Aussie é um peixinho dourado que de uma hora para outra passou a nadar de ponta-cabeça. E já está assim, vivendo confortavelmente de cabeça para baixo há 4 anos!
Ele vive num aquário num pub bar e por seu jeito bizarro de nadar, o peixinho virou atração. O dono do estabelecimento lembra que comprou Aussie numa loja de animais e na época, ele nadava normalmente. Só que passados alguns dias no novo aquário, o peixe passou a nadar invertido. Especialistas conferiram a saúde do animal e ele parecia estar em boas condições, não aparentando estresse, fungo, doença ou coisa do tipo.
Um especialitsa em peixes parece ter matado a charada. Esta condição é causada por uma deficiência na bexiga natatória, uma espécie de “labirinto” que existe no interior do peixe. A bexiga natatória, ou bexiga de gás, é um órgão que auxilia os peixes a manterem-se a determinada profundidade através do controle da sua densidade relativamente à da água. É um saco de paredes flexíveis, e pode expandir-se ou contrair de acordo com a pressão; tem muito poucos vasos sanguíneos, mas as paredes estão forradas com cristais de guanina, que a tornam impermeável aos gases. Localizada na região dorsal, essa bexiga é constituída por uma espécie de bolsa cheia de gases, que permite aos peixes mudar de nível dentro da água ou manter-se em equilíbrio.Na verdade funciona como uma pequena bóia.
Problemas com a bexiga natatória ocorrem associados a um quadro de infecção ou condição hereditária. Como Aussie não apresenta outros sintomas de infecção, é possível que ele tenha herdado o problema de seus pais.
Jeremy Smale, um especialista tropical em peixes, diz que Aussie embora sofra do problema genético que diz pra ele que o eixo Z está invertido parece gozar de excelentes condições de saúde.
vai no niteroi shopping que voce vai ver varios assim
a explicação lá é que ao comer muito o peixe, desloca o centro de equilibrio dele, e dai ele vira
explicações à parte, deve ser hilário… ^^
É peixe que costuma fazer muito 69… :gasp:
Legal isso ….se a gente mudar a posição para ver tudo de outro jeito, o mundo continuaria igual? Será que evoluiríamos plantando bananeira? :ohhyeahh: ?
Eu tenho um peixe da mesma espécie, muito parecido com o da foto, que também está nadando de ponta cabeça. Também não vejo sintomas de doenças. Há outros no mesmo aquário, nadando normalmente. Parece que o meu não está tão feliz. Percebo que ele tem dificuldades para algumas manobras e é mais lento que os demais.
Ele deve ser mais lento porque deve ter que fazer o processamento mental invertendo todas as coordenadas.