Meus 10 robôs preferidos no cinema

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Acabei de fazer este post sobre o festival de robôs no Japão e me deu uma grande vontade de eleger os meus dez robôs preferidos do cinema. Onze em cada dez filmes de ficção científica tem robôs e a julgar pela velocidade espantosa em que os processadores evoluem, não vou me espantar de ver essas máquinas a serviço do Homem ou pior, dominando o mundo, como tantos filmes profetizaram.
Seja como for, o cinema foi prolífico em oferecer visões de mundo espetaculares envolvendo robôs. Seja nas fantasias mais delirantes dos roteiristas, seja em propostas que buscam o realismo. Raramente os robôs do cinema escapam do padrão antropomórfico (similar em estrutura e aparência ao ser humano) que os consagrou. Como existem muito, muitos robôs mesmo, esta não é uma lista de todos que existem, mas dos que eu mais gostei.

1- ED 209

É impossível começar uma lista de robôs prediletos sem ser pelo maldoso robô do filme Robocop. Lembro bem que quando fui ver o robocop pela primeira vez, estava achando o máximo o policial Murphy, mas tão logo o robô Ed-209 da OCP foi apresentado, (maravilhosamente animado em stop motion pelo mestre Phil Tippet) deu bug. Hahaha, a parada deu bug. Muito maneiro. Acho que foi a primeira vez que uma maquina do tipo foi exibida dando um horripilante bug no cinema, transformando o senhor Kenny em carne moída na frente de seus colegas. Destaque para o rugido de leão que dá realmente cagaço. E a voz sinistra do robô. Meu arrependimento foi o Ed 209 ter levado porrada do Robocop.

2- R2D2

R2d2 é um dos robôs mais amados de todos os tempos. Curioso justamente pelo fato dele não ser antropomórfico e ser de Star Wars, uma trilogia iniciada na década de 70, quando robôs não antropomórficos poderiam ser considerados uma grande ousadia. Além disso, ele não fala. Só assovia. Mas é impressionante como com toda esta limitação R2d2 tornou-se um ícone para muitas crianças e jovens. É quase impossível falar do R2D2 sem falar no seu companheiro “escada” C3P0. Ele é totalmente antropomórfico e com um design que me parece uma clara referência ao robô de Metropolis, do Fritz Lang, um dos primeiros superprojetos de ficção científica do cinema. Ao contrario de seu companheiro, C3PO é um robô que fala. Na verdade, fala demais. Além de ser pedante, medroso e puxa-saco.

3-Teddy – AI

Inteligência Artificial é um filme praticamente repleto de robôs. A história é a de um robô, mas na minha opinião, o personagem que roubou a cena no filme é Teddy Bear. Um ursinho robótico, excepcionalmente bem animado. Eu sempre vejo este filme quando passa só pra ver o Teddy. Aliás, acho a voz dele na versão dublada bem mais legal. Mais sóbria. De adulto. É um contraste interessante.

4-T800 – O exterminador

Lembro claramente da minha sensação de terror quando vi o Exterminador do Futuro no cinema. Eu não fazia idéia que aquele filme iria virar uma franquia multimilionária. Naquele tempo era apenas um filme que me parecia der se psicopata, mas me surpreendeu totalmente tão logo eu saquei que o cara era um robô. T800 era legal porque era um robô caveira, e mau como o pica-pau. Além de ser imortal quase ao nível do Jason.

5-Ash – O cientista de Aliens


Um dos robôs mais assustadores que eu vi no cinema foi Ash. Interpretado por Ian Holm (o Bilbo) Ash sempre me pareceu humano até que os humanos da Nostromo começaram a tomar decisões que iam contra suas diretrizes e ele simplesmente surtou. A cena é bastante interessante. Sobre tudo quando o cara arranca a cabeça dele. A cena em que descobrimos que o cientista é um robô infiltrado na tripulação e está descontrolado surpreendeu a todos. O aspecto mais interessante que eu vi neste robô é que ele parece ser orgânico. Não há leds, nem placas de circuito, muito menos pistões cromados. Só uma série de babas brancas, e coisas fluidas parecendo leite escorrendo dele. E pensar que o cara concebeu isso em 1979…É uma tecnologia de um futuro distante, sem dúvida. Como sempre, Ridley Scott humilhando com seus filmes sensacionais.

