Mais uns bichos do jardim

Hoje na hora do almoço, estava um calor dos infernos e resolvi ver se achava algum inseto no jardim. Acabou que eu dei sorte. A ideia de ir pro jardim na hora do almoço, quando o sol tá mais quente funcionou. Devia estar uns 42 graus ali no sol. Então, fui direto para a parte de sombra no jardim. Minha ideia é que os insetos tenham a brilhante ideia de se esconder do sol à pino, e isso em teoria forçaria uma migração deles para uma área mais restrita, onde eu teria uma “fartura” de opções para macro.
Eu já estava ali a mais ou menos uns dois minutos quando surgiu um bicho que eu não tinha visto antes. Quando ele passou, achei que era uma abelha, mas era muito rápido e eu ja estou acostumado com as abelhas europeias que vagam por aqui. Então o bichinho posou numa folha e eu pude dar uma olhada com calma. Era mosca. Uma mosca rara (pelo menos aqui)! Trata-se da Belvosia SP. Ela é preta com a cabeça branca e dois olhões vermelhos. Sem dúvida ali estava um inseto de grande beleza.



Belvosia SP estava bem calma, e me deixou fazer um montão de fotos dela. Usei uma montagem inedita até hoje, que é uma lente tele 70-300, com o uso de dois tubos extensores. Isso me permitiu um bom grau de detalhes, mas sem assustar ela.

A característica da Belvosia SP é que ela tem essas faixas na bunda, que a fazem parecer uma abelha. Mas não é abelha. Ela é um moscão enorme, do tamanho de uma moeda de um real!

Depois de fotografar a Belvosia SP eu resolvi ver até onde ela teria coragem de me encarar. Troquei a lente tele pela 18-55 invertida e fui chegando perto…



 

 

…Cada vez mais perto. E a mosca lá. De boa. Minha meta agora era registrar os micro olhos compostos dessa mosca. Eu notei que os olhos compostos ela são menores que os da mosca doméstica. E isso me indica que ela enxerga Super bem, provavelmente com “mais resolução”.

A Belvosia SP é parente da Belvosia Borealis, que é uma mosca igual, mas com o olho verde. A Borealis é nativa dos EUA e Mexico.

A Belvosia Sp coloca sues ovos em folhas. Elas são malandras e esperam que as lagartas comam a folha, ingerindo seus ovos. Uma vez dentro da lagarta, os ovos eclodem e as larvas da mosca comem a lagarta por dentro!!! Estilo chestbuster do Aliens!

Outro bicho curioso que eu fotografei hoje no jardim é esta mosca linda, que parece até uma jóia. Trata-se do Condylostylus sp, que tem três milimetros apenas.

Me amarrei no design desta mosquinha. Ela parecia calma, mas se tornou temperamental de uma hora para outra, saindo pulando de folha em folha, ficando meio segundo em cada uma. EU ainda planejava ficar um tempo no mato pra ver se pintava mais algum bichinho novo, mas a fome me obrigou a subir.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. Parabéns cara, nossa, fiquei um tempão aqui namorando suas fotos..só por curiosidade, vc usou que câmera para fotografar? Aproveitando esta pergunta, farei uma outra…poxa, vc ta me matando de curiosidade sobre o filme…tem como jogar no youtube ao menos um trailer? Abração!!!!

  2. salve jovem, como sempre fotos muito legais, a mosca joia é muito joia mesmo…

    curiosidade… a que distância da lente estava a mosca da cabeça branca pra você fotografar o detalhe reticulado o olho?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertisment

Últimos artigos