Mulher branca ganha título de Miss Zimbábue e gera controvérsia racial

Tá dando confusão aquele negócio da Miss Zimbábue.

Brooke Bruk-Jackson, com 21 anos, conquistou o título de Miss Universo Zimbábue, assegurando assim sua participação na próxima edição do concurso Miss Universo em representação da nação africana.

Este concurso de beleza, realizado pela primeira vez em 22 anos na semana passada, gerou considerável controvérsia sobre questões raciais no Zimbábue. Muitas vozes afirmaram que a vencedora não reflete com precisão a diversidade da população do país. Brooke Bruk-Jackson, nascida e criada em Harare, a capital do Zimbábue, também é de ascendência branca, o que levou a uma série de debates acalorados nas redes sociais. Críticos argumentaram que sua coroação como Miss Universo Zimbábue está envolta em controvérsias de preconceito racial e que ela conquistou o título unicamente devido à sua etnia.

Algumas pessoas ficaram totalmente estressadas com o resultado do misso Zimbábue. 

Branca não pode?

“Todas aquelas lindas mulheres melanizadas, e você me dizendo que a mulher europeia ganhou um concurso para negros?” escreveu um Twitter indignado.

“Não estou apoiando isso de forma alguma e não estou aqui para discutir com [ninguém]. Os negros deveriam aprender a amar e respeitar a si mesmos e parar de enviar uma garota branca para representar o Zimbábue”, escreveu outra pessoa no Instagram.

Miss Universo Zimbábue é o evento preliminar nacional por meio do qual a representante do país no concurso Miss Universo é selecionada. Os concorrentes representam as 10 províncias da nação do Zimbabué e incluem cidadãos do Zimbabué que vivem na diáspora.

Brooke é na verdade a segunda mulher branca a ganhar um concurso de beleza nacional africano este ano, depois da Miss África do Sul, mas a sua vitória é considerada mais controversa devido ao cenário racial profundamente dividido do Zimbabué, decorrente da sua história de reforma agrária e do subsequente êxodo de brancos.
Algumas pessoas acharam estranho que, como a única mulher branca entre as 25 concorrentes, Brooke Bruk-Jackson tenha sido eleita a vencedora.

Após a sua vitória, ela escreveu no Instagram:

“Ganhei esta coroa para o nosso lindo país, para amar e servir o nosso povo, para representar o Zimbabué internacionalmente e para mostrar ao mundo a singularidade do Zimbabué e dos zimbabuenses”.

Ela espera ser um exemplo de graça e inspiração para os jovens, provando “que juntos somos fortes e tudo na vida é possível”.

Mas Bruk-Jackson não recebeu muita graça por parte dos nativos indignados que acreditam que uma mulher negra deveria ter sido coroada. O país possui uma população de mais de 14 milhões, com os não-negros representando cerca de 2%.

A desaprovação da vitória da modelo a levou a desativar os comentários em sua postagem de vitória. No entanto, os comentários permanecem ativos em outras partes do seu Instagram, como a foto dela vestida com uma fantasia de artistas do Zimbábue. Foi aí que os críticos expressaram plenamente o seu desdém pelo vencedor do concurso.

Em sua legenda, ela escreveu:

“A cor da nossa pele não deve definir uma pessoa ou com quem cada pessoa escolhe se associar. Juntos, estamos alinhados, um tipo lindo feito por Deus.”

Os comentários refletem que seus sentimentos não foram compartilhados por muitos.

“É muito decepcionante ver estes colonizadores representando um país africano”, escreveu uma pessoa. “Meus ancestrais rolando nos túmulos!!!!” escreveu um segundo usuário. E um terceiro comentou: “Isso é triste e nojento, vocês literalmente têm que ser a cara de tudo?”

Espera-se que mais de 90 países estejam representados quando o concurso Miss Universo for transmitido pela televisão de El Salvador neste outono. Os anfitriões da competição deste ano ainda não foram anunciados. No passado, o artista Steve Harvey apresentou o evento.

E você? Acha certo ou errado uma mulher de pele branca ganhar como Miss num país de predominância de pele negra?

Eu pessoalmente acho concursos de Miss a coisa mais idiota do mundo. Sou muito mais a eleição da melhor cabra.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertisment

Últimos artigos