6- T1000 -O exterminador de exterminadores

O T1000 surge em oposição ao T800 em Exterminador do Futuro 2. Trata-se de um robô muito mais avançado. Não há fios, placas, memórias nem leds. Não há nada que faça ele parecer um robô. Aliás, ele está mais para uma espécie de demônio do que robô. Implacável, o sujeito derrete, assume a forma que quiser, copia com perfeição qualquer humano e ainda consegue projetar seu corpo em formas orgânicas impressionantes. Criar este robô foi uma revolução no campo dos efeitos especiais. James Cameron mais uma vez se superou.

7-DATA – Star Trek
Data é um robô quase humano. Ele parece uma pessoa, porém tem uma pele que reflete a luz de forma estranha, meio perolizado e seus olhos são amarelos. Dotado de um incrível banco de dados, poucos robôs do cinema tiveram tanta projeção quanto ele.


8-Sentinelas – Matrix


Os robôs do filme matrix dão medo. São uma mistura de insetos, com polvos, lulas e aranhas. E ainda voam.

9-Sonny – Eu, robô

Os robôs do filme Eu, Robô são muito interessantes, pois parecem bastante plausíveis, com pele de silicone translúcido e tudo.

10-O homem bicentenário


Este filme é muito legal. Mostra a história de um robô do dia que é comprado até o fim dos seus dias. Com o tempo, a evolução tecnologica permite que ele gradualmente vá se sentindo mais humano.

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

34 respostas

  1. Escolha interessante, exceto pelo número 8 “Sentinelas” de Matrix, se tivessem colocado baratas mutantes ou abelhas robôs daria no mesmo, esses robôs não eram realmente significativos na história do filme, assim eu os trocaria pelo Jonny Número 5 de “Um robô em curto-circuito”, este sim foi marcante na minha infância e na Sessão da Tarde, além de ser o personagem principal do filme.

  2. Nos filmes estão apelando agora para o “robõ vestível que é uma arma de guerra”, tipo uma empilhadeira com braços e pernas carregando uma supermetralhadora.
    Esse bicho copiado dos games de Playstation (Future-Cop, joguei muito, um dos melhores) já apareceu em Distrito 9 e no Avatar.
    Assistindo o Avatar, onde o cara controla um tipo de robô biológico, imaginei que poderia se fazer a mesma coisa com robôs eletromecãnicos, ou seja, um substituto para tudo.
    Mas os americanos, sempre na frente, claro que já até fizeram até um filme sobre isso, com o Bruce Willis: chama-se Surrogate (substituto). Embora o roteiro é meio simples, mas vale a pena ver.

  3. Philipe,

    Faltaram:

    – O robô “The Robot” de perdidos no espaço – Perigo, perigo, perigo…
    – O robô “Gort” de “o dia em que a terra parou”, o primeiro filme;
    – Ultraman/Ultraseven ?
    – Robô Gigante (o desenho);

  4. Epa, ainda faltaram:

    – Maria, de Metropolis,
    – O Homem de Lata, Mágico de Oz;
    – O robô menino “Twiki” de “Buck Rogers”;
    – Edward Mãos-de-tesoura;
    – Astro Boy (desenho);
    – Não pode faltar o robô cínico Bender, de Futurama.

  5. Pra mim a lista ficou bem bacana.
    Eu estava prestes a ficar bolado com o fato de você ter esquecido o Homem Bicentenário quando estava chegando ao número 8 da lista. O 10 foi realmente um alívio.
    Putz cara você também ficou com raiva do robocop quando ele começou a descacetar o ed-209?! auiheoiuae primeira pessoa que eu conheço que compartilha dessa tristeza comigo.
    abraço!

