A água flutua criando uma ponte que levita entre dois recipientes carregados com alta voltagem. Isso é muito doido!
A água é um dos mais abundantes e importantes compostos químicos no planeta Terra. Milhões de dólares já foram gastos em pesquisas de todos os tipos envolvendo a água. Com o desenvolvimento científico, já sabemos muito sobre ela, mas ainda não sabemos tudo. Isso foi o que mostrou uma incrível pesquisa que conseguiu encontrar mais uma – ainda completamente desconhecida – propriedade da água. Quando exposta a altas voltagens, ela flutua estranhamente.
O efeito está sendo chamado pelos físicos de “ponte flutuante de água”.
O nome é bem óbvio mesmo. A água, quando foi exposta a uma voltagem elétrica altíssima começou a escalar as paredes do recipiente e para total espanto dos cientistas que observaram o fenômeno, ela flutuou no ar entre ambos os recipientes até formar uma conexão com a outra ponta, que realizava o mesmo movimento. A ponte líquida se manteve firme levitando e desafiando a gravidade.
Investigando o fenômeno, os cientistas descobriram que a água estava sendo transferida de um recipiente para o outro. Basicamente seguindo do becker anodo para o becker cátodo. O cilindro de água se manteve estável e com diâmetro variando em 1 e 3 mm e se manteve ligando os beckers até a distância máxima de 25mm. Pode parecer pouco para estarrecer um cientista, mas numa escala atômica isso equivale a viajar de um planeta a outro.
A descoberta desta propriedade bizarra da água pode nos apontar um futuro com avanços nos sistemas de irrigação e distribuição de líquidos.
A ponte se forma através das cargas eletrostáticas na superfície da água. O campo elétrico começa a se concentrar no interior da água , produzindo um rearranjo nas moléculas, numa forma ordenada magneticamente, e desta forma ela cria uma microestrutura estável. É esta microestrutura que parece estabilizar a ponte e manter a água ligando os recipientes. É como aquele tentáculo do Et do filme “O segredo do abismo”. De alguma forma curiosa, James Cameron previu inconscientemente a possibilidade de campos elétricos alienígenas organizarem e controlarem a superfície da água.
Os cientistas conseguiram desvendar o segredo da ponte quando notaram que a densidade da água se alterava entre a parte externa e a interna da ponte. Isso foi possível, porque o campo magnético estrutura a borda da ponte com moléculas de densidade similar.
Este experimento abriu um campo de novas investigações, como a que descobriu que a superfície sofria um colapso se a temperatura subisse de 20 graus para 60.
Leia mais sobre esta intrigante notícia aqui. (no idioma da rainha)
massa
realmente, a ciência continua a me surpreender…
o/ abraço Philipe
owwrrraaaa… muuuito bom!!
huhauhahuaauhhau.. cara! eu fui lendo o post e inconscientemente um sorriso imenso foi se abrindo na mesma proporção q meus olhos saltavam das órbitas! Eu realmente me interesso demais por esses fenômenos surpreendentes que estes malucos descobrem… sensacional!
Realmente, a Criação continua a me surpreender. Que a ciência continue a nos revelar as maravilhas da natureza.
A Tromba dágua não é mais ou menos isso?
Fortes cargas elétricas das tempestades fazem com a agua do mar ou de um rio uma espécie de pilar dágua que se move.
Já li isso em algum lugar
[quote comment="7962"]A Tromba dágua não é mais ou menos isso?
Fortes cargas elétricas das tempestades fazem com a agua do mar ou de um rio uma espécie de pilar dágua que se move.
Já li isso em algum lugar[/quote]
Viajei na maionese, pesquisei e o que de fato origina a Tromba D’água não são as cargas elétricas, mas fenômenos similares aos que geram os Furacões e tornados
Tá aqui pra quem se interessar no assunto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tromba_de_%C3%A1gua
Em que voltagem acontece isso?
eu achei que esse site foi mais ou menos bom para a gente entender um pouquinho a mais sobre a agua
:/