quarta-feira, janeiro 22, 2025

Jóias feitas por insetos

Tem gente se que pela de nojo de barata, formiga, larvas, qualquer merda que tenha um cefalotórax e seis perninhas cabeludinhas causa-lhe puro asco. Essas pessoas, por mais que gostem da ideia de ouro e rubis, certamente não deverão apreciar este curioso invento abaixo:

duprat3 | Animais | animais, curioso, destaque, incrível, insetos

Caddisfly Larva 2 | Animais | animais, curioso, destaque, incrível, insetos

caddisfly jewelry 3 | Animais | animais, curioso, destaque, incrível, insetos

18309 553606021327080 2047641772 n | Animais | animais, curioso, destaque, incrível, insetos

Trata-se de jóias criadas por insetos. Acredite ou não, existem insetos que podem sim bancar os joalheiros.  Esse bicho com cara de monstro de filme de terror é conhecida como “larva da mosca-dágua”.

Trichoptera (do grego tricho = pêlo; ptera = asas) é uma ordem de insetos constituída por cerca de 7.000 espécies conhecidas como moscas-de-água.

O animal em sua fase larval cria uma carapaça de detritos. Ele vai pegando elementos que encontra na terra, como pedaços de casca de árvore, folhas mortas, gravetos, musgos e unindo isso tudo com fios de seda, cria um tipo de concha ou casinha, que o protege dos predadores.

Foi vendo esses estranhos animais que o artista francês Hubert Duprat teve a ideia genial de pegar alguns desses bichos e colocar numa caixa contendo pedacinhos de flocos de ouro, rubis, diamantes opalas, turquesas e outras pedras preciosas. O resultado foram carapaças criadas pelos animais, com curioso bom gosto estético. Acho que após os insetos se tornarem adultos, quando abandonarem suas luxuosas casinhas ele deve vendê-las em joalherias.

fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

  1. Resta saber se o joalheiro vai repassá-las assim ou vai colocar algumas alterações, como clipes ou fechos, para pendurar e prender!
    Mas a mulherada vai adorar, pode crer. Falô que é joia, ouro, pedras preciosas…!
    Afinal, pra quem compra até quadro em “branco”…?

    • nesse mundo tem gente que toma até “café de côcô” … usar jóias de inseto desse tipo (caso se consiga preencher o interior e “colar as partes” evitando a fragilidade) é ntranquilo, tem gente que usaria até (o que pensei ao ler o titulo) bichos banhados a ouro …

      uma barata dourada de presente nhein ? XD

      mas, voltando ali naquelas fotos, se ele conseguir driblar a fragilidade, ou encher de ouro ou outro metal que não destrua/derreta o restante, ou ainda usar pra observação apenas, como modelo, ele pode aproveitar os padrões criados para refazer em tamanho maior as jóias …

  2. Se observar a última foto deste post, veremos um casulo de ouro em que o inseto uniu todas as pedras azuis juntas numa espécie de “anel” ao redor do casulo de ouro, de maneira bem ordenada…

    Ficou bonito e até muito interessante para um animal que junta os detritos de maneira aleatória. Deve ser o Renoir das larvas de mosca! ahahahahaah

  3. O legal é que essas carapaças de ouro foram feitas com ajuda do artista (realmente são lindas, salvo meu gosto exótico. c.c), mas aqui em casa vejo com frequência um casulo metálico que reluz como alumino derretido, e é cheio de pontinhos brilhantes azuis. Parece uma dessas joias.

    A natureza cria uns bichinhos com técnicas estéticas invejáveis, mesmo. v.v

  4. Véi, eu tenho nojo de barata, mas essas coisinhas fazem as jóias mais incríveis que já vi em toda a minha vida.
    Queria uma…(não a barata, a jóia)
    Sabe, sou mulher e também não entendo o porquê de elas terem tanto medinho de barata.
    Como diz o meu pai: ” A última e única que tentou e conseguiu entender uma delas acabou parando no manicômio”.
    Ele só não me disse quem foi…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Darwin Awards: Xamã alega que seus poderes o protegem de ser comido por crocodilos....

Foi dar uma de poderosão e levou ferro. O video é chocante e revela o quanto crendices podem ser prejudiciais à saúde humana.

Mariposa imperial

Eu tinha ido comprar umas frutas para o Davi quando me deparei com uma coisa estranha numa pilastra. Eu vi de longe, já que era bem difícil de não notar aquilo. A princípio, eu...

Estuprada pelo poltergeist: O caso paranormal de Doris Bither

As manifestações sobrenaturais perseguiriam implacavelmente aquela família desajustada e os cientistas não podiam fazer nada para impedir