Pouca gente sabe que o Adolf Hitler mandou fazer um puta dum Resort pra ele poder relaxar na praia. Vc sabia disso? Nem eu. Descobri isso tem uns anos atrás quando pesquisava por lugares abandonados na internet.
Um resort para Hitler
Como tudo que era projetado pelo Terceiro Reich era megalomaníaco, você pode esperar uma porra esclafobética desse resort. Hitler ordenou que os arquitetos alemães criassem o maior e mais embasbacante resort de praia da época, um monstrengo à beira mar capaz de receber (serio isso, meu) VINTE MIL pessoas simultaneamente! Foi assim que surgiu o Prora, desenhado pelo arquiteto Clemens Klotz.
Para tal capacidade de ocupação, o prédio principal tem só QUATRO QUILÔMETROS de extensão!
A construção desse tal projeto vinha a reboque da ideia de volksgemeinsshaft, a “comunidade do povo”, surgida após a depressão da Primeira Guerra, onde não apenas ao trabalho o povo deveria se dedicar, mas ao lazer também. O resort, chamado Prora, foi um projeto ordenado por Hitler em 1939, localizado na costa da ilha Rugen, seria o maior empreendimento turístico do mundo.
Olha o colosso do projeto do resort nazista:
O vasto complexo, projetado para acomodar 20.000 visitantes, era parte do programa de “a força pela alegria” dos nazistas ( “Kraft durch Freude”, KdF).
Então, a toque de caixa, o gigantesco empreendimento de turismo foi erguido em apenas três anos! Infelizmente, com o avanço da guerra e a gradual redução de investimentos, os Os DEZ MIL quartos nunca viram um único hóspede sequer. Prora se tornou um gigantesco mausoléu abandonado, nunca terminado à beira mar.
Perfeito para aquele filme de terror:
Os corredores do resort são infinitos. Quartos e mais quartos vazios, todos virados pra o mar, habitados apenas pelo silêncio, que se rompe a cada pedaço de reboco que se solta do teto, ou madeira da janela derrubada pelo incansável vento que sopra do mar Báltico. Os edifícios se estendem ao longo de um comprimento de 4,5 km e são stuados a cerca de 150 metros da praia. A costa oferece uma longa praia de areia plana, que se estende de Binz até o porto Ferry. Durante os poucos anos que Prora estava em construção, todas as grandes empresas de construção do Reich e cerca de 9.000 trabalhadores foram envolvidos neste projeto. Com o início da II Guerra Mundial, em 1939, os trabalhos no Prora pararam e os trabalhadores da construção foram transferidos para as fábricas de armas. Durante a campanha de bombardeio aliado, muitas pessoas de Hamburgo refugiaram-se nos blocos do hotel.
Já em 1945 o Exército Soviético passou a controlar a região e utilizá-la para fins militares. Hoje alguns dos blocos abrigam museus. Após a guerra, Prora foi usado como um posto militar para o exército da Alemanha Oriental. Mas desde a reunificação alemã em 1990, os edifícios estavam vazios.
A ressurreição do Prora
Em 2013 uma empresa de construção alemã chamada Metrópole arrendou a área e resolveu dar vida nova ao sonho nunca realizado de Adolf Hitler.
A Metropole espera concluir o trabalho até 2022, embora as duas unidades residenciais e casas de verão já estejam vendidas. Saca só:
Os apartamentos do complexo saem por 400.000 a 725.000 dólares.
Independentemente do tamanho ou o custo de cada unidade, todos os edifícios têm elevadores de vidro, piso aquecido, bem como serviços de lavandaria.
Todos os quartos ainda mantém sua deslumbrante vista do mar Báltico.
Jesusss!! Olha o tamanho disso!! Para dar inveja a qualquer ditadorleco de engenharia social que existe. E o mais sinistro era estar abandonado. Me daria arrepios entrar lá. Ainda bem que uma empresa irá aproveitar e criar algum valor em cima disso. =D