marido acompanhamos seu blog faz 1 ano mais ou menos e cara você é um artista.Só não comprei o zumbi por falta de grana ,daqui uns tempos volta a fazer de novo viu que aí a gente compra.Que seu curta dê certo e tem tudo pra dar.

  3. na Espanha a brincadeira é achar o “cagãozinho” no meio de presépios enormes…tipo um Wally meio nojento…as crianças ficam loucas procurando o boneco cagão e geralmente quem acha primeiro ganha uma prenda…mas realmente, ninguem sabe dizer ao certo da onde começou essa historia! rsrsrs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Paranormalidade: Ex-Medium da CIA encontra corpo de criança com visão remota

Casos intrigantes ou meras coincidências? Esses relatos mostram que ainda não conhecemos os limites da percepção humana

Estuprada pelo poltergeist: O caso paranormal de Doris Bither

As manifestações sobrenaturais perseguiriam implacavelmente aquela família desajustada e os cientistas não podiam fazer nada para impedir