Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Nossa foto gump de hoje mostra mais um lugar impressionante: Uma cidade Azul.
Você talvez se lembre do meu post sobre a cidade azul na Índia, mas esta outra cidade azul fica na Espanha.

Até a primavera de 2011, Júzcar era como muitos outros vilarejos espalhados pelo sul da Espanha. Um pueblo simples. Diversas aldeias deste tipo, com casas encantadoras dignas de postal, estão espalhadas pela região da Andaluzia.

Isso mudou quando a Sony España teve a ideia de pintar todos os prédios de azul; incluindo a igreja. Isso foi feito para comemorar o lançamento de um novo filme dos Smurfs. A comédia de animação live-action é baseada nos quadrinhos belgas. (certamente executivos de marketing da Sony tentaram na Bélgica e ouviram um “Não” nas sete línguas dos belgas)

Os Smurfs e seu vilão Gargamel dispensam apresentações. Tenho um post sobre eles bem legal aqui no mundo gump

Para transformar esse “pueblo blanco” em um tom de azul parecido com o dos Smurfs, foram gastos 4.000 litros de tinta azul. Com certeza foi um golpe promocional nível Gump.

O plano original era remover a tinta assim que terminasse a promoção do filme. Mas não foi assim que funcionou. Em vez disso, os residentes organizaram um referendo no salão da prefeitura afim de determinar se a aldeia deveria permanecer pintada de azul ou voltar ao seu branco tradicional. Eles votaram para mantê-la azul.

A principal razão para a decisão foi que Júzcar teve um impulso considerável no turismo, durante o períodoazul. Aumentou de 9.000 anualmente para 95.000 visitas em apenas seis meses. TUdo porque ela era azul e ficava bem nas fotos.

O azul trouxe consigo um efeito indireto significativo, com uma série de novos negócios, incluindo pensões, abrindo no pequeno vilarejo, que outrora era mais parado que patinete de saci.

No entanto, a transformação não foi isenta de controvérsias. Os proprietários da marca registrada Smurfs exigiam que os moradores pagassem a eles 12% de qualquer renda relacionada aos Smurfs no pueblo. Para contornar isso, a vila agora é conhecida como “a vila azul” em vez de “a vila Smurf” (ou Pueblo Pitufo, em espanhol). Mas, isso não significa que não haja sinais da razão original desta aldeia ter ficado azul.

Obras de arte relacionadas com Smurfs ainda adornam alguns dos edifícios. Os visitantes ainda encontram um Smurf de plástico de mais de dois metros na aldeia, o que é uma excelente oportunidade para tirar uma foto.

 

 

Somando-se à comercialização, além da sensação surreal da vila, uma tirolesa também opera do topo da colina até o estacionamento abaixo.

Mas, além disso, Júzcar guarda todo o charme que você esperaria de uma minúscula vila andaluza. Com uma população de apenas 250 pessoas, é o lugar perfeito para sentir o gostinho da “verdadeira Espanha” . Então, explore suas ruas estreitas e sinuosas, embora tendo como pano de fundo um tom decididamente inesperado.

 

Trilhas para caminhadas na área circundante são abundantes. Passeios culinários também são populares. O visitante que chega no outono também encontra o entorno repleto de diferentes espécies de cogumelos.

Júzcar está localizada a aproximadamente 70 milhas da cidade de Málaga , e a apenas 15 milhas de Ronda, o que a torna acessível para quem não deseja pernoitar.

 

Quer você faça uma excursão de um dia a Júzcar ou fique por mais tempo, uma coisa é certa: o peculiar toque de azul no verde exuberante das colinas da Andaluzia é um lugar que ficará na memória por muito tempo. Isso graças aos Smurfs!

Foto gump do dia: A cidade azul

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Alerta: Conteúdo protegido !!