  6. Concordo com o Cassio and roberto valle.
    Mas o post diz:””minha lista…”
    Mas com sempre vc acerta de novo!!
    Parabens!
    p.s.: estou tentando convencer a “dona onça ” a comprar uma maquina como a sua ” q macro maravilhoso.”

    1. cara comprando a camera no mercado livre, tem por 1999. Mas comprando pela B&H, ela sai por quase 400 dolares. Mesmo pagando o imposto, acho que é mais jogo. Dá uma olhada lá.
      O melhor ainda é se vc conhecer alguém que esteja vindo dos EUa pro Brasil, como foi meu caso. Ela me saiu mais barato que uma câmera comum aqui.

  7. Cara, muito boa a sua lista. E claro são os SEUS 10 preferidos hehehehe, mas eu adicionaria à lista:
    1. Gort – O Dia em que Terra Parou. O original, não o ridículo com o Keanu Reeves.
    2. Rosie – A robô doméstica dos Jetsons. Aqui devo abrir um parêntese para comentar que este desenho mostrava nos idos de 1960 como seriam os anos futuros, de acordo com aquilo que vigorava em termos de família e cultura americana naquela década (anos 60) projetado 100 anos a frente. E que, de certa forma mexeu e muito com o imaginário de muita gente.
    3. V´Ger – A Fantástica entidade robótica que aparece em Jornada nas Estrelas, o Filme e depois torna-se personagem recorrente nas séries subsequentes. V´Ger, que busca encontrar seu criador e pôs a Terra sob ameaça de destruição, nada mais era que… melhor aguçar a curiosidade de alguns ;]

    Abraços e parabéns pelo ótimo post

    1. Cara eu ando meio sem tempo para ver as papagaiadas do Doclottalove. Depois de tanto mico que ele pagou, nâo consigo mais ver graça nas marmotas dele. Eu até achava cômico quando ele era apenas um cara vivendo uma ilusão e lutando para que ela fosse real. MAs agora ele SABE que é 3d, sabe que não existe alien nem conspiração alguma e continua a enganar e ludibriar o bando de inocente que visita o canal dele. Aí já ultrapassou o limite da ignorância e entrou no mau-caratismo.

  8. Muito 10 esse tópico Philipe, pra mim o T-1000 foi o melhor.. um robô de metal Líquido… foi uma das sacadas mais bacanas do cinema!

    Já aproveitando que é começo de ano, e que normalmente você faz uma figura em massa, queria te mostrar o sketch que fiz do Leonar – O Caçador e a Kuran, acho que ia ficar uma figura Duca.., acho que é uma dos seus melhores contos…
    O endereço que hospedei é esse:
    http://farm5.static.flickr.com/4043/4250197137_524a4fbee4_b.jpg

    Dá uma confirida… Obs. Acho que a história do caçador merece uma continuação

    1. O proximo boneco será o Leonard mesmo. Eu só estou esperando o Leo da MSFX me mandar op material, mas ele teve problemas e saúde e isso atrasou o boneco. Acho que vc vai curtir a peça. Assim que eu puder, vou continar a história do Caçador.

  9. PÔ PHILL!!

    os robôs do Matrix sao os mais irados amedrontosos e assustadores e vc nao pos video deles !!!
    tentando detonar a Nabucodonozor por ex !!!!
    no terceiro video eu ja tava pensando no robo da Matrix qdo chegou nele nao tinha video!!!
    uma pena..mas otimo post …. mto bem bolado

  10. Fazer uma lista sobre robôs famosos do cinema e não incluir o maravilhoso maschinenmensch de Metropolis (1927) só pode ser sinal de duas coisas, isoladas ou juntas: falta de conhecimento e/ou falta de gosